quinta-feira, 16 de outubro de 2008

NENÊ AMERICANO




O Globo noticia hoje que Nenê deu início ao (longo) processo para se naturalizar americano. Certamente vai ter muita gente dizendo "agora é que ele vai ignorar a seleção mesmo". Uma coisa não tem necessariamente a ver com a outra. Além de aliviar questões burocráticas e facilitar nas viagens, a dupla cidadania reflete um fato claro para nós, que vemos de fora: o pivô do Denver Nuggets sempre pareceu muito mais adaptado ao tal american way of life do que Leandrinho, por exemplo. É uma escolha legítima. Quanto à nossa seleção, se ele quiser continuar disputando competições internacionais, não vai ser pelos Estados Unidos, né. Então a cobrança vai ser a mesma que a gente faz sempre: transparência. Se estiver disposto a vestir amarelo, que seja com 100% de vontade, não importa a cor do passaporte.

E você, o que acha da intenção do Nenê de se naturalizar?

23 comentários:

Anônimo disse...

qualquer pessoa inteligente q tivesse a oportunidade de morar em um otimo pais como os eua naum pensaria 2 vezes e mesmo assim naum deixaria de ter a nacionalidade brasileira tb.

Anônimo disse...

Não sei... Mas cada vez acho mais que ele não dá a mínima para defender a seleção.

Ricardo "Tio Zeca" Stabolito Jr. disse...

Isso traz grandes vantagens para ele e, para mim, não significa nada sobre a vontade ou não de jogar na seleção brasileira.

Nenê deve estar trilhando um caminho para ficar nos EUA, quando a carreira terminar.

Anônimo disse...

Vale registrar:

Faz teeeempo que o Nenê não é notícia por algo que tenha feito dentro de quadra.

Rômel Santos disse...

Eu acho q tem a ver com a parte burocrática mesmo. Ele deve jogar pela seleção sim. Mas não esqueçamos a situação da seleção não é culpa de Nene, mas sim de toda má administração do basquete nacional.

Unknown disse...

O pessoal fica dando uma importancia tão exagerada a isso, nada a ver.
O cara pedir cidadania americana não significa nada, só facilita a vida dele, não influencia na seleção.
É uma coisa parecida com a que os jogadores de futebol fazem quando vão para a Europa, para não ocuparem vaga de estrangeiro.

Anônimo disse...

Fico com o Rodrigo. Não vai ser isso que o fará jogar ou não pelo Brasil.
Mas concordo tbém com o Renzo. Faz tempo que a bola do Nenê não é nada demais.

Unknown disse...

Não é nada demais, na minha opinião.

Roberto Carlos fez a cidadania da Espanha e ninguém falou nada.

Só falam mal agora por causa de toda a polêmica do pré-olimpico, etc.

Anônimo disse...

Acho que vai facilitar a vida dele no vai e vem dos aeroportos...para ficar lá depois de terminar a carreira ele só precisa do Green Card, não precisa se naturalizar... eu no lugar dele faria a mesma coisa, o que não quer dizer que estaria renegando o Brasil...quanto a seleção, dependeria de como continuar a administração dela....se continuar tudo acabando em pizza eu ficaria longe...

Anônimo disse...

Acho que vai facilitar a vida dele no vai e vem dos aeroportos...para ficar lá depois de terminar a carreira ele só precisa do Green Card, não precisa se naturalizar... eu no lugar dele faria a mesma coisa, o que não quer dizer que estaria renegando o Brasil...quanto a seleção, dependeria de como continuar a administração dela....se continuar tudo acabando em pizza eu ficaria longe...

Anônimo disse...

TB não muda nada...tenho alguns amigos que moram nos EUA ou Europa e que são naturalizados. Realmente não quer dizer nada (O Splitter, se não me engano, é naturalizado espanhol, não, Rodrigo?).
Concordo demais com o Renzo!

Anônimo disse...

e' so' pra facilitar a vida dele gente, assim ele nao vai precisar mais esperar horas na imigracao pra entrevista do visto, dias ate' chegar o visto....alem de facilitar com taxas, credito....ele e' brasileiro e so' quer as vantagens de ser cidadao americano. Nada de errado nisso.

Anônimo disse...

O pedido de cidadania NÃO SIGNIFICA RIGOROSAMENTE NADA em relação a SELEÇÃO BRASILEIRA.

Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência que tivesse essa oportunidade com certeza o faria.

p.s. Lembrando que Cafu tb é italiano, hehehehe.

Anônimo disse...

É um direito dele, dou 100% de apoio, afinal ele passa a maior parte do tempo lá.

Deixo um trecho de uma reportagem com uma entrevista com o Nenê que saiu no ig faz uns dias, em que afirma que ele quer jogar no Mundial da Turquia e nas Olimpíadas de Londres:

"Isso, no entanto, não significa que ele deixará de ser brasileiro. Longe disso. Terá dupla nacionalidade. Com isso, poderá manter vivo seu desejo de continuar jogando pela seleção brasileira, projeto do qual ele não abre mão. Quer disputar o Mundial da Turquia, em 2010, e os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012."

Reportagem completa:

http://esporte.ig.com.br/basquete/2008/10/13/em_entrevista_exclusiva_nene_diz_que_curado_e_pronto_para_arrebentar_na_nba_2044304.html

Penso assim: são poucos que podem disputar competições internacionais, ele tem esse privilégio, tenho quase certeza que voltará a jogar na seleção.

Um abraço!

Jones Mayrink disse...

O chato é da gente nao saber se ele vai querer ou nao defender a seleção de verdade ou nao.
Pois Nenê, se quiser mostrar realmente amor ao basquete brasileiro e aos fãs dele que aqui no Brasil tem, vai ter que ficar em forma e jogar com raça, pq nao demonstrou isso na ultima vez.

Anônimo disse...

Tá mais que Claro, que ele não se nacionalizou, na expectativa de jogar nos USA, porque todo mundo sabe até a mãe dele, que ele não tem a mínima condição de ser convocado lá.

Aliás, também ele não seria burro de trocar essa baba ovisse toda, de que ele é alvo no Brasil em detrimento de ser um Zé ninguém nos USA.

Anônimo disse...

Rodrigo, naturalizar-se ele já não pode. Ele é, e sempre será natural do Brasil no geral ( mais específicamente da região aonde ele nasceu), na verdade ele está à requerer nacionalidade e não naturalização.

Unknown disse...

Não consigo me surpreender com isso. Aliás, não lembro de uma grande partida do Nenê pela seleção.
Acho mesmo é que a CBB está tendo todo o tempo da vida para começar a testar seleções "domésticas".Criar um centro de excelência para atletas.Promover eventos internacionais para dar experiência. Tem muita coisa para ser trabalhada. Por enquanto, vejo um programa consolidado na expansão da área crítica( ué...isso não era pra ser feito desde sempre?).
POR FAVOR!!!!!Será que iremos ficar recorrendo, de novo, aos caras que estão adiantando suas vidas? Qual é? Joga a toalha. Tem o Wlamir fazendo, incansavelmente, as melhores análises dos jogadores e dos jogos do "excelente" Campeonato Paulista. Ví muitos futuros "Nenês" (Talvez melhores).
O leite não está derramado.

Anônimo disse...

DIZ Q ELE QUER FAZER PARTE DO DREAM TEAM EM LONDRES, HUAHUAHUAHUA.
BRINCADEIRA NEH!!

Anônimo disse...

Pra mim tanto faz... Os caras da NBA não entrariam na seleção na minha concepção... (Pra q tb, se eles estão bem por lá?)

PG - Huertas / Nezinho
SG - Alex / Duda
SF - Crazy Shooter / Guilherme / Tavernari
PF - Splitter / JP
C - Baby / Murilo / Paulão

Acho que com esse time da pra bater de frente com a seleção da Rep. Dominicana na copa América que tem agora Francisco Garcia / Al Horford / Charlie Villanueva.

Anônimo disse...

nezinho.......

duda............

crazy shooter............

murilo................

gulherme.............

IREMOS PERDER ATÉ URUGUAY

Anônimo disse...

a questao da dupla nacionalidade eh a coisa mais besta que se tem em discutir.

qualquer pessoa que more por um longo tempo e determinado pais que nao seja o de sua origem podendo ter a dupla-nacionalidade eh melhor ainda, para os diversos tramites que existem por vc ser gringo.

o huertas tem nacionalidade italiana (por causa da familia), o splitter espanhola(pelo tempo que mora la), por ae vai... enfim, normal o Nene estar fazendo isso

saudacoes,

Anônimo disse...

Só para esclarecer, pois acho que fui mal interpretado ou me expressei de forma equivocada : Não achei que o fato de o Nenê querer a dupla cidadania, significaria que ele iria jogar pelos EUA (nem se quisesse, tanto pela legislação quato por suas habilidades).

A minha opinião era só para dizer que cada vez mais ele não quer defender a seleção. Dizer que está tudo ruim e etc de nada adianta. Disso, todos sabemos. Tem é que jogar e ponto. Faça as críticas e tudo mais. MAS JOGUE!!! ( Isso vale para os outros também)