terça-feira, 16 de outubro de 2007

A AVENTURA DO VASCO EM MILÃO


Duncan e Vargas / Foto: Reprodução

Há exatos oito anos, no dia 16 de outubro de 1999, o basquete brasileiro atingiu um de seus momentos mais altos no que diz respeito aos clubes. Comandado pelo porto-riquenho Flor Meléndez, o Vasco da Gama enfrentou o San Antonio Spurs na grande final do McDonald's Open, em Milão, na Itália. Para lembrar aquela partida histórica, peguei o telefone e bati um papo com o amigo jornalista Tiago Campante, que esteve lá e viu tudo de perto.

"Ninguém esperava que o Vasco chegassa àquela final. Foi uma zebra a vitória, na prorrogação, sobre o Zalgiris Kaunas, da Lituânia [time que Marcelinho defendeu na última temporada]. Vargas e Charles Byrd jogaram muito e foram eleitos para a seleção do campeonato", conta Campante.

Rogério / Foto: ReproduçãoApesar do placar elástico da final a favor dos Spurs (103-68), Tiago lembra que os americanos não tiveram essa moleza toda e chegaram a correr algum risco no terceiro período. O problema é que, a partir dali, Tim Duncan & Cia aplicaram uma defesa sufocante e venceram o último quarto por 24-2.

Duncan foi escolhido o MVP do evento após anotar 32 pontos e 18 rebotes na final. David Robinson fez 16 pontos, e Avery Johnson, hoje técnico do Dallas Mavericks, adicionou 14 para os Spurs.

6 comentários:

Jones Mayrink disse...

pra mim esse jogo foi o maximo
o mellhor de tudo
é que quando eu ia aos jogos de basquete , eu nunca imaginei que poderia algum dia jogar adulto pelo time q torço.
ainda mais com estrelas como valtinho e ratto!!!
quem sabe alguma dia eu nao chego la"""rsrs

Jones Mayrink disse...

pra mim esse jogo foi o maximo
o mellhor de tudo
é que quando eu ia aos jogos de basquete , eu nunca imaginei que poderia algum dia jogar adulto pelo time q torço.
ainda mais com estrelas como valtinho e ratto!!!
quem sabe alguma dia eu nao chego la"""rsrs

Anônimo disse...

Aquele time do Vasco era ótimo. E o campeonato carioca daquela época era bom também, bons tempos de Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense com times competitivos.

Anônimo disse...

Não vi a partida. Mas alguém sabe se há no youtube imagens do jogo?

Anônimo disse...

Gsotei da lembrança! Pena que não exista mais o McDonalds Open. Era bem interessante ver o times da NBA enfrentando times da FIBA... em uma época que os times da NBA não viajavam tão frequentemente a outros lugares do globo como é atualmente.

Anônimo disse...

Vivemos a monocultura do futebol em nosso país, mas a formação de times de basquete pelos grandes clubes esportivos do Brasil (especialmente do Rio), tem o mérito de chamar a atenção e massificar o Esporte, que infelizmente sempre ficou concentrado apenas em SP.

No período que vai de 1997 a 2001, o Vasco fez história, formando grandes times de basquete, conquistando inúmeros títulos nacionais e internacionais, o que permitiu a formação uma geração de adimiradores deste esporte magnífico. Eu fui um deles.

A participação no Mcdonald´s de 1999 foi brilhante, sobretudo pela vitória sobre o Campeão Europeu (Zalgiris).
Como homenagem, tenho (com certo esforço) resgatado imagens deste período de ouro do Vasco.
O jogo contra o Spurs pode ser relembrado neste endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=mZYfh_2pYOQ

Para maiores informações e para trocarmos idéias, a página no orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=35609975

Meus parabéns pelo Blog! Grande abraço!

E SALVEM NOSSO BASQUETE!!!