quarta-feira, 24 de outubro de 2007

PLAY!

Tiago Jokura, da revista Mundo Estranho, prepara uma matéria sobre lambanças cometidas por atletas em momentos decisivos. Ele escreveu pedindo dicas no basquete, e a pesquisa nos fez recordar os dois episódios abaixo, ambos na NCAA.




Na final de 1993, Michigan perdia por dois pontos para a Carolina do Norte. Chris Webber pegou o rebote, andou com a bola de forma grosseira, mas o juiz não marcou. Não satisfeito, ele cruzou a quadra e pediu tempo, a 11 segundos do fim. O problema é que... Michigan não tinha mais pedidos de tempo!
Ou seja, a chance de ganhar o título foi por água abaixo.




Em 2006, Gonzaga vencia UCLA por um ponto. O brasileiro JP Batista, com um armador livre ao seu lado, demorou para fazer o passe. Um adversário roubou-lhe a bola, deu a assistência, e UCLA virou o jogo. Na seqüência, JP ainda teve a chance de fazer a cesta da vitória, mas errou o chute. E Adam Morrison chorou...

11 comentários:

Anônimo disse...

Leandrinho deixando o tempo passar contra a Argentina.. e chutando de 3 quase do meio da quadra neste último Pré não serve ?
Ou a Seleção Feminina no Mundial que achou que o jogo tinha terminado faltando vários segundos.. e deixou a adversário quase empatar ?
Se pararmos para pensar em nossas seleções.. vão surgir várias.

Anônimo disse...

Era 1982, final da NCAA: UNC (Michael Jordan, James Worthy) x Georgetown (Pat Ewing). O palco era o Superdome em Nova Orleans.

Hoyas chegam como franco favoritos, tinham acabado de derrubar o quarto melhor time do ranking, Oregon State, com 74.4% de acerto nos arremessos.

Com 16 segundos do final, MJ coloca os Tar Heels na frente 63x62. Agora 16 segundos no basquete é uma eternidade. Mas quando você é moleque não parece tanto. O armador Fred Brown do Hoyas força um passe. James Worthy intercepta. Coisa linda, cena de filme mesmo.

Fim de jogo. UNC campeã. Primeiro título de Dean Smith como técnico.

Rodrigo Alves disse...

São bons exemplos mesmo, Alexandre. O do Leandrinho ainda tá bem vivo na nossa memória, porque foi agora. Mas a pane da seleção feminina contra a Argentina foi inacreditável...

Texano, eu tentei encontrar esse lance de 1982 no YouTube, mas não achei. Se você tiver algum link, põe aí para a gente ver. Abraço!

Anônimo disse...

De boa .. este do C-Webb é ridiculo.

JP aprendeu bem e repetiu a bobagem em dois pessimos ataques e ai ficou provavelmente marcado com os olheiros.

Anônimo disse...

Como já dizia uma pessoa do meio do basquete. Muitos jogam porém só poucos pensam.

Abraços

Anônimo disse...

Tem também um do Tiago Splitter, pelo Tau no fim da temporada passada, lembro que foi o jogo que culminou a eliminação do time, mas não lembro se foi Euroliga ou pelo Espanhol.
E aquela virada sensacional do TMac em 30segundos, ali foi pane total do adversário e o cara fazendo milagre.

Rodrigo Alves disse...

A do T-Mac, Alexandre, acho que foi mais o fato de ele estar iluminado do que pane do San Antonio. O que ele fez ali foi algo sobrenatural. Para quem ainda não viu, aí vai o link, com a narração sempre fantástica do Marv Albert: http://www.youtube.com/watch?v=nfurCV1FDpM

Anônimo disse...

Pô aquela caminhada do C. Webber foi muito bizarra! Legais os videos.

Anônimo disse...

Na do T Mac, pleo que me lembro, tem um ator coadjuvante: Devin Brown que pouco depois da lambança foi eliminado no paredão do Popovich. Agora a do C web, dei um pause aqui e fui vendo quadro a quadro e pra mim ele largou a bola antes de tirar a sola do pé do chão e ficar arrastando a ponta do tênis na quadra. Daí ninguém se apresentou pro jogo e ele foi embora fazendo aquela cagada lá de pedir o tempo. Pra mim não andou.

Anônimo disse...

Ah, a do Batista sem comentários, só mandando pra Rússi mesmo um cara desses...

Viegas disse...

E olha quem roubou a bola do JP Batista: o Jordan Farmar!

acho que foi o ponto alto do basquete dele!