sábado, 27 de fevereiro de 2010

TEM ALGO NOVO NO AR




Durante a rodada de ontem do NBB, fiquei na redação do Globoesporte.com de olho em três jogos: os dois principais da rodada, que teriam matérias no site (Franca x Brasília e Flamengo x Joinville), e um meio escondido, que não chamava tanta atenção: Pinheiros x Saldanha da Gama. Era a estreia de Paulo Murilo, do blog Basquete Brasil, como técnico do Saldanha. Fiquei muito curioso para ver, mas como a partida não estava na TV, o jeito foi acompanhar pelas estatísticas na página da liga. Na frieza do resultado, o Pinheiros venceu por 98-85 e manteve o time capixaba na lanterna. Mas os números disseram mais que isso.

Os comandados de Paulo Murilo arremessaram só oito bolas de
três durante todo o jogo – em determinado momento do terceiro
quarto, só tinham chutado uma única vez de longa distância.
O aproveitamento foi ruim (2/8), mas o fato de lançar modestas
oito bolas de três já me parece um quase-milagre no cenário do
basquete brasileiro. Nos lances de dois pontos, foram 64 tiros,
com bom aproveitamento de 53%. E os desperdícios? Apenas
sete, a metade do adversário, outro fato bastante louvável.

O Saldanha ainda ganhou do Pinheiros nos rebotes (33-25) e nos pontos dos reservas (35-8). Fez jogo duro nas assistências (14-16), nas roubadas (4-6) e nas faltas (23-23). Como perdeu o jogo por 13 pontos então? Não sei. Talvez no aproveitamento ruim dos lances livres (11/26, 42%). E Paulo Murilo já tinha detectado que esse é um dos pontos fracos da equipe – escreveu neste artigo há mais de uma semana e chegou a fazer treinos diferentes, forçando os jogadores a arremessar de olhos vendados.

A defesa também não dever ter ido muito bem, já que o time sofreu 98 pontos e permitiu 30 de Brewer. Compreensível para a primeira partida de um início de trabalho. Sem ver o jogo, fica difícil analisar os motivos da derrota. Por outro lado, mesmo levando em conta só os números, dá para imaginar que temos algo novo no ar. Tomara que, com a sequência dos treinos, a equipe cumpra sua evolução. Só sei que, desde já, o Saldanha da Gama é o time que, hoje, eu mais tenho curiosidade para ver em ação.

12 comentários:

Jônathas Waldhelm disse...

Rodrigo, eu fui ao jogo ontem e desde o começo já tava dando pra perceber que o Saldanha tava mudaddo. Deu trabalho pro Pinheiros, chegou a ficar na frente no placar e só no final q a coisa desandou um pouco pros capixabas e o ECP conseguiu abrir vantagem.
O Brewer jogou demais, a defesa do Saldanha não funcionou no final e pra piorar o lado deles, houve uma falta técnica no último quarto que permitiu a cobrança (e conversão) de 4 lances livres mais a posse de bola pro Pinheiros, o que permitiu o começo do distanciamento no placar.

Então é assim, fui torcer pelo Pinheiros, e gostei demais do que vi. Meu time ganhou, mas esse Saldanha vai dar trabalho, tenho certeza. Cheguei em casa e fui olhar as estatísticas do jogo, e pensei exatamente o que vc escreveu no blog.

Engraçado é ver o Professor perto dos jogadores, não dá metade da altura... :P

Jônathas Waldhelm disse...

ah, e só pra não perder o hábito: o Mortari é ruim demais!
(o técnico tb, mas agora to falando do filho)

Lucas de Souza disse...

Somos dois, na espera pra ver a SPORTV passar algum jogo do Saldanha, é com certeza o time que todo mundo que acompanha quer ver no momento.

Vitor disse...

Apesar da idade, o Prof. Paulo Murilo parece entender e colocar em prática um basquete muito mais moderno do que muito técnico novo por ai.

Vide João Marcelo e seu armador Fernado "crazy shooter" Penna.

Joao disse...

pelo visto vai ser impossivel assistir alguma partida dele aqui no rio.
é esperar ou eles virem pra cá, ou o sportv passar.

III Semana de Filosofia disse...

Estou na torcida pelo Professor!
Abs.
Ricardo/MS

Anônimo disse...

Tá de sacanagem!!! Olhos vendados...os caras não acertam bola nem de olhos ABERTOS, imagina de olhos VENDADOS...kkkkkkkkkkkk ai ai gostei professor da sequência pedagógica do treino...depois coloca os olhos abertos e depois eles acertam mais...é BRINCADEIRA!!! kkkk tem que rir mesmo...

Anônimo disse...

Prof. Paulo Murilo é um dos maiores estudiosos de basquete que temos hoje no Brasil... To torcendo muito por ele!!!

Max Martins disse...

Rodrigo,
o comentário irônico sobre treinar lance livre de olhos vendados só poderia ter sido feito por um anônimo. É interessante notar uma certa falta de conhecimento de métodos que já foram utilizados e que deram certo e sobre a história do basquete brasileiro. Caso o autor do comentário anônimo não saiba, o técnico Ary Vidal usou esse método com a equipe que venceu o Pan-Americano de 1987, em Indianápolis. Me corrija se eu estiver errado, mas somos o único país a vencer uma final dos EUA na casa deles. Entre os métodos de treinamento está o lance livre com os olhos vendados num aro com o diâmetro um pouco maior do que o da bola, feito especificamente para esse fim. Tudo isso está descrito no livro "Basquetebol para vencedores" (Ary Vidal), Editora Rígel, 1991.
Quanto ao professor Paulo Murilo, torço por ele e acho que está no caminho certo: utilizando métodos de treinamento que, embora pareçam antiquados e até mesmo engraçados para algumas pessoas, remetem ao treino dos fundamentos do basquetebol.
Um forte abraço e parabéns pelo seu trabalho.

Pedro disse...

Concordo com o Jônathas: Mortari é muito ruim (os dois). O pai ainda tem a cara de pau de por o filho pra jogar nesse nível de basquete. Aliás, sempre teve. Acorda, cai na real (não vou falar antes que seja tarde, porque já é tarde).

Victor Dames disse...

Que ele já esta mudando o Saldanha, isso é inegável; resta agora torcer para que isso tenha algum impacto na modalidade, na forma como ela é jogada por aqui. Que os outros treinadores, desde os mais jovens aos até mais experientes que o próprio Professor Paulo, abram os olhos para estes novos ares.

Abraços!

Anônimo disse...

tavenari se meteu em encrenca no fim de um jogo por la....