quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O REI DO JARDIM DE INFÂNCIA




O site da ESPN levou ao ar na quarta-feira uma reportagem em vídeo sobre o garoto Marquise Walker, de 8 anos, o fenômeno mirim do basquete americano (ainda não viu? então veja aqui).



A expressão tem ficado meio batida, não acha? Outro dia, aqui mesmo no Rebote, discutimos sobre a menina Jaime Nared, que sonha em jogar com os marmanjos na NBA. No ano passado, durante os Jogos Pan-Americanos, o garoto Felipe Macedo, de apenas 3 anos, virou tema de uma matéria do Marcelo Russio, no Globoesporte.com, pela habilidade que tinha com a bola.

Em todos esses casos, os pais corujas aparecem dando um empurrãozinho. É até natural querer que o filho encontre os holofotes. Mas o episódio do pequeno Walker extrapola os limites do razoável. O menino realmente faz bonito com a bola, mas foi vítima (sim, vítima) de uma exagerada campanha de marketing, bolada pelo pai e por um treinador. A estratégia era espalhar vídeos do garoto no YouTube, de preferência em rápidas aparições ao lado de celebridades do esporte.

A bola de neve foi crescendo, Walker chegou aos programas de TV, virou atração em intervalos de jogos e encampou o título de "melhor jogador do jardim de infância". O resultado de tanta exposição é uma frase assustadora, quando o repórter da ESPN lhe faz uma pergunta sobre o motivo de querer jogar na NBA.

"Eu só quero entrar num time e ganhar dinheiro. É isso que importa", diz o garoto com um sorriso inocente no rosto.

Oito anos. Um fenômeno.

No MySpace: Com um pai desses, o que vai ser da cabeça do moleque? Clique, escute e comente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ah, obrigado pelo link, mas nem vou abrir. Sou indiferente a esses pestinhas... Um fenômeno só se confirma qdo o seu auge acontece no momento em que já é um profissional adulto. Ficar alimentando a esperança com alguém que pode virar um fracassado é perda de tempo.

Anônimo disse...

concordo com o que falas no MySpace: se ele for bom, vai se ver no futuro.

Acho que o pai dele deve ser primo do pai das irmãs Willians - ou alguém acha que o pai delas fez coisa diferente?

É como o caso das candidatas a miss infantil ou o raio a quatro: coitadinha da cabeça do menino.