quarta-feira, 17 de setembro de 2008

CADA UM COM SEUS PROBLEMAS


Espanha comemora a prata em Pequim / Foto: Fiba



Outro dia vi no jornal Marca uma nota curta sobre a abertura do processo eleitoral na Federação Espanhola de Basquete. No
dia 22 de novembro deste ano, jogadores, técnicos, árbitros e dirigentes vão eleger 90 dos 112 integrantes da Assembléia Geral - os outros 20 têm cargo fixo. São esses 112 que, logo
na primeira reunião, votam para escolher o presidente e uma comissão de 12 membros (quatro chefes de federação, quatro dirigentes de clube, dois atletas, um treinador e um juiz).

A eleição é indireta, porém infinitamente mais democrática que
a da CBB. Por aqui, como todos nós já sabemos, o poder está concentrado apenas nos cartolas das federações estaduais.

José Luis Sáez / Foto: FEBA nota no Marca dizia também que o atual presidente, José Luis Sáez (foto), deve ser o único candidato, impulsionado por um ciclo olímpico que incluiu um título Mundial, uma prata em Pequim e dois vices no Eurobasket (masculino e feminino). Foi aí que veio minha surpresa: nos comentários da matéria, leitores enfurecidos pediam a cabeça de Sáez.

Fui então me informar sobre os motivos de tanta rejeição e percebi que cada país tem sua cota de problemas. O atual presidente, como se sabe, foi responsável pela demissão de Pepu Hernández, campeão mundial em 2006. Um das alegações foi de que o técnico deveria ser exclusivo e não poderia ter contrato com clubes. Entrou em seu lugar Aíto García Reneses, que no entanto já tinha assinado com o Unicaja. A federação negou a notícia a princípio, mas, após os Jogos de Pequim, Aíto deixou o cargo na seleção para comandar o time.

Pepu Hernández / Foto: ReproduçãoAlguns outros motivos para a demissão de Pepu (foto) foram aparecendo. Ele dava palestras em empresas que concorriam com certos patrocinadores da federação e, mais do que isso, entrava em conflito com a direção por cobrar autonomia nas convocações, que eram elaboradas pelo departamento técnico. A situação foi ficando insustentável, e o campeão mundial acabou demitido. Por isso a torcida espanhola se voltou contra Sáez, a ponto de clamar pela sua saída mesmo após um ciclo tão vitorioso.

Imagine se o presidente estivesse no poder há 12 anos, sem conseguir levar a seleção masculina a uma Olimpíada sequer...

12 comentários:

Anônimo disse...

Não dá para comparar né ?

Estamos na contra-mão do mundo em tudo.

Anônimo disse...

As criticas existem em todas as partes, os proprios americanos sofreram muito com isso quando perderam, mais eh claro que no Brasil os problemas sao bem maiores, e mesmo que melhore vai continuar existindo criticas, espero q essa nova liga possa pelo menos resolver metade dos problemas do basquete brasileiro.

Anônimo disse...

O maior problema do basquete brasileiro é a incompetência da sua direção. O nosso Vôlei possui diversos problemas (como o basquete espanhol) mas, com competência, consegue ser vitorioso.

O mundo ideal é difícil de ser alcançado mas o caso do nosso basquete é que não temos NADA. Lembram da estório do "rouba mas faz"? Pois é, é ruim mas o "rouba mas não faz" é pior e o "não rouba nem faz" não sei.

Abs.

Anônimo disse...

Por que cada um aqui em seus Estados não tenta cobrar os eleitores do Sr. atual presidente?

Como Jdiniz disse acima , vamos encontrar problemas em qualquer estrutura de esporte.
Mas no basquete sáo problemas o que não há é estrutura alguma.

Eu sempre procuro tirar os jogadores da reta pois eles na verdade são o lado mais fraco da corda;
Mas se eles não se unirem ou se associarem vão ser obrigaodos a engolir caladinhos o baixo nível das instalações, premiações e salários;
O mesmo eu digo para os técnicos.

E não adianta só discurso , pois antes do Grego ele veio com o mesmo discurso da nossas críticas aqui e deposi deu no que deu.

POr isso que insisto na tecla , no poder tem que ter gente do basquete, de preferencia de ex atletas e técnicos, cujo a principal característica seja não precisar do dinheiro da CBB para sobreviver,porque senão chega lá e se corrompem.

Por exemplo o Ari Vidal se estivesse bem de saúde podeira ser um grnade nome.

Tem que ser gente que pensa em elevar o esporte e em se tratando esporte profissional como o basquete , sem resultados da seleção a coisa não anda , nem na mídia nem na parte de faturamento com patrocínio para fortalecer a estrutura.
O BAsqeute precisa de grandes pessoas de grande caráter e atitudes.
E isso tem que ser quando estiverem no poder, nomeio, pois não adianta ser assim só quando se está atirando pedra.

Enfim caimos nos memos sonhos utópicos do SandroSampa de sempre

Anônimo disse...

o presidente da federação paulista disse a amigos que na proxima eleição da cbb teremos uma grande surpresa.

o q será essa surpresa eu não sei alguem sabe alguma coisa

Anônimo disse...

Matéria interessante.
E Marcelo, não acredito que essa surpresa seja algo que faça diferença.. talvez algum time de tradição voltando.. mas fiquei curioso também.

Rodrigo Alves disse...

O presidente da Federação Paulista certamente se refere à sua possível vitória na eleição. Ele é candidato em oposição ao Grego. Conversei com ele longamente há duas semanas. Estou começando a preparar um material sobre as eleições, que vou publicar mais para o fim do ano. Abraços!

Anônimo disse...

Ainda sobre a Federação Espanhola de Basquete:

- para quem gosta de basquete e quer assistir aos brasileiros da 2ª divisão da Espanha em ação, a FEB libera gratuitamente os jogos pela Internet (http://www.febtv.com/). O campeonato começa hoje (18/09)às 16:00h (Brasília) com o jogo PLUS PUJOL LLEIDA (Marcus Vinícius U.T. dos Reis) x UNION BALONCESTO LA PALMA. Amanhã tem o Clinicas Rincon Axarquia, com 3 brasileiros (Paulão, Faverani e Carlos Cobos - o Carlos Ortega armador da seleção sub-19) no mesmo horário.

A transmissão não tem muitos recursos (vários ângulos de câmeras, etc.) mais é um serviço muito legal.

Quem sabe um dia teremos isso aqui também.

Abs.

Anônimo disse...

Presidente da Federação Paulista, ou quelaeur outro, tem qeu ter na pauta que o Basquete não precisa de salvadores da pátria, mas sim de gente que goste do esporte de que não dependa dos "ganhos" que ele proporcione para sobreviver.

O presidente da CBB precisa mandar, comandar e administrar,claro que sim e mandar embora quando for preciso.

Mas os esporte tem que ter participação na gerencia esportiva dos grandes esportistas da modalidade, participando em programas táticos e tecnicos e de programação de competição, este é o exemplo do mundo;
De preferencia com gente que até hoje não teve chance de mostrar sua capacidade.

Assim todos ganham

Caso contrário será trocar 6 por meia dúzia.

Anônimo disse...

O maior problema eh que nossos dirigentes da CBB continuam com as mesmas atitudes e pensamentos de anos atras. Nossos tecnicos de selcao de base, pedem demissao do cargo por que sao obrigados a manter filho de comentarista da Sportv na selecao, por mando da CBB. E como foram pessoas de caracter pediram demissao do cargo. Igual na espanha, vamos ver quantos filhos de dirigentes estao na selecao ou de comentarista de Tv, mas no final o garoto que nao tem culpa nenhuma foi cortado. Pior disso tudo eh soh ouvir os comentarios de seu Pai na sportv..
Amigos iremos botar 1000 exemplos de gerenciamento, na Espanha, USA, lithuania, grecia, o problema eh que somos brasileiro e se os politicos roubam e ninguem esta nem ai, imagine o mal caracter como Grego e companhia se estao preocupados, vamos cair na real, ISSO EH BRASIL, infelimente.. abs a todos Eduardo F. SP

Anônimo disse...

Sandro, compartilho do teu sonho de termos um basquete em letras maiúsculas nesse país - começei a jogar basquete numa época em que, no mínimo, a gente era chamado de "veado" por não jogar futebol e treinar outro esporte. As coisas mudam aos poucos aqui nesses tristes trópicos - agora não questionam mais a nossa sexualidade, mas a coisa está looooonge de ser boa. Realmente, acho que a coisa deve começar nas federações estaduais, envolvendo jogadores, técnicos e amantes do esporte como nós. Espaços como esse do Rebote e como o NBA Etc e Tal são importantíssimos para continuarmos a sonhar e construir algo diferente do que temos hoje em dia. Enfim, esse post foi só para dizer "vamos lá, pessoal, um dia o Grego sairá dali e talvez as coisas mudem, continuem sonhando" - viu só, Osama também é sonhador

wrestler disse...

Amigos encontrei com o grego aqui no Rio e perguntei , E ai presidente vai deixar a cbb? o senhor me respondeu que não e que a unica ameaça a sua reeleiçao é o presidente da federação paulista que esta costurando um acordo por tras dos bastidores mas ele faluou que tem o norte eo nordeste que num total fazem 15 federações que estao "alinhadas" com ele, a impressao que me ficou é que esse senhor vive em marte , saturno plutão não no brasil planeta terra, dizer que o basquete brasileiro esta bem e muito obrigado , é demais para mim
um abraço