segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O ÓBVIO DO ÓBVIO




Nossa seleção sub-15 foi ao
Sul-Americano da Venezuela, passou muito longe do título e conseguiu, na bacia das almas, garantir a vaga para a Copa América do ano que vem. A classificação veio numa vitória dramática sobre os uruguaios neste domingo. O Brasil chegou a ficar 22 pontos atrás, mas foi buscar o resultado e venceu por 65 a 62. A campanha ilustra a discrepância que existe, nas categorias de base, entre a realidade e o discurso cor-de-rosa da confederação. A garotada, que sua a camisa nas vitórias e nas derrotas, é a maior vítima de um planejamento torto.

A seleção – é óbvio – perdeu feio da Argentina. Chegou a liderar no primeiro tempo, mas entregou o segundo em incríveis 41-13. Perdeu também para a Venezuela - 16 pontos. Além do Uruguai, bateu o Peru, que apanhou de todos. Mesmo assim, os peruanos engrossaram o primeiro tempo contra o Brasil e perderam de pouco – foram 20 pontos de diferença, contra 28 aplicados pelos uruguaios, 52 pelos venezuelanos e 76 pelos argentinos.

Listar estas decepções pode dar a idéia – errada – de que a culpa é dos meninos ou da comissão técnica. Nós sabemos muito bem de quem é a culpa maior. A formação de jovens atletas no Brasil depende muito de iniciativas isoladas e, na maioria das vezes, heróicas. Enquanto não houver um programa consistente, moderno e unificado no país inteiro, infelizmente vamos continuar nos contentando apenas com vitórias sobre o Peru.

19 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, o menor dos problemas é dos jogadores... Pelo que sei, ficaram vários atletas de maior gabarito que os que foram... Tudo pq a CBB quer esse ou aquele atleta na seleção da categoria!!!!

Fiquei sabendo que o melhor armador não foi, que o melhor Ala também não foi e escolheram os Big Mans, pelo tamanho e não pelo talento!!!! Fica difícil vencer algo assim, né?????

Um abração!!!

Unknown disse...

NINGUÉM CONHECE UM REAL PROJETO PARA O BASQUETE NACIONAL. ACABARAM-SE AS OLIMPÍADAS E A CBB FICA NESSA FR------- DE EXPANDIR A "BASE CRÍTICA" MANTENDO A MESMA QUALIDADE. É COMO "FAR00ÓFA NO VENTILADOR".
Ô SEU GRÊGO!!!!VAMOS GRUPOS DE EXCELÊNCIA, PREPARAR SELEÇÕES IMEDIATAMENTE, VAMOS PROMOVER EVENTOS INTERNACIONAIS, VAMOS À LUTA, MEU SENHOR. PÔ, QUE CHATO!!! ESSE CARA FAZ TANTA M---- , E ACHA QUE AINDA NÃO FEZ O BASTANTE.
ACÓRDA, BRASIL!!!!!! OU, A CÓRDA BRASIL!!!!

Jones Mayrink disse...

Rodrigo
nao concordei muito com o que vc falou, acho que a seleção poderia ter ido muito melhor do que foi
so que infelizmente de ultima hora eles mudarem a comissão técnica do nada, isso sim que foi ridículo
nao culpo os garotos nem a atual administração técnica
culpo como sempre o GREGO e a CBB

os meninos vinham fazendo um trabalho perfeito nas maos do christiano e marcio

do nado eles mudam de tecnico e assim, tambem de alguns jogadores convocados

infelizmente mais uma vez agente vê o despreparo da CBB e Grego, e nao dos garotos

acho que com a comissão tecnica anterior, teriamos tido um resultado muito mais expressivo

abraço

Anônimo disse...

a seleção é muito mal convocada

o melhor jogador do campeonato paulista naum foi convocado do banespa

sempre tem atletas do rio de janeiro q são convocados em busca de interesses da cbb

mesmo assim o gustavo levou o time quase q sozinho nas costas

wrestler disse...

aLO AMIGOS ESTIVE NO CHILE PARA UMA CLINICA DE LUTA OLIMPICA E PARA O MEU ESPANTO O CHILE ESTA CONTRATANDO TECNICOS ESPANHOIS DE BASQUETE ALEM DE CRIAR SUA LIGA DE BASQUETE É MUITO CHATO SABER QUE UM PRESIDENTE VENDE UM GATO QUANDO NA VERDADE É LEBRE, ASSISTI DENTRO DO COB ELE FALANDO QUE O BASQUETE VAI MUITO BEM OBRIGADO QUANDO NA VERDADE VAI MUITO MAL, TEM QUE TER MUITA CARA DE PAU COMO OS PRESENTES NESTA REUNIAO NO COB NAO ERAM LIGADOS AO BASQUETE COMO EU FIQUEI ESPANTADO POIS É SO VER OS RESULTADOS AI FUI VER OS RESULTADOS DO SUB15 DO SULAMERICANO , OU ALGUEM FAZ ALGUMA COISA OU NO FUTURO VAMOS PERDER PARA O CHILE E FICAR PERGUNTANDO PORQUE, MAS NA VERDADE QUALQUER PAIS QUE SE ESTRUTURAR NAS CATEGORIAS DE BASE GANHA DO BRASIL E NUM FUTURO PROXIMO GANHA NOS ADULTOS É TRISTE

Anônimo disse...

É wrestler e aqui o tal Sr. Presidente conta com a complacencia de muitos.

Aqui tem gente mais interessada em corrigir o português dos outros(como se a internet fosse uma enciclopédia de conhecimento e escrita), quando mais que tudo o que importa aqui é a mensagem;

Quanto ao tema do Post, vamos chover no molhado, se o que o presidente da federação paulista de basquete promete acontecer, ou seja, alguma surpesa na eleiçao, não devemos no enganar.

Pois a última supresa do presidente paulista foi votar no Grego quando o adversário teria sua promessa de voto na eleição passada.

Espero que ele não esteja brincando com a pouca memória brasileira.

Como disse costumo tirar da reta os jogadores que pouco ganham e os técnicos mas acho que chegou a hora deles se mexerem tambem;

E começa pelos mais conceituados como o Bassul, não adianta eles tentarem encobrir a incompetencia e a falta de estrutura e planejamento do comando e depois virem jogar culpa dos fracassos numa suposta renovação;

Que como vemos por esse sul americano masculino não existe.

E o feminino nem liga nova terá.

Então devemos continuar fustigando até fazerem algo e colacarem pesoa dos esporte no esporte.

Eta osso bom de roer essa CBB hein?

Anônimo disse...

Ah sim não dá para exigir muito é de comissões dessas equipes juvenis e dos jogadores juvenis se nem os tecnicos e jogadores os "profissionais" demonstram alguma atitude.

Anônimo disse...

Não tive acesso aos bastidores da competião mas,além da troca inesperada de comissão técnica, outro fato me causa estranheza:

No jogo contra o Peru o jogador Murilo Velloso foi titular e cestinha do brasil. Depois disso, ficou na reserva todos os outros jogos e fez um unico ponto. Porra, beleza que era conta o Peru,mas o cara de cestinha vai pra opção de banco? Ou ele disse alguma merda pro coach ou o técnico é idiota ou eu não sei nada de basquete......

Além disso,é sabido q pelo menos metade dos jogadores das seleções de base não estão lá por mérito,mas por contatos na CBB e FPB...

Por ultimo, a classificação foi até menos q a obrigação,porque o basquete da america do sul é mediocre só salvando a argentina,perde da Venezuela é ridiculo,imagina na copa america os moleques tomando 200 pontos dos EUA.....

Unknown disse...

SINCERAMENTE.....
SERÁ Q NINGUÉM TOMA ATITUDE NO SENTIDO DE DAR UMA LÓGICA A ISSO TUDO? A SITUAÇÃO FRACASSADA SE ARRASTA DE FORMA BISONHA. A CBB FAZ DE CONTA Q TUDO ESTÁ BEM E DEIXA ATRÁS DE SÍ UM RASTRO DE DERROTAS A TODOS OS NÍVEIS. SERÁ QUE HÁ UM ÚNICO BRASILEIRO SATISFEITO COM ISSO? SERÁ Q A ELETROBRÁS SABE ONDE JOGA NOSSO DINHEIRO? TEMOS EXEMPLOS NO CHILE , NA VENEZUELA, NA ARGENTINA QUE RESOLVERAM SE ORGANIZAR E MOSTRAR QUE MONTANHAS DE DINHEIRO( MUITAS BATENDO EM ENDEREÇOS ERRADOS) PARECEM MUITO MAIS SERVIREM A INTERESSES PESSOAIS. SOMOS O PÔVO MAIS BURRO DA AMERICA LATINA? SIM , PQ ANTES DO GRÊGO TINHAS , DE MÃOS DADAS COM A ARGENTINA , O DOMINIO DO BASQUETE NO CONTINENTE. E HOJE? PQ ESTE SENHOR NÃO CEDE, ELEGANTEMENTE, SUA CADEIRA, OU CRIA UM COLEGIADO NACIONAL . SEI LA. QUE PODEROSO É ESSE SENHOR.....

Anônimo disse...

"Aqui tem gente mais interessada em corrigir o português dos outros"

corrigiram o teu inglês...hauahauhahua

parece que você tentou dar um

"BLACK DOOR" depois do pink in roll hauauauhaiaiahaa

Anônimo disse...

Não precisa ir muito longe na discussão não.

Faço uma única pergunta:

Quais os técnicos de categorias pré-mini, mini, mirim e infantil que não usam marcação por zona se preocupando em passar as informações e fundamentos de postura de defesa individual?

Os caras querem ganhar jogo, até em campeonato escolar, marcando 2x1x2 , depois as pessoas tentam descobrir como poderíamos marcar o Dirk no pré-olímpico mundial. Põe uma 2x1x2 na Alemanha e vê o que dá.

Vergonha!

Mr. Hill

Anônimo disse...

quer dizer então que zona não é defesa?
quem marca por zona não sabe marcar? fala sério

Anônimo disse...

entre 5 e 10 anos pra argentina atropelar a gente no feminino tbm

Anônimo disse...

Em Espanha marcam zona com 14 o 15 anos...

1º Postura de defesa individual.
2º Quem marca por zona so quer ganhar e nao ensinar aos jogadores.
3º Como nao vam a emigrar jogadores a Europa com issa filosofia.

Anônimo disse...

O tipo de defesa nao é o problema e sim a maneira com que se marca...qual quer defesa vira uma boa defesa se imposta com uma dose de vontade!
A CBB insisti em dizer que o tabalho na seleção precisa aumentar que os jogadores precisam se doar mais...mentira o trabalho precisa mudar ter outra visao "Marcel e Oscar","Wlamir e Amauri" nunca mais vao jogar pela seleçao entao tm que para de fala q o Brasil é um pais ofensivo e começar a treinar o tiros de longa distancia!

Anônimo disse...

Olá a todos;

Li todos os posts e me permito discordar de alguns...
Não sobre as questões politicas, que claro, todos q escrevem aqui estão cobertos de razão...então nem tenho muito o que falar sobre isso.
Quero discordar sobre 2 aspectos:

1- Não se pode generalizar qndo se refere aos técnicos de categoria de base, ou devemos nos informar melhor primeiro. Existem bons técnicos sim nas categorias de base, pode ver que todos os time q chegam as finais da base no paulista..são times que jogam certinho e marcam sempre individual.
Inclusive alguns desses técnicos como Gustavo de Conti e Clauber (Paulistano), Nelson Cortez e Marcão ( Espéria ), Telma (Pinheiros), Niltinho (Franca) e Fabio (Araraquara), muito dificilmente marcam zona com seus times, e sempre estão brigando no topo na base.

2- Fui convocado ra todas as seleções de base, a partir de infanto, da geração de 88, 4 lugar na Sérvia, fui cortado dessa alias,
Em todas as que não fui cortado, ou na que fui.....vi apenas 1 atleta sendo convocado devido a pressões políticas, o resto indiscutívelmente era quemm estava melhor no momento...tirando problçemas de contusão e de empresários que ja tem desde cedo ( é o caso de Vitor Tasch ).

Em rseumo...acho q com a organização horrorosa e as condições péssimas que dão para a base, ainda tem gente tirando leite de pedra e fazendo um trabalho digno (Técnicos ,jogadores e alguns diretores de clubes )

Abraço a todos

Anônimo disse...

Caro Bellots
Sinto ter que discordar do seu conceito de tecnicos,voce esqueceu dos melhores tecnicos de categoria que estão em um clube chamado Circulo Militar de São Paulo,eles se chamam André Germano,Vinicius Louzada e Ricardo Patinhas,esses sim sao estudiosos competentes e honestos.Tirando os tecnicos do esperia concordo com o resto,marcão e nelsinho só ganham quando tem timassos na mão.e não formam ninguem..ja os tecnicos do circulo formaram muitos,Leandrinho (uma parte),Marquinhos,Marcus,etc!
Um abraço

Anônimo disse...

Michalis..

Como disse..é bom se informar direito...
Afinal....Leandrinho q vc citou começou a jogar com o Nelsinho....
Os caras do Circulo são muito bons tbm....mas começaram a ganhar as coisas de uns 4 anos pra ca....André qndo era do Espéria não passava das quartas, e Patinhas nunca ganhou nada no Monte Libano....
Ou seja...são dependentres de geração de otimos jogadores....q assim como Marcão e Nelsinho..eles tbm são responsáveis por formar, como o Dimitri q é novinho, o Lucas Avelino do Paulistano...
Enfim..acho q falamos a mesma coisa no final das contas..

Abraço...

Anônimo disse...

Boa noite.
Bellots,desconheço essa informação do Leandrinho ter começado com o nelsinho(não estou duvidando é apenas uma novidade para mim)
Tenho que discordar com seu comentario sobre o André e Vinicius estarem ganhando titulos de 4 anos para cá...Os dois ''colecionam'' titulos a muitos anos sim.O Patinhas,não conheço muito o passado dele,mas seu que faz um bom trabalho no Circulo.Já acompanhei varios treinos dele e dos outros.
Como voce disse,é bom se informar direito.MAS ,isso não vem ao caso.Pois o importante não é ser campeão no pre mini mini mirim etc...O importante é formar jogadores,somente assim o basketball brasileiro irá para frente!
Um abraço