sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

PARA CELEBRAR NOSSA HISTÓRIA




O dia de hoje é especial para a nossa bola laranja. Há exatos 50 anos, em 16 de janeiro de 1959, a seleção brasileira iniciou, no Chile, a trajetória rumo ao primeiro título mundial do país. Para reconstruir aquela trajetória espetacular, começamos hoje no Globoesporte.com uma série de reportagens que vai se estender até o dia 31, meio século depois do momento em que Wlamir, Amaury, Algodão & Cia levantaram a taça. Na série, vamos publicar crônicas de cada um dos jogos, além de fotos da época, curiosidades e vídeos relativos à geração bicampeã. Tem sido trabalhoso – especialmente para o repórter Igor Christ, que anda mergulhado em jornais da época – mas o material é bem bacana. Nesta primeira parte, tudo sobre a estreia brasileira contra o fraco Canadá, no escorregadio ginásio La Salle. Clique e confira.

2 comentários:

Demétrio disse...

Rodrigo, como você conhece o Igor, gostaria de corrigir uma informação sobre a matéria de hoje (segunda) sobre o Mundial.

Se a URSS tivesse só "perdido" de Taiwan, o Brasil seria campeão, mesmo sem a interferência do William Jones. Afinal, WO no basquete é 0 pontos, enquanto derrota é 1 ponto. Assim, com cinco vitórias e uma derrota, o Brasil teria 11 pontos, contra 10 da URSS.

Se tivesse entrado em quadra e perdido para Taiwan, aí sim a URSS seria campeã, com um porém. No jogo contra a Bulgária, os bulgaros abriram as pernas pros soviéticos. Ou seja, dá mesma forma que a política interferiu para uma derrota soviética (no WO), também interferiu para uma vitória.

É isso, Abraços,

Demétrio Vecchioli

Rodrigo Alves disse...

Bem observado, Demétrio, foi um erro meu de conta. Já corrigi lá na matéria, obrigado!

Abraços!