quarta-feira, 28 de julho de 2010

AFINAL, QUEM É QUE SOBE?




Na terceira rodada do Sul-Americano, o Brasil-B ainda sofreu mais do que devia, mas bateu o Paraguai por 93-81 e fechou a primeira fase invicto. A semifinal será nesta sexta, contra a Venezuela, valendo vaga na decisão e também no Pan-Americano de Guadalajara, no ano que vem. A Argentina venceu a Colômbia por 70-63, acabou passando em primeiro no grupo B e faz a outra semi contra o Uruguai. Mais uma vez, os destaques do Brasil foram Murilo (20 pontos, 9 rebotes) e Tavernari (16 pontos).

>>> Rubén Magnano ainda precisa decidir três vagas

Vale lembrar que a seleção principal ainda precisa preencher três vagas, provavelmente um armador, um ala e um pivô. Essas duas últimas estão cada vez mais caindo no colo de Murilo e Tavernari. Falta escolher o reserva de Huertas – Nezinho deu oito assistências ontem, mas tenho a impressão de que Fúlvio (autor de 15 pontos) ainda desponta como favorito. Isso, claro, levando em conta que Magnano não deve usar os jovens Raulzinho e Jordan, e tampouco Paulinho, que chegou para completar o grupo pós-Valtinho.

Amanhã vou tentar aqui traduzir algumas coisas que se passam na cabeça do técnico argentino, a partir do que tenho conversado com algumas pessoas nos treinos. Mas você já pode dar seu palpite: quem deve subir para a equipe A?

28 comentários:

Jorge Luiz Lopes Junior "Ster-k-da" disse...

Que jogo feio... As duas equipes desperdiçam a bola com 4 segundos de ataque... O Brasil chutou três bolas de três seguidas, com o shot clock em 16, 20 e 22 segundos... É uma piada de basquete no ataque. A defesa é pegada, apesar de suas falhas está razoável para um time como o Paraguai...

Destaques vão para o Jonathas e para o Murilo...

Anônimo disse...

Nossos dois armadores perdem bolas para o Paraguai, já são 8 turnovers na metade do segundo quarto. 4 só para o Fúlvio. Tavernari e Murilo, e até o Duda, bem.

Anônimo disse...

Duda está(surpreendentemente) bem!!!

Jorge Luiz Lopes Junior "Ster-k-da" disse...

Duda mata bola, isso não faz dele um bom jogador... Ele chuta a bola a qualquer hora, não é ágil, principalmente na marcação deixa a desejar...

Estou começando a desconfiar do João Marcelo Leite... Parece que o time não tem muita organização dentro de quadra, apenas algumas precipitadas jogadas e chutes de três.

bigmanrj disse...

Esse locutor insiste em chamar a seleção brasileira de equipe carioca. É brincadeira!

bigmanrj disse...

Os caras estão encantados com a seleção brasileira. Como eles elogiam os chutes de 3. Que lástima!

Anônimo disse...

Liga nao, bigmanrj... na España Splitter e Huertas tb sao cariocas, toda hora nas reportagens sai assim !

Jorge Luiz Lopes Junior "Ster-k-da" disse...

Nossa defesa zona está completamente aberta no perímetro. Será que os meninos não sabem o que é uma marcação igualada?

bigmanrj, concordo com vc, como podem elogiar os arremeços precipitados de 3 pontos?! São fracos os narradores, não só na geografia, como também no basquetebol...

Jorge Luiz Lopes Junior "Ster-k-da" disse...

O Jonathas Tavernari poderia ser um terceiro armador para a seleção A.

Anônimo disse...

será que lá na seleção A num tem alternativa melhor pra armar tem que usar o tavernari pra isso...

sem chance da tv entrevistar algum "carioca" tem algns jogadores q podem arriscar um espanhol.... uma pena

Camilo disse...

Acho que pelas estatisticas o Murilo e o Tavernari merecem uma vaga no grupo do mundial.

Anônimo disse...

Devem subir (com certeza): Murilo e Fulvio.

O terceiro nome de ve ser Raulzinho.

Para a função que o Tavernari faria (chutador de 3) já temos o maior especialista do pais no banco: Marcelinho.

Não faz sentido perder a oportunidade de dar chance a uma jovem promessa para ser o 12 jogador (Raulzinho), para trazer o Tavernari que seria reserva do já reserva Marcelinho.

Alex M.

Diogo Aquino disse...

armador é realmente dificil encontrar um, caso Magnano realmente não vá optar pelo jovem Raulzinho (o que eu acredito ser prudente), as opções são Nezinho e Fluvio, que ja falharam em outros momentos e não tem empolgado mto no Sul-Americano. No entanto, na disputa entre os dois a opção é clara, hj o Fluvio é o melhor, mas Nezinho é mais experiente. Tavernari e Murilo ja deviam estar na seleção A, mas talvez a seleção B n tivesse conseguido seus objetivos sem eles.

Jorge Luiz Lopes Junior "Ster-k-da" disse...

Porque o Tavernari não joga de armador na seleção A? É verdade ele converteu 3 bolas de 3 ontem, mas seu estilo não igual ao do Marcelinho, na minha opinião um "peladeiro" que tenta ser um "Marcel" ou "Oscar", o Tavernari se mostrou muito mais consciente como jogador. Além do mais, um armador mais alto e mais forte não faria mal pra seleção Brasileira, principalmente vindo do banco para mudar o estilo do ataque brasileiro.

Concordo com o Diogo, Tavernari e Murilo são da seleção A e estão garantindo o sucesso da seleção B no Sulamericano. Tavernari quebrando um galho jogando de lateral mas poderia muito bem ser um armador 1.

Fulvio teve muitos erros ontem, isso não pode acontecer com um armador de seleção. E o Nezinho é o jogador que na hora do "vamo vê" perde duas bolas e coloca o outro time no jogo novamente (final contra o Flamengo).

Tem também aquele armador de Franca que é muito bom jogador, Vitor Benite, mas não sei se ele está treinando com a seleção A ou se nem foi convocado, soube que ele estava machucado um tempo atrás, alguém sabe dele?

Quanto ao Raulzinho, sou a favor que vá para o mundial, mas apenas no caso da seleção ter 3 armadores definidos para jogarem antes dele, defenderia uma convocação geral para o mundial como sendo:

Armadores: Leandro Barbosa, Marcelinho Huertas, Tavernari.

Laterais: Guilherme Giovanoni, Marquinhos, Alex e Marcelinho Machado.

Pivôs: Nenê, Tiago Spliter, Anderson Varejão e Murilo.

Reservas: Raulzinho ou Bebe.

Unknown disse...

A verdade nessa experiência toda é que , do meu ponto de vista, o Murilo e o Tavernari (até agora) reunem condições para evoluirem para a equipe "Turquia". Explico: O Murilo está mais competitivo e com grande senso de busca no placar. Isso faz parte do "comprometimento" pedido pelo Magnano. Não quer dizer que melhorou seus fundamentos;apenas os usa mais objetivamente. O Tavernari tem o chute bem mais preciso do que .....( bom,deixa pra la!!!), melhorou muito na defesa mas tem um mêdo enorme das infiltrações.Precisa conversar com o Alex para saber o "caminho da roça". Por fim, alguém precisa domar o Cipolini.É muito bom mas precisa saber como usar essa força.

Beto Jannarelli disse...

Palpite para a escolha do Magnano: Fulvio, Nezinho e Murilo(o Tavernari vai sobrar pq não falta na seleção A chutador de 3, enquanto falta armador).

O que eu faria: Fulvio, Murilo e Raulzinho.

Anônimo disse...

Tb acho:

Fulvio -- como armador reserva

Murilo --- p/ compor elenco e jogar contra Tunisia

Raulzinho-- p/ estar no grupo e ser o 12 jogador. Esta esperiência será muito benéfica para o futuro.

Anônimo disse...

Pois é: o Murilo tem um arremesso razoável, tem bagagem internacional, não é louco (sabe seu papel), e, apesar de atuar normalmente como pivô, pode ser colocado como um ala de força (nº 4), mesmo por contar com um chute decente e um tamanho e técnica razoáveis. O Tavernari, não é armador, não é um cara que saiba "levar" a bola; na BYU ele é ala e acho mesmo que perdeu a posição. Apesar de toda a birra do pessoal com o Marcelinho Machado, ele é um ótimo jogador, que por culpa e medo dos seus técnicos, o transformaram no que ele é hoje, um cara que pega 30 bolas e arremessa todas de três, sem se importar aonde está, se está bem posicionado ou não, ou seja, inconsequente. Se o Magnano, souber incutir na cabeça dura dele um sentimento de grupo e de submissão ao coletivo ele pode ser bem aproveitado, mesmo na armação (como nº 1), pois habilidade e talento ele tem, falta a cabeça.

Anônimo disse...

murilo , tarvenari e nenzinho.

fulvio amarra muito o jogo.

Anônimo disse...

Fulvio
Murilo
Raulzinho ou Nezinho

Anônimo disse...

hauhaua Nezinho e Fulvio estão fora de cogitação depois de assistir o jogo de ontem...

Pauli James

Guilherme disse...

Só vi o 1º jogo, e nele os únicos jogadores que atuaram em um nível decente foram Murilo e Tavernari. Analisando as carências do elenco principal, Murilo deve naturalmente ser um dos escolhidos, já que são apenas três os pivôs. Já na posição do Tavernari me parece que temos jogadores em número suficiente. Então completaria o elenco com o Fulvio, que é o melhorzinho dos armadores postulantes à vaga e com Raul, para que este ganhe experiência.

DDefilippo disse...

Boa tarde

Murilo, Tavernari e Fulvio são nomes fortes a integrar a Selção no Mundial

Abs

Anônimo disse...

Tavernari é bom defensivamente pode ser utilizado melhor do que vem sendo.

Ocorre que ele fica sobrecarregado na marcação pois o Fúlvio, Nezinho e Duda marcam mal.

Mas é preciso valroizar a noção de basquete que o Tavernari tem do Colege americano.

Ao meu ver o erro do João Marcelo ou seja lá que seja responsável é de insistir nas convocações de Neziho e Duda.

São caras que não tem controle de quique de bola, e segurança nos momentos decisivos, algo essencial para jogadores baixos que jogam na posição 1 e 2.

Esse tipo de deficiência não se corrige quando se tem mais de 25 anos, pois é algo que vem da base.

Já faz muiot tempo que não temos armadores com bom controle no quique bola.

Muito tempo mesmo teríamos que regredir aos anos 80 (Carioquinha, Hélio) ou 90(Mauri, Guerinha que talvez foi último)- Estou muito saudosista rsrrsrrss.

Precisamos ensinar os novos garotos a saber pensar o jogo , ter paciência, ter leitura e saber escolher os arremessos.

Enfim pelos que estâo disponíveis na posição 1 o Fúlvio é o que ainda pode ser melhorado.

Mas espero que ele tenha mais personalidade do que mostrou na Copa América.

abraços

Sandro

Anônimo disse...

arnadores:huertas e leandrinho
laterais: marquinhos, tavernari, marcelino, alex
pivos: nene, varejao, spliter, murilo, geovani.

E ponto final!!

marcelo marques disse...

NENHUM

Anônimo disse...

Acredito que o melhor armador reserva para o Huertas é o...

Leandrinho!

Na boa quando ele armava no Phoenix era mil vezes melhor que qualquer das opção que temos: Paulinho, Raulzinho, Fulvio, Nezinho... não dá, não para esse Mundial!

Paulinho disse...

Eu subiria Tavernari/Murilo e levaria Raulzinho como 12.º jogador.

Fecharia o grupo com:

1- Huertas
2- Barbosa
3- Giovannoni
4- Varejão
5- Nenê

6- Alex
7- Marcelinho
8- Marquinhos
9- Spliter
10- Murilo
11- Tavernari
12- Raulzinho