sábado, 24 de julho de 2010

PAPO DE MUNDIAL - ALEX


Para a seleção brasileira, sábado é dia de treinar pela manhã e, finalmente, folgar no restante do dia. Após uma semana de treinos puxados em dois períodos, Alex Garcia reencontra hoje a esposa e as duas filhas, que chegam ao Rio de Janeiro. Destaque do último NBB e presença constante na seleção, o ala do Universo é só elogios para Rubén Magnano. Com a confiança em alta, ele dribla o clichê e avisa logo: o Brasil vai em busca do primeiro lugar do grupo B no Mundial na Turquia. Estados Unidos? Se depender de Alex, que se cuidem. Após o treino de sexta-feira, o jogador bateu um papo com o Rebote à beira da quadra.

>>> "Sabendo que os EUA não vão ter os principais jogadores, a gente tem que pensar em se classificar em primeiro lugar no grupo"

- REBOTE - Você está sempre na seleção, não é novidade. A novidade é que agora todo mundo está. O fato de ter com o grupo completo para disputar o Mundial muda o astral?
- ALEX - Muda um pouco sim. Nas seleções anteriores, a gente sempre falou que faltava alguma coisa. E essa alguma coisa era todo mundo estar junto. Este ano, está. Só depende da gente. Temos um elenco muito forte, só vai depender do que fizermos na quadra. Temos que aproveitar o máximo do Magnano, toda a experiência que ele tem para nos auxiliar durante os treinos e os jogos.

No video acima, veja imagens do treino e trechos da entrevista.

- Vários adversários vão estar desfalcados no Mundial, incluindo os Estados Unidos, que estão no grupo do Brasil. Esse assunto já passa pela cabeça de vocês nesta fase de treinamentos?
- Sabendo que a equipe americana não vai ter os principais jogadores, a gente tem que pensar em se classificar em primeiro lugar no grupo. Respeitamos e sabemos que a Croácia tem uma equipe muito forte, a Eslovênia também, com jogadores na NBA, mas temos chance, só depende da gente. Nossa equipe é forte, a geração é forte, com bons jogadores em todas as posições.

>>> "O ritmo do Magnano é diferente. É um ritmo de jogo internacional, é aquilo que a gente vai precisar para vencer os jogos. Então tem que puxar mesmo"

- O que está achando dos treinos do Magnano? O que tem de diferente em relação ao que vinha acontecendo antes?
- O ritmo do Magnano é diferente. É um ritmo de jogo internacional, é aquilo que a gente vai precisar para vencer. Então tem que puxar mesmo. Cada um tem que dar o máximo, mesmo cansado. Quando chegar lá na frente, vamos estar preparados.

- Como é o Magnano fora do treino? A fama de durão que ele carrega se justifica?
- Tranquilo. Logo na apresentação, ele já disse o que queria dentro e fora de quadra, então todo mundo está respeitando. Mas ele é um cara tranquilo, brinca com todo mundo, respeita todo mundo. Pelo que eu estou sentindo, todo mundo está gostando muito do trabalho, tanto dentro da quadra como a pessoa dele também.

- Você vinha sendo o capitão da seleção, ao lado do Marcelinho. Foi assim com o Moncho. O Magnano já deu algum sinal de quem vai ser capitão agora?
- Ele ainda não falou nada. Não sei qual é a opinião dele, mas cada um faz o seu trabalho, um vai tentando puxar o outro. Quem for capitão vai assumir a responsabilidade e tentar ajudar todo mundo.

6 comentários:

bigmanrj disse...

Rodrigo, qual é a idade do Alex? É possível que ele, indo bem contra os EUA e fazendo um bom mundial, desperte novo interesse das equipes da NBA?

Rodrigo Alves disse...

Bigman, o Alex tem 30 anos. Sinceramente, já não acho possível essa volta para a NBA. Abraços!

Vitor disse...

Pra mim foi o melhor jogador do NBB.

Anônimo disse...

Alex é um pequeno de tamanho, porém muito grande de coração, é impressionante a raça e dedicação junto a seleção.

Régis Marlo - Campo Grande/MS disse...

Espero que o Marcelinho não seja o Capitão, pois ele é bom jogador tecnicamente, mas em relação a exemplo ele é um dos piores. Ainda este ano ele já acabou com uma final de torneio não saindo de quadra depois de desqualificado. Fora que ele sempre está provocando outros atletas e perdendo o controle emocional.

Basket disse...

Rodrigo, aqueles desentendimetnos do Alex com o Marcelinho nas partidas da NBB será que podem interferir na seleção? Ou aquilo é coisa de jogo?