quinta-feira, 18 de outubro de 2007

JANETH E A BOLSA DA DISCÓRDIA


Janeth / Foto: CBB

Para quem ainda não sabe, Janeth se inscreveu no programa Bolsa Atleta, do governo federal, e acaba de ganhar o direito de receber
R$ 2.500 por mês em 2008. A inscrição foi feita no início do ano e, com a aposentadoria, o benefício provavelmente não terá mais validade. "Tento ser contemplada todo ano, e acabou saindo agora", justifica a ex-jogadora da seleção.

Na frase, o "acabou saindo agora" é bem menos importante do que o "tento ser contemplada todo ano". A questão é justamente essa: o Bolsa Atleta não foi feito para ser contemplado por pessoas como Janeth. A idéia do programa é "garantir uma manutenção pessoal mínima aos atletas de alto rendimento
que não possuem patrocínio, buscando dar condições para
que se dediquem ao treinamento esportivo e participação em competições visando ao desenvolvimento pleno de sua carreira."

Janeth, mesmo antes de se aposentar, já era uma atleta consagrada e bem-remunerada. Não precisava se inscrever todo ano num programa de auxílio financeiro do Ministério do Esporte. Um dia, ela tomaria a bolsa de alguém que realmente precisa.

Este dia chegou.

18 comentários:

Anônimo disse...

V-E-R-G-O-N-H-A!!!!

Isto foi mais feio que encoxar a mãe no tanque ou bater na avó por causa de mistura.
Foi mais ridículo do que o vexame que ela vinha dando em quadra desde o Mundial de São Paulo no ano passado, seguindo com a surra levada da garotada universitária americana na final, em plena despedida (melancólica) de carreira.

Anônimo disse...

INACREDITÁVEL!!!!!!!!!!!!!!!

Rodrigo vc disse tudo.

Isso ai só comprova que nossos políticos são o espelho da nossa sociedade.

E esse governo é de uma incompetência inacreditável. Fica dando essas bolsas e nem tem o cuidado de verificar se atleta esta em atividade ou não. Isso que é eficiência.

Unknown disse...

Essa Janeth não deve abrir a mão nem pra coçar a floresta.

Anônimo disse...

Esse é o famoso "Jeitinho Brasileiro". Quem não segue essa Linha é o Mané, que não se deu bem.
Realmente vergonhoso para uma atleta do Nível da Janete, se bem que depois dessa demonstração de carater não sei mais em qual nível ela se encontra.
Cadê o Ministro dos Esportes???
Depois que elegeram um Presidente prepotente e semi-analfabeto eu espero qualquer coisa...

Anônimo disse...

Que exemplo... logo dela, Janeth. Aquele que parecia estar acima do bem e do mal. É vergonhoso o comportamento das pessoas, mas o que podemos esperar do basquete do Brasil?

Qual será a próxima?

Anônimo disse...

Realmente um absurdo, tem atleta que tem que trabalhar e ser atleta ao mesmo tempo para se sustentar.

A Janeth não precisa de 2.500 por mês, além de não jogar mais, ela já é consagrada e, se não é rica, tem ótimas condições financeiras. É RIDÍCULO ela ficar "roubando" dos atletas que realmente precisam desse dinheiro. IMAGINA SE A MODA PEGA? DAQUI A POUCO O NÊNE, ROMÁRIO ENTRE OUTROS VÃO PEDIR BOLSA ATLETA.

Alfredo Lauria disse...

As pessoas que estão precipitadamente chamando a Janeth de ladra e má-intencionada sabem que ela ajuda a bancar um dos maiores (se não for o maior) núcleo de desenvolvimento de basquete para crianças carentes?

Recomendo a visita:
http://janeth9.terra.com.br/nucleos_cfe.php

Não estou dizendo que justifica a inscrição no pedido da bolsa, mas se é possível que ela utilize o recurso no instituto, o que eu não considero tão recriminável.

Anônimo disse...

Eu nao tinha pensado por esse lado.
Mas mesmo assim, ela nao tem o direito de usar o dinheiro que serviria para sustentar outros atletas para usar em uma instituição que ela se comprometeu a bancar, e tambem não acho que ela deva precisar desse dinheiro. Com certeza ele errou.

Rodrigo Alves disse...

Fala, Alfredo, tudo certo? Foi bom você ter tocado nesse ponto. Em nenhum momento eu coloco em dúvida o caráter da Janeth, e até acredito que ela pode ter a melhor das intenções. Mas, ainda que o dinheiro vá para o Instituto, o Bolsa Atleta não é para isso. Abraços!

Anônimo disse...

Com certeza, alias o "bancar" dela no Instituto deve ser pela utilização da imagem dela na arrecadação de patrocinadores...

Nada justifica ela querer uma bolsa-atleta dessa do governo. Vale a pena lembrar que jogou diversos anos na WNBA, tem patrocinadores pessoais, tem um time nas divisoes de bases de SP(que com certeza tb arrecada dinheiro) alem de estar constantemente na midia e dando palestras por ai a fora...

PS: vale lembrar que tambem teve um caso de uma jogadora de badminton se nao me engano, que aos 44 anos(se aposentou depois do PAN) tambem foi aclamada com a tal bolsa... ENFIM, QUAL O CRITÉRIO PARA CONSEGUIR ESSA BOLSA!!??

Anônimo disse...

"ENFIM, QUAL O CRITÉRIO PARA CONSEGUIR ESSA BOLSA!!??"

..ser amiga do ministro dos esportes

Alfredo Lauria disse...

Fala Rodrigo! Eu não me referi ao seu post.

A bronca foi contra a precipitação de alguns que já estavam tomando a Janeth como uma pessoa mau caráter.

Eu mesmo não entendo o motivo de ela ter se inscrito nessa Bolsa, mas pelo que eu conheço da Janeth, ela tem o benefício da dúvida.

Alfredo Lauria disse...

Sobre os critérios, colaciono aqui as principais normas do Programa Bolsa Atletas:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.891compilado.htm
(Institui a Bolsa-Atleta.)

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11096.htm
(Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei no 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências)

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5342.htm
(Regulamenta a Lei no 10.891, de 9 de julho de 2004, que institui a Bolsa-Atleta.)

http://portal.esporte.gov.br/arquivos/snear/bolsa_atleta/portaria_89.pdf
(Essa portaria regulamenta a distribuição de bolsas no ano 2007)

Rodrigo Alves disse...

Eu sei que não era sobre o post, Alfredo. Só usei o seu comentário para explicar melhor minha opinião. Abraço!

Anônimo disse...

Carlos Alberto

Alfredo, existem situa�es que s�o legais por�m imoral,outras ilegais por�m morais(�tica),agora
esta foi demais, � ilegal sim! e Imoral mais ainda.

Anônimo disse...

alfredo com certeza é a Karine!!! defendendo as coisas erradas da Janeth. Ou mehor deve ser idéia dela.

Anônimo disse...

SE POR LEI ELA TEM DIREITOS, PORQUE VC A JULGA??????

A LEI É CLARA........E INFELIZMENTE EXISTEM CIDADAOS QUE AINDA VIVEM EM SUA MISERIA DE PENSAMENTOS OU INVEJAS.

Anônimo disse...

A remadora Fabiana Beltrame teve sua bolsa atleta rejeitada porque tentou cometer o crime de extelionato. Explica-se: a atleta já recebe salário, com contrato inclusive do Clube de Regatas Vasco da Gama. Como a impunidade impera neste país, ela deu sorte e ainda não está sendo processada por extelionato!