quarta-feira, 21 de julho de 2010

O RISCO DO VEXAME


A coisa continua feia para a seleção americana. Como se não bastasse a ausência de todos os olímpicos, a equipe de Mike Krzyzewski se apresentou na terça-feira em Las Vegas com uma baixa considerável: Amare Stoudemire. O pivô não foi liberado pelo New York Knicks, seu novo time, e está fora do Mundial. Robin López, ex-companheiro de Amare no Phoenix Suns, também está fora, cortando de 22 para 20 o número de jogadores. Está achando que desgraça pouca é bobagem nesse garrafão? Então segura essa: no primeiro treino, David Lee foi dar um toco e machucou o dedo médio da mão direita. A lesão foi grave o suficiente para o ala-pivô viajar imediatamente de volta para Oakland, onde será examinado pelos médicos do Golden State Warriors.

Nas caixinhas de comentários, vi que muita gente ainda confia nos EUA mesmo sem os astros de Pequim. Eu, que já não confiava, agora acho que eles correm sério risco de tomar uma daquelas surras humilhantes no meio do caminho, ali pelas quartas de final, dependendo de quem vier pela frente. É um grupo de jogadores talentosos, mas inexperientes e sem a manha do basquete Fiba. Posso estar enganado, mas prevejo vexame em terras turcas.

20 comentários:

Luiz Fernando Paes disse...

seleções com jogadores bons da NBA, mas sem os craques, já provararam que não chegam lá ...

sem um garrafão decente, até o Brasil tem chances contra o USA Team

seria muito, muito bom pra modalidade, nós vencermos os americanos, quem sabe terminar em primeiro do grupo, e aí ter uma suposta maior facilidade de chegar entre os 8!

Anônimo disse...

EUA serão campeões!!!

PG - Billups / Rondo / Rose
SG - Iguodala / Tyreke Evans
SF - Kevin Durant / Granger / Gay
PF - Lamar Odom / Kevin Love
C - Brook Lopez / Chandler

Harley disse...

Olha o time norte americano que foi medalha de bronze em na olimpiada de 2004! Bem melhor que o atual e não deu de conta.

Emeka Okafor
Carmelo Anthony
Carlos Boozer
Lamar Odom
Dwyane Wade
Tim Duncan
Amare Stoudemire
Shawn Marion
Richard Jefferson
Allen Iverson
Stephon Marbury
LeBron James

rao* disse...

Sem o Stat, o garrafão fica muito mais fraco.... agora fica complicado mesmo, mas não acho que essa seleção vá dar vexame, a chance de perderem é grande, mas vexame já é demais.... as outras seleções também não estão fortes....

Anônimo disse...

vão ser varridos por uma sérvia da vida. GÊNIO

Anônimo disse...

Definitivamente você é um modinha do basquete. Falar que um time com Rondo, Iguodala, Durant, Odom, Billups é inexperiente foi o cúmulo.

O Rondo foi de longe o melhor PG da temporada 09-10. O Odom sempre é um dos melhores 6. Durant só não é melhor SF que LeBron e Carmelo. Brook foi o pivô que mais evoluiu.

Dead boy disse...

Bom... Se me permitem, gostaria de comentar alguns comentários acima, hehe.

Primeiro, acho que ainda tem espaço para mais desistências. Uma contusão (até forjada, nunca se sabe) aqui ou acolá, um dedo torcido, um joelho dolorido, e mais alguns atletas podem desistir. Fiquem de olho nos veteranos, com mais de 30, que ao menor sinal de cansaço podem amarelar.

Segundo, o time de 2004 não era melhor que este, na minha opinião. Quatro dos nomes mais significativos (Carmelo, Wade, Stoudemire e LeBron) não tinham nem 20 anos e o jogos deles, na NBA, não era nem 70% do que veio a ser depois.

Assim, acho que, se compararmos os dois times (2004 e 2010), a disputa fica de igual para igual.

Outra coisa: é quase impossível uma seleção com Billups, Rondo, Durant, Rose, Chandler e Iguodala levar uma "surra humilhante" como disse o Rodrigo. Podem perder, claro, e acho inclusive que, sem os medalhistas olímpicos, o favoritismo dos EUA é muito reduzido. Porém, repito, não consigo visualizar um time americano com aqueles nomes (que, frise-se, é o time C dos EUA) levando, de fato, uma surra.

E, por fim, o que mais pesa, nesse torneio, é que os jogadores dos EUA nunca jogaram juntos e vão enfrentar seleções que mantêm as mesmas bases, com pouca rotatividade, há mais de 5 anos. É barra pesada. O material humano de time C dos EUA ainda é melhor que o do resto do mundo, mas no basquete entrosamento e tática contam demais.

Duda 11 disse...

Acho que o elenco é bom, mas encontrará muitas dificuldades para ser campeão. A chance dos EUA está em o técnico conseguir fazer o time jogar de forma coletiva, mas o pouco tempo de preparação pode atrapalhar. Sem Kobe, Wade e Lebron, o time ficou sem um cara para colocar a bola debaixo dos braços na hora certa, como o Wade fez na final dos Jogos de Pequim, por exemplo.

Anônimo disse...

Faço das palavras de Dead boy as minhas. Simplesmente perfeito o seu comentário.

PauloRJ disse...

Vou fazer um comentário defendendo o Rodrigo.

A falta de experiência que ele comentou foi no basquete internacional, que tem um estilo de jogo, E DE ARBITRAGEM, diferente da NBA.

Que o nível dos jogadores é igual ou maior do que o de todas as outras seleções acho que ninguém discorda, mas a falta de experiência com o estilo de jogo e de arbitragem, somados à falta de entrosamento que as outras seleções tem, pode pesar na hora de decidir...

Eu particularmente torço para eles perderem, para que nos próximos torneios a gente veja os principais jogadores na seleção americana...

Anônimo disse...

olha a vaca deitando, como diria nosso amigo zée boquinha, hehauahe

Luís Finotti

Sandro Marinho disse...

o perimetro dos EUA ainda é muito forte , mas eles não tem garrafão ...

agora no garrafão ta fraquíssimo, o próprio brasil se jogar explorando isso pode vencer os EUA, só devemos parar de arremessar feito louco e usar mais os pivos !

o perimetro ainda está tão forte que eles nem chamaram o brandon jennings para os treinos... e ele fez um ótima temporada, apesar de ser muito novo ainda !

bigmanrj disse...

Isso é péssimo para o Brasil, com relação as olimpíadas. Ter que brigar com EUA, Argentina completos é impossível.

Anônimo disse...

Com o kevin durant no time americano, acho impossivel os USA perderem, ele é tão versatil como o kobe e lebron.

João Pedro TONHÃO #23 disse...

Caraca.. Q beleza pra gente em.. Essa seleção dos EUA tah o inverso dah nossa, garrafão lixo e boa no perimetro..
Acho q se for 1 pivosão de peso EUA ainda eh campeã, porém se não tiver um pivô vai cair no meio do caminho..!
Abraço..!'

Flávio Vieira disse...

mas porque a foto do Odão ilustrando a matéria?

e sim, esta seleção tem tudo para fazer feio. Mas mesmo assim, é prudente não confiar 100% nisso...

Lucas disse...

Não é por nada não mas o melhor para nós seria os AEUA vencerem o Mundial!!!

Se não formos nós q sejam eles!
Se algum europeu faturar o título os EUA e a Argentina jogarão com seus times completos no Pré-olímpico das américas, oq praticamente tira nossas chances de classificação.

David disse...

Mike Krzyzewski. Essa é a razão principal de que não haverá vexame .
O elenco é forte. Kevin Duran, por exemplo, foi com certeza um dos 5 melhores da temporda passada.Aina tem Rondo, Rose, Rudi Gay, Lamar Odon...

Adriano disse...

nas quartas?? EUA vai levar um vareio nosso logo na estreia...

Flávio Vieira disse...

mas porque a foto do ODÃO??

E sim, a seleção dos EUA, ao meu ver, é forte o suficiente para não fazer feio no mundial e não nos vejo com tantas chances de vencê-los. As temos, mas não é bem assim, como alguns colocaram aqui nos comentários...