terça-feira, 9 de setembro de 2008

QUEM É QUE SOBE?




A menos de dois meses do início de mais uma jornada na NBA, é hora de dar uma conferida nos times que mais lucraram com as idas e vindas da pré-temporada. Aí está a minha lista com os cinco maiores ganhadores. E você, concorda? Diga na caixinha.

1. PHILADELPHIA 76ERS
Quando ninguém acreditava,
a equipe fez uma campanha surpreendente no último ano
e ainda encrespou uma série contra o Detroit nos playoffs. Imagine agora, com Elton Brand. De quebra, a diretoria renovou com Andre Iguodala
e Louis Williams, sem perder nenhuma peça importante. Ok, eles contrataram o Kareem Rush e o Donyell Marshall, mas ninguém é perfeito. Mesmo com essas duas belas bigornas, o Philadelphia tem tudo para subir pelas tabelas no instável Leste.

2. HOUSTON ROCKETS
O time não perdeu ninguém de relevância (Steve Novak, vá lá) e adicionou Ron Artest a suas fileiras. É uma bomba-relógio? Bem, claro que é. Mas, se não explodir, Artest pode dar ao Houston ainda mais qualidade defensiva. Revezando entre ele e Shane Battier, o técnico Rick Adelman pode garantir, durante 48 minutos, a presença de um marcador de primeira linha para grudar no maior craque adversário. Com Scola cada vez melhor, basta manter T-Mac e Yao sempre saudáveis (hã?) e, lógico, deixar o Steve Francis amarrado em algum canto do vestiário.

3. PORTLAND TRAIL BLAZERS
Se a gente levar em conta apenas as mexidas desta pré-temporada, o saldo pode ser negativo. Chegam Ike Diogu e o promissor calouro Jerryd Bayless, mas saem duas peças importantes do elenco: James Jones e Jarret Jack. Tudo bem, porque o trunfo dos Blazers é a adição de dois nomes que já estavam sob contrato e, enfim, vão jogar: o espanhol Rudy Fernandez, que martelou a cabeça de Dwight Howard em Pequim, e o pivô Greg Oden, favorito ao prêmio de calouro do ano. Se lembrarmos que Roy, Aldridge, Webster e Outlaw continuam por lá, temos aí um jovem e belo time no Oeste.

4. CLEVELAND CAVALIERS
Joe Smith e Damon Jones se foram, mas a boa notícia para o torcedor é que o Cleveland finalmente conseguiu achar um armador de verdade para carregar a bola e dar um trato no ataque. Mo Williams não é nenhum Magic Johnson, mas segura bem a onda na parte ofensiva e deve facilitar um pouco a vida de LeBron James. Pode ser a peça que faltava para levar a equipe de volta à final da conferência Leste.

5. MIAMI HEAT
Dwyane Wade mostrou, em Pequim, que está pronto para voltar a brilhar na NBA, agora com Shawn Marion ao seu lado. O calouro Michael Beasley é o principal fator de otimismo para a torcida, além do fato de a diretoria ter se livrado do peso morto Jason Williams e do instável Ricky Davis. O elenco continua limitado, e a aposta é em figuras como Diawara, James Jones e Jamaal Magloire. Com um pouco de sorte nessas peças coadjuvantes, o trio Wade-Marion-Beasley deve levar o Heat aos playoffs e evitar a repetição do mico de 2007-08.

AGORA RESTA SABER SE...
Jermaine O`Neal vai ficar longe da enfermaria em Toronto... Baron Davis e Marcus Camby vão compensar as ausências de Brand e Maggette nos Clippers... Richard Jefferson vai elevar o nível dos Bucks... James Posey vai barrar Stojakovic como titular dos já fortes Hornets... será? Só o tempo é capaz de dizer.

8 comentários:

Anônimo disse...

E claro, o fantástico knicks agora vai de Darko/Jaric por Z-bo.

Adicionado ao fantástico Duhon, vou finalmente vender meu carro para ver as finais no Madison :)

Anônimo disse...

Rodrigo,

Queria saber da sua opinião da polêmica envolvendo a antiga comissão técnica da seleção sub-15 brasileira (Christiano, Marcio e Fabio). Dizem que pediram demissão após a ingerência do dirigente da CBB Manteiga, que OBRIGOU a convocação do filho do Byra Bello após um "pedido" do comentarista do Sportv ao mesmo dirigente, para esta última fase de treinamento após ser cortado da seleção na fase anterior.
Abraço, Curioso.

Anônimo disse...

eu boto mta fé nesse time do blazers, talvez não neste ano, mas ano que vem se conseguirem render tudo que se espera de cada jogador, irá disputar r uma vaga na final do oeste com ctz... com relação ao clippers, acho que trocaram 6 por meia duzia, acho o Davis melhor que Maggette mas acho Brand melhor que Camby, de qualquer forma terão um garrafão forte, um armador excelente e tem um calouro (Thornton) que só tem a melhor com o tempo e com a presença do Baron Davis...

Rodrigo Alves disse...

Curioso,

Muita gente tem comentado esse assunto da sub-15. A gente ouve as histórias, mas elas só podem se tornar públicas jornalisticamente se os envolvidos estiverem dispostos a falar. É claro que qualquer interferência em convocação é altamente reprovável. Mas o próprio Christiano, em entrevista ao Databasket, deu a seguinte declaração:

"Sou professor de universidade e de uma escola aqui no Rio de Janeiro; neste momento, vai haver uma competição importante em que o colégio vai participar e, por isso, eles não me liberaram. Não ocorreu problema algum com a Confederação Brasileira de Basketball"

Depois, diante da réplica da universidade, ele afirmou:

"A Universidade Castelo Branco, realmente, sempre me liberou para estar com a Seleção Brasileira. A minha dispensa foi motivada por alguns outros acontecimentos, que prefiro não externar. Isso hoje já é uma página virada".

O assunto é sério demais para ficar no terreno do "dizem". E se o próprio Christiano prefere não externar o que aconteceu, infelizmente não há muito o que fazer.

Abraços.

Anônimo disse...

"James Posey vai barrar Stojakovic como titular dos já fortes Hornets"

Provavelmente ele jogará na 2 e peja continuará na 3, a não ser que o tecnico seja burro de manter mo pete de titular.

Maickel disse...

Belo texto mas ainda cito alguns poréns, o Donyell Marshall não é só um cara que quando vai sair do banco pra entrar em quadra esquece que tá sem a camisa do uniforme, ele tem experiência e eu acho que se comparado ao kareen rush ele mete as bolas de três melhores e ele ainda tem alguma defesa (vi ele jogar bem nos tempos de utah)
pra mim ele tem algum crédito nem que seja o de estar empatado com o kobe no record de 12 cestas de três em uma única partida, só não sei os FG's mas enfim, 0 76ers pode ir a final de conferência fácil.

Acho Rodrigo que você poderia ter comentado um pouco mais Pro Clippers, o Elgin Baylor pra mim fez um ótimo trabalho por lá, a compensar pelas perdas de brand e maggete.
Trouxe alguns caras loucos e tudo mas como baron davis comandando a coisa por lá tudo pode acontecer no run and gun..

Anônimo disse...

Concordo, esses são os times mesmo... Acho que o Houston seria o primeiro da minha lista, conseguiu o recorde de vitórias seguidas na temporada passada, mesmo sem o Yao Ming em grande parte dos jogos. Agora com Ron Artest o time fica mais forte, provavelmente conseguirá uma classificação melhor para os playoffs e terá mais chances de ser campeão... Só ressalto que problemas físicos podem acontecer com qualquer time, claro que o histórico conta, mas nunca se sabe...

Elemento disse...

Depois do que o Posey contribuiu com o Boston nas finais da Liga, vão ter de arrumar um lugar pra ele nesse time... Acho que ele pode contribuir muito, sou fã dele, apesar do fator idade pesar...

Acho que não haveria sentido em contratá-lo para mantê-lo no banco, nem pra ele, nem para o time...