sexta-feira, 9 de julho de 2010

O REI SE ACOVARDOU




Existe na NBA uma estrada que leva ao Olimpo, um clube com pouquíssimos sócios. Estão lá Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird, Bill Russell, Wilt Chamberlain, Kareem Abdul-Jabbar… e não vamos muito além disso. Kobe Bryant e LeBron James, os dois maiores astros do basquete mundial em atividade, caminham nesta estrada. Mas há uma diferença entre eles. Kobe já tem a carteirinha para o clube. James pode ter rasgado a sua.

Prometo que esta foi a primeira e única comparação entre os dois neste texto. Vamos falar aqui de LeBron, certo? Mas voltando à estrada: ao longo do percurso, é preciso, entre outras coisas, jogar muita bola e conquistar títulos. Antes que alguém venha com o famoso "até o Scalabrine tem título", não estou falando apenas de colocar um anel no dedo, e sim de ser campeão como protagonista, como ator principal, como um verdadeiro líder dentro do time. Como já foram Jordan, Magic, Bird, Wilt, Kareem, Russell e Kobe.

>>> A escolha de James tende a diminuir seu status na perspectiva histórica do basquete, ainda que ele levante suas taças e seja feliz

LeBron ainda não foi campeão. Talvez seja agora, e talvez seja até várias vezes seguidas. Mas vamos imaginar os dois cenários:

1) Sem título
O Miami passa o rodo na temporada regular, avança galopante nos playoffs... e leva uma carimbada dos Lakers na final. Nem preciso dizer o tamanho do rótulo de fracasso que vai envolver a Flórida, né. Qualquer coisa que não seja uma taça será vista como vexame.

2) Com título
Wade ficará feliz, Bosh ficará feliz, Pat Riley ficará feliz, o torcedor, então, ficará com a mandíbula dormente de tanto sorrir. LeBron também vai estourar de felicidade se conquistar o caneco. O que seria muito legal, sinceramente. Mas seria o bastante para recuperar a carteirinha e seguir na estrada rumo ao tal clube seleto?

Provavelmente não. Qualquer título de James nestas condições teria um asterisco ao lado, lembrando que ele só conseguiu na companhia de outro superastro (nem vou falar de Bosh aqui), e ainda mais um superastro que é o dono do time há sete anos, que já tinha sido campeão antes, que é ídolo incondicional em Miami.

Como espectador, adorei a decisão. Jornalista vibra com grandes histórias, e esta não podia ser mais sensacional. Vou assinar o League Pass de novo e tentar ver todos os jogos do Heat ao vivo, de cabo a rabo, curtindo e torcendo para dar certo. Só acho que, se por um lado a escolha de James pode até ser encarada como um exemplo de humildade, por outro tende a diminuir seu status na perspectiva histórica. Ainda que ele levante suas taças e seja feliz, Wade, o dono do quintal, estará ali. E só título por título, vocês sabem, até o Scalabrine tem.



Após sete anos sem conseguir levar os Cavs ao topo (não por culpa exclusiva dele, claro), LeBron incinerou sua relação com a cidade de Cleveland. Até aí, é do jogo. Mas em vez de buscar um desafio de verdade, capaz de elevar ainda mais sua reputação, ele optou pelo caminho fácil do time All-Star. Infelizmente, o rei se acovardou.

63 comentários:

Anônimo disse...

Concordo!

Marexal disse...

Com todo respeito, esse foi o pior texto seu que li em anos que acompanho o rebote. Uma legítima M..., com todo respeito. Sábado tem o time do Brasil aqui em POA contra o Uruguai, sabe que time vai a quadra?

Anônimo disse...

Vai a pergunta:
Um "rei" tem que ser necessariamente arrogante e prepotente a ponto de só querer ser campeão "sozinho", levando um time nas costas?
Ou será que um "rei" pode ter a humildade de aceitar dividir o estrelato em prol do objetivo maior do esporte, ser campeão?

não é uma crítica, é só algo que pensei e não consegui formar opnião...

abraços

Dinho Diniz disse...

Rei chama-se MJ principe é Kobe.....
súditos são os demais como Lebron....
vcs já tão dando titulo pro Heat kkkkkkkkk calma pessoal..Lakers ainda é melhor....KOBE GASOL BYNUM ODOM STEVE BLAKE FISHER ARTEST...Kobe é melhor Lebron\Wade....Gasol é melhor que Bosh....que vai marca Bynum? Heat iria ganha na armação, e eles ainda nem tem banco,,,vamos com calma........ Nãoi vamos eskece os velhinhos do Celtics que se reforaçaram...flw

Anônimo disse...

Rodrigo, desculpe o palavrão: CA...... !!!!!!!!

Concordo com cada palavra sua, principalmente no ponto em que vc toca sobre o Lebron ser feliz, se a mudança é baseada nesse sentindo, não há quem possa ou quem tenha direito de conquestar. Ele que busque sua felicidade.

Quanto a ser campeão ainda tem que avisar ao LA, ao Boston, ao Spurs que podem aparecer com 4 craques.

Bem vamos a temporada que será especial.

Que Lebron seja feliz com ou sem titulo.

Abs

Alexandre Reis

Anônimo disse...

Concordo. Mais você cometeu o crime de não citar o Tim Duncan entre as estrelas que foram campeãs.

Anônimo disse...

Disse tudo

Anônimo disse...

Concordo em gênero, número e grau

Arthur Malaspina disse...

Insisto que esqueceram de avisar o Kobe que ele não vai ganhar esse ano... será que ele vai levar de boa ou vai melar a festa?

Flávio Vieira disse...

os time dos Spurs, ao meu ver, virou o fio. é a minha opinião. FATO.

Quanto ao Lebron, ao meu ver, tomou uma decisão dificil, ele pesou tudo isto antes de decidir e pensou: eu vou pra NY fazer o que? Ser o melhor jogador da história do time e ñao vencer nada? Ou vou pra Chicago, e ser sempre o terceiro melhor do time na história? Ou ficar em Cleveland, ser eternamente REI, mas sem - provavelmente - um anel de campeão?

Ficou meio como Malone - que perdeu seus melhores anos em UTAH sendo fiel ao time - ou como Drexler, que aceitou ser mais um - e que mais um - no Houston e ser campeão. Claro que Clyde Drexler era veterano e que Malone depois foi tentar no Lakers, mas acho que vcs entendem o que quis dizer...

Acho que o HEAT tem tudo pra crescer e virar a próxima dinastia. Se o Bulls conseguiu com Jordan e Pippen, pq não o HEAT com uma dupla, pra mim, melhor... eu falei a DUPLA... e com um pivô, algo que aquele Bulls nunca teve...

Chato disse...

Pelo tamanho do ego do Lebron, eu acho que esse time do Heat uma hora pode implodir, como o Lakers de Kobe e Shaq implodiu, a não ser que tenha uma mudança muito grande no comportamento dele. Pq todos sabem que o Rei de Miami se chama Wade. Vai precisar de duas bolas de basquete nos jogos do Heat.

eZ disse...

Rodrigo, eu estava lendo o texto que o Eddie Johnson escreveu à respeito e acho que ele tem toda a razão.

Todos comparam Lebron a MJ, matador, sangue frio mas creio que não é por aí a praia dele. O cara realmente joga um basquete bem solidário e ainda acho, desde a época que o Paul Silas o colocava para jogar na 1 que realmente lá é o lugar dele e esse foi o erro do Cavs. Deveriam trazer um scorer number 1 e liberar o Lebron para preencher todo o resto das estatísticas do jogo.

Acho que ele mesmo deve ter pensado nisso e creio que pat riley deve não só voltar a treinar a beira da quadra como bombar vídeos do showtime do lakers tentando fazer com que lebron seja o novo magic. E na boa ? Eu acho que isso está para acontecer. Não sei se no primeiro ano, tlvz demore um pouco, pois vão realmente precisar montar um time ao redor para fazer o jogo sujo.

Concordo com o Gilbert quando ele diz que o Lebron já tinha pulado fora do cavs e se encheu já no meio dos playoffs e tb acho q não tenha sido a menlhor maneira.

Acho que realmente o jogo dele não é, apesar de ter tido ótimas performances, mais indicado para ser o goto guy, o matador sempre, apesar de isso poder acontecer várias e várias vezes.

Acho realmente, caso não haja uma catástrofe sem tamanhos de o time não dar certo, que estamos diante do novo magic johnson e pat riley vai dar um jeito disso acontecer.

Mesmo que o time naufrague, não ganhe nada e fiquei com a estígma do maior fail da história da liga, será memorável vê-los jogar.

Quanto a se acovardar, eu acho que em qq outro time ele seria o goto guy, com obrigação de marcar 50 por noite. Agora ele não precisa. Ele sabe que não está no mesmo nível dos grandes matadores, pelo menos nesse quesito, mas sim, é o mais atlético e mais completo jogador do mundo e isso ng pode negar.

último quarto, última bola, bola na mão o wade, buzzer beater, cesta.

lebron 20pts, 15 rebotes, 15 assistências, 3 tocos ...

Antes que me chamem de paga pau do lebron, estou fazendo uma análise racional sem compará-lo com os grandes killers do basquete, pq realmente ficou provado em cleveland que ele não faz e não fará parte desse grupo. É outro tipo de jogador.

Será q dá p cravar que ele lidera a nba em assistências esse ano ?

Anônimo disse...

Bem , o Kobe Bryant so tinha conquistado titulos qdo teve o shaq ao seu lado!

Qdo ele saiu, so patinou, nao conseguia nada e so voltou a conquistar agora pq chegou o Paul Gasol!

Vai colocar asterico para o Kobe tb?

Ninguem joga sozinho!

eZ disse...

Mas é diferente. O kobe precisa de suporte, como todos precisam. Mas lebron, na minha opnião precisa de um goto guy perto dele e acho q ele se eu conta disso. Um cara que possa meter 30 toda noite enquanto ele preenche as estatíscias e claro, facilita a vida do cara que marca 30 em poucos chutes.

Acho que isso faz todo o sentido. Não é o caso de kobe, que vai sempre p as cabeças e decide, segura a bola no fim do jogo. Não estou comparando os dois. Apenas dizendo que são estilos diferentes.


Estou ansioso para vê-lo na função de magic ao invés de MJ que tinha em cleveland.

Anônimo disse...

Rodrigo.

Não concordo com o seu texto. Porque não escreve assim quando fala de Kobe. Ele teve que ter a ajuda de Gasol para voltar a ser campeão. Alias ninguem comenta também mas o Lakers ainda acertam com o Ron Artest que até outro dia, fazia parte dos grandes jogadores da NBA. Ou seja, na NBA fazem de TUDO para que o Lakers estejam sempre por cima. Uma verdadeira VERGONHA. O campeonato perde a graça antes de começar. Favas contadas. Finalmente apareceu alguem que quer acabar com o espetaculo combinado. Este cara se chama LEBRON. Ele e Wade tem tudo para acabar com este enredo. Vamos só esperar que os juizes não atrapalhem o espetaculo

eZ disse...

Eu acho que essa história do lebron iniciará uma nova era na nba .. como eu disse antes ... termos grandes times com estrelas jogando junto e jogos fantásticos ...



eu aina creio que chris paul, d12 e talvez carmelo anthony jogarão juntos em NY num futuro próximo ..


haverão mais times fortes e isso será ótimo para o espetáculo ...

o problema vai ser aguentar mais um ano com o knicks tomando porrada :(

e donnie walsh parece q vai abandonar o barco, alegando problemas de saúde ...

tá feia a coisa .. ele deve ter enfartado quando lebron anuncionou a ida p miami ..

2 anos fazend faxina e só veio stoudamire, que já estão chamano de Antonio McDyess 2, a missão

hahaha

Anônimo disse...

Qual outro jogador na História conseguiu alguma coisa sozinho?
O Kevin Garnett é menor por ter ido ao Celtics?
O Duncan seria tão vitorioso sem David e depois o Parker?
Até mesmo Kobe que como sabemos fracassou quando não tinha ninguém de alto nível... Então não venha com essa de acovardou pq se ele passa a carreira inteira sem títulos iriam falar que ele não era bom o bastante.
Quantos anos se passaram até o Deus Michael Jordan ganhar um título.
Treinador, elenco de apoio, tudo isso conta a favor de um título.
Outra coisa que vc's esquecem, o Big 3 de Miami são amigos de longa data, sem comparações com outros problema enfrentados por outros jogadores.
Mas vamos ver o que acontece.

Anônimo disse...

Que choradeira idiota. O que importa não são títulos? Não era isso que "faltava ao James"? Agora que a possibilidade é real, já não serve. Ele tem que ganhar sozinho pra valer o "marketing".

Vai ser coisa linda ver esse time do Heat jogar.

Anônimo disse...

Meu vcs são burros pra caralho, não entendem o q o cara ta falando na matéria não é o caso do lebron jogar sozinho...em chicado ele jogaria com jogadores bons mas la ele seria o principal jogador e no heat ele dividirá essa tarefa com wade e bosh...
Seria mais ou menos a mesma coisa q o kobe faz com o lakers hje em dia....onde na hora do vamo vê ele q pega a bola e decide....

Anônimo disse...

Conversa fiada. Pra onde ele fosse (Cavs ou Bulls), iriam tentar diminuir o mérito do cara caso conquiste um título. Pras Lebronzetes e pros haters o cara teria que jogar no Cavs ou no Knicks até o fim da vida e tentar ganhar lá pra provar que ele não é um "produto da mídia". O lance do "sozinho" é nesse sentido.

Parabens ao LeBron e à jogada de mestre do Heat. O basquete agradece.

Anônimo disse...

Uma correção (Heat ou Bulls)

eZ disse...

"Anônimo Anônimo disse...

Meu vcs são burros pra caralho, não entendem o q o cara ta falando na matéria não é o caso do lebron jogar sozinho"

#lol

Vinsanity disse...

Lebron é um cagão!!!

Alexandre Estefan disse...

Acho que o erro do Lebron foi se juntar ao Wade em Miami, mas se os 2 (e mais qualquer outro) fossem para o Knicks por exemplo, um área "comum" a ambos, iria gostar demais.
Que o Lebron se apequenou, é consenso, mas, falando de Kobe, para quem gosta dessa discussão, se Kobe conquista o 6º título em cima desse trio, entra para a academia de letras e vira imortal e ao menos eu, torcedor do Chicago, fã de Jordan, não terei argumentos para os que elevam o Kobe ao posto de maior da história.
E digo isso por conta da mídia, que olhando no papel, acho que o Heat será um time inferior ao Lakers, é só o Lakers conseguir o milagre de manter todo o time fora da enfermaria.
Importante falar, Gasol >>>>> Bosh

Anônimo disse...

O que o Rodrigo tá querendo dizer e ninguém quer entender é o seguinte (guardada as devidas proporções): Jordan teve a ajuda de Pippen.
Magic teve a ajuda de Jabba.
Bird teve a ajuda de Maxwell.

Ou seja, nunca foi foi Jordan, Magic e Pippen. Nunca Foi Magic, Jordan e Jabbar. E nem Bird, Jordan e Maxuell.

Ou seja, nenhum dos três melhores jogadores da era Jordan jogaram num mesmo time, numa mesma época em suas melhores formas. O que ocorre no Heat é juntar dois dos três melhores jogadores da era atual, não só na mesma época, mas no esplendor de sua forma física, e em sua melhor fase da carreira. É como se juntassem, Jerry West e Bill Russel no mesmo Celtics, ou ou Magic e Bird no mesmo Lakers, ou Jordan e Magic no mesmo Bulls. Mesmo quando o Lakers juntou Shaq (um dos 3 melhore de sua época) com Kobe (um dos 3 melhores da época atual) Kobe ainda era um moleque, mas mesmo assim ele é cobrado por não ter ganho sozinho. Paul Gasol não é um dos três melhores jogadores de sua época, nem Ron Artest. O trio do Boston então nem se fala, nenhum deles está entre os três melhores. Por isso que o mérito de Lebron diminuirá sim se comparado com outros.

Heverton Elias

Anônimo disse...

Só pra completar o texto acima, não quero dizer que o fato dele ter a ajuda de um dos três grandes fará dele menos jogador, mas da mesma forma que as pessoas diminuem Kobe por causa dos títulos com Shaq, no caso de LeBron isso vai ser ainda mais gritante.

Heverton Elias

eZ disse...

o lebron foi embora mesmo pq o delonte west comeu a mãe dele hahahaha



http://www.youtube.com/watch?v=izpuDwusAfM&feature=player_embedded

Anônimo disse...

Outro ponto importante da questão é que se Lebron for campeão será campeão no Heat do Wade (como o Lakers é do Kobe, Boston é do Pierce, NO é do CP9) e não no Heat do Lebron. Ele sai do posto de estrela número 1, para assumir o posto de estrela número 2.

Anônimo disse...

Um anônimo postou isso aqui:

"Ou seja, na NBA fazem de TUDO para que o Lakers estejam sempre por cima. Uma verdadeira VERGONHA. O campeonato perde a graça antes de começar. Favas contadas. Finalmente apareceu alguem que quer acabar com o espetaculo combinado."

O amigo só esqueceu de dizer que a barganha Bosh, LeBron e Wade só foi possível porque a NBA voltou atrás quando havia planejado diminuir o limite salarial na NBA. O limite cairia para uns U$56 milhões, fato que poderia impedir a união Bosh, Wade LeBron. Ao invés de diminuir ou estacionar o limite subiu sobe para U$59milhões. Quem foi o mais favorecido com isso? Lakers ou Heat?
Duvido que o David Stern não recebeu um telefonema dizendo que se aumentasse o caps dos times essa união sairia do papel. Aí ele fez as contas de quanto dinheiro iria entrar na liga com a possibilidade do Supe Miami Heat, e aumentou o limite quando todos esperavam que ela iria diminuir. Deu no que deu. Quem é o favorecido agora?

JB disse...

Aos que estao falando que o lebron eh um cagao, provavelmente torcem pro lakers e estao com medo
Pois bem, Kobe ganhou 5, sendo q 3 foram como coadjuvante principal... o astro do time TODO mundo sabe que era o shaq...
nos dois ultimos, teve a ajuda de um otimo gasol. E por sinal, no jogo jogo 7 quem assumiu foi o gasool, nao o kobe.
Entao nao me venha com esse de ser covarde, pq ganhar um titulo na nba sozinho eh imposivel. Jordan teve pippen e um dos melhores defensores de garrafao da historia.
ENgracado, o cara deixa de ganhar 30 milhoes pra poder jogar num time que seja campeao, e todo mundo chama ele de cagao.
Brincadeira... Concordo com o amigo la de cima... pior texto que ja li.

Leandro disse...

Rodrigo, não concordo com o texto. Por que para LeBron entrar no tão desejado "Olimpo" ele, necessariamente, precisa ganhar sozinho? Isso é besteira, egoísmo e faz parte da cultura individualista que o esporte carrega. Ele pode, muito bem, juntamente com Wade e Bosh ser vitorioso, aclamado e conseguir tudo que quer. Sinto que estamos torcendo para dar errado, só para que no futuro todos digam "É LeBron, eu sabia!".
Abraço

Felipe Jr disse...

seguinte..

O resultado final disso tudo todo mundo já sabe:

Lakers Champs

Não sei o por que de tanta discussão.

aheuaheuaheuhaeuhaeu

c ya at finals bro'

Anônimo disse...

INCRIVEL! FOI UM DOS POST MAIS ESTRANHOS E MAL COMPARADOS QUE EU JÁ PRESENCIEI. TÁ CERTO QUE COMPARA É MEIO ERRADO, MAS VC ESQUECEU DO KOBE?(eu sou fã dele)...mas ele conseguiu 3 titulos com o SHAQ E PHIL E OUTROS 2 COM PHIL, BYNUM E PAU.... não sei se vc lembrou disso na hora de escrever, mas vc comparou mto mal...

Anônimo disse...

aposto que se o King James escolhesse Cavs e conseguir ganhar UMA final... todos ainda iriam encher o saco dele, chamando-o de amarelão e etc....

Anônimo disse...

Uma pena que sua comparação não teve nomes como Stockton, Malone, Ewing, Webber, Nash e Nowitizki.... todos GRANDES JOGADORES e nenhum com titulo, é talvez o Horry deveria estar nesse SELETO que você citou.

Anônimo disse...

um lixo esse seu texto, quando vc comentava na globo.com ainda não tinha adquirido esse ódio do Lebron

Bruno disse...

Concordo integralmente com o texto do rodrigo.

O Rei pediu as contas, aos 25 anos, e resolveu se juntar ao time de all stars ao invés de batalhar mais e mais para o cleveland ser campeão e, quando isso acontecesse, iria valer muito mais, tanto para o Lebron, como para a franquia e, por que não, para a NBA.

Lebron resolveu escolher a saída fácil.

E não venham comparar Lebron com KG,Malone,Drexler,etc:esses caras fizeram o possível e o impossível para trazer um titulo para suas franquias por mais de uma década, e não conseguiram.Por isso, com seus 30 e poucos anos, resolveram se darem uma chance de vencer um anel antes do fim.em praticamente todos os casos, talvez com exceção de KG, a própria torcida de seus ex-times entendeu a decisão.

Lebron fez isso aos 25 anos de idade, após vencer 2 mvp´s seguidos!F-R-O-U-X-O!!!

Concordo com o EZ sobre a provável utilização de Lebron no Heat, no estilo showtime de Riley no Lakers, e vai ser legal de ver.

Agora o Heat precisa de ter um elenco de apoio que seja no mínimo fraco, por que é possível que seja ainda pior do que isso.Não vejo o Heat campeão no primeiro ano, talvez nem no segundo.quando os MLE voltarem, ai eles serão absurdos de jogar contra.
Ano que vem é o ano do tri do Lakers.

João Dias disse...

Orlando campeão do Leste.

Escrevam o que eu to falando.

Heheheh

Peterson disse...

Rodrigo,

Sei que num tem nada haver com o tópico, mas te digo o seguinte: Nós torcedores do Bulls, após os fatos consumados podemos ser comparados com um museu, ou seja, vivemos de passado, afinal o presente é obscuro e o futuro promete ser nebuloso.

Fazer o que né? O Heat tem a raposa velha Pat Rilley e nós temos o "gde" Paxson...

Felipe disse...

Cara, vergonhosa essa decisão do Lebron. Nem vou entrar na questão de ele fazer um programa de televisão para anunciar sua decisão, provavelmente o ato mais ridículo da história da liga. Mas se eu fosse torcedor do Cavs eu iria estar muito bravo neste momento.
Eu entendi muito bem esse texto e concordo plenamente. Como ja foi citado milhões de vezes, nenhum grande jogador, por melhor que seja, consegue ganhar um título sozinho. Mas todos os grandes (Jordan, Magic, Bird e o prórpio Kobe) tiveram pelo menos um título com seu nome.

Com certeza agora alguem vai falar "mas o Kobe so conseguiu ser campeão com o Gasol e Bynum". Bem, o Kobe passou 4 temporadas com uma equipe ridícula que mal chegava aos playoffs mesmo com ele fazendo 40 pontos por jogo. E mesmo depois da chegada do espanhol Kobe foi sempre o dono do time, portanto podemos dizer sim que esse dois titulos tiveram sua marca.
Agora qual vai ser o mérito do Lebron de ganhar um anel junto com dois dos melhores jogadores da liga?

Ricardo disse...

Concordo com o post, Rodrigo!

Eu torcia para que o Cavs conseguisse um título, mas essa mudança de equipe foi tão oportunista que me deixou bem desapontado com o LeBron.

Se alguém achava que o novo MJ tinha surgido, já deve ter acordado do sonho.

Se não bastasse a situação ridícula de trocar de equipe, ele ainda passou o papel de trouxa por fazer o anúncio em uma entrevista que foi ao ar no mundo inteiro.

pj disse...

o pior texto escrito nesse blog!!!
e olha que te acompanho faz tempo!!
desde quando querer ser campeão é ser covarde??
melhor garantir um anel em conjunto do que liderar a vida toda uma equipe que nunca ganhara nada!!! exemplos não faltam reggie miller, allen iverson, pat ewing, chris webber, charles barkley e muitos outros que ficarasm marcados por não terem um anel!!!
não axo covardia msm se tornar uma subestrela pra ser campeão de maneira alguma!!

Jota_Londrina disse...

Nunca gostei do Lebron, e isso se deve por eu ser fã do Kobe. Única e exclusivamente por isso. É difícl admitir que existe outro jogador tão bom quanto seu ídolo. Mas acontece, "os melhores são tb os mais odiados".

Confesso que ficaria feliz de ver Kobe e Lebron juntos no Lakers. Kobe ficando velhinho e Lebron assumindo o comando.

Esse papo de que wade será o garotinho de Miami é conversa... veja no celtics... todo mundo fala em big3 ou big4, ninguem fala que é o Paul Pierce mais dois...

Nesse primeiro ano acho que vai faltar roster, mas no ano que vem e nos outros que virão será difícil segurar o miami.

Vai ser bonito ver esses caras jogando... tomara que cheguem na final..... mas percam pro meu Lakers...heheh

Sucesso Lebron, Wade e Bosh... bora jogar basquete, que é o que vcs fazem muito bem.

Anônimo disse...

INCRIVEL RODRIGO, SUAS TEORIAS MUDA DE UMA HORA PARA OUTRA. VOCE FALOU MAIS DE 5 VEZES NESSE BLOG QUE O LEBRON NÃO IA FICAR NA ELITE SE ELE NÃO VENCESSE UM TITULO DA NBA... AGORA QUE ELE TEM A VERDADEIRA CHANCE, VOCÊ FALA QUE ELE FEZ MAL ESCOLHA..... HIPOCRISIA É UMA DAS PIORES COISAS DO HOMEM.

Gustavo disse...

Rodrigo me desculpe mais vc escreveu um grande absurdo!!!!

As pessoas tem mania de querer diminuir o LeBron, q ridículo! Tanto LeBron qt Kobe, Wade, Carmelo todos serão lembrados como uns dos melhores da história, pra mim uma geração de ouro que fez a geração de "viúvas do Jordan" voltarem a ter tesão em acompanhar basquete, e nada, nem ninguém vai diminuir o brilho do LeBron ou de qlq que seja o jogador dessa geração.

As pessoas tem uma maldade nas palavras qd falam do LeBron que me irrita! Lembrem-se de uma coisa: QUALQUER DECISÃO QUE O LEBRON TOMASSE, SERIA CRITICADO!

E se ele tivesse ficado no Cavs ou ido pra NY?? Estariam descendo a lenha nele dizendo que abriu mão de ser Campeão no Heat ou no Bulls pra encher o bolso de grana, assim como estão fazendo com o joe jhonson.

O LEBRON É ODIADO! E vc Rodrigo não conseguiu disfarçar que é mais um desses caras que fazem de tudo pra diminuir o quão espetacular é esse garoto chamado LeBron James.

Quem ganha sozinho? Quem ganhou sozinho? me fale um... ou vcs, que odeiam lebron não reconhecem os papeis de Pippen, Shaq e Gasol?? O que seria do Kobe no jogo 7 se não fosse Artest e Gasol? O que seria do Kevin Garnett sem o Allen e Pierce e vice e versa? Título só vale se for sozinho? Engraçado, mais eu nunca vi um genio e mais quatro cabeças de bagre ganharem título.

Adoro vc e seu blog, mais honestamente, sua opinião sobre a decisão do LeBron foi muito infeliz.

E Para mim com anel ou sem anel o LeBron já está nesse caminho de maiores da história, e junto com Wade e Bosh pode não só cravar seu nome de vez na historia do basquete ( para os que ainda acham que ele não cravou) como colocar na história do basquete um dos TIMES mais espetaculares que já pisaram em uma quadra!

Quanto aos que criticam o LeBron por tudo o que ele faz e de forma gratuita...só digo uma coisa:

"O ESPÍRITO DE PORCO NUNCA ESTÁ SATISFEITO"

Gustavo dos Santos

Anônimo disse...

Concordo com o Gustavo e com o Jota...
No Bulls seria a sombra do Jordan.
No Cavs ia ficar com aquela coisa 8 anos e nenhum título.
Fez certo o Lebron...
GO Heat.

Rodrigo Alves disse...

Povo,

Geralmente deixo a caixinha só para os leitores, mas como teve gente que não entendeu o que escrevi, resolvi dar uma passada rápida. Eu não disse que LeBron, para ser grande, deveria ser campeão sozinho. Ninguém é campeão sem pelo menos um coadjuvante de peso.

Só não entendo como vocês podem comparar a dupla LeBron-Wade a outras duplas como Jordan-Pippen e Kobe-Gasol. Por favor. Entre Jordan e Pippen, quem era o líder do time? Entre Kobe e Gasol, quem é o líder do time? Nem preciso responder, porque nos dois casos a diferença entre um jogador e outro é claríssima. Jordan e Kobe não foram campeões sozinhos, tiveram ótimos coadjuvantes, mas lideraram seus times em campanhas vitoriosas – eles eram os líderes, os craques, os donos dos times. Por isso se tornaram tão grandes.

Eu torcia pelo Chicago quando era garoto, tenho camisa do Pippen, sou fã do Pippen. É jogador de Hall da Fama, isso é fato. Mas ninguém é louco de dizer que ele estava no mesmo nível do Jordan. O Jordan foi MVP das finais seis vezes, só isso.

Kobe até pouco tempo era obrigado a conviver com a sombra do Shaq (este sim superastro), e se livrou dela ao ser campeão neste ano, bem coadjuvado por Gasol (que é um grande jogador, mas não é superastro). Provou que pode ser campeão liderando seu time, sendo “o cara”. Isso não tem nada a ver com “individualismo”, até porque, para ser esse grande líder, não se pode ser individualista, é preciso ter espírito coletivo.

LeBron não vai ser “coadjuvado” por Wade. Ele se sujeitou a ir para um lugar em que, no máximo, estará no mesmo nível do “dono do time”. E terá de brilhar muito para não ficar abaixo de Wade, já que ele é o ídolo local. Se os dois tivessem ido para Chicago, NY ou Nova Jersey, o papo até seria diferente, eles desenhariam uma trajetória juntos. Mas o Heat é o “time do Wade”, o Wade conquistou isso levando esse time ao título em 2006. LeBron se sujeitou a jogar no time do Wade para ganhar o seu título. E se ganhar vai ter que conviver com esta sombra, da mesma forma como Kobe conviveu durante a parceria com Shaq.

Volto a dizer. Vai ser muito legal ver o Miami jogar, torço para que dê certo (e tenho certeza que vai dar), e até acho que a atitude do LeBron mostrou uma humildade que pouca gente esperava. Mas não vai ser com títulos em Miami, ao lado de Wade, que LeBron vai garantir seu lugar no grupo seleto que tem Jordan, Magic, Bird, Wilt, Russell e Kobe. Só isso.

Abraços.

Anônimo disse...

Só faltou falar, "quer que desenha?"

Heverton Elias

David disse...

Essa questão de virar "lenda" do basquete talvez tenha ganhado uma relevância que para o jogador não seja importante.
O que o Lebron James escolheu ao ir para Miami foi: Morar em uma cidade tropical, com praia( ao contrário da gelada Cleveland), vai jogar com os amigos e trrá mais chance de ser campeão. Vai continuar muito rico, e terá qualidade de vida.Talvez isso, por incrível que pareça, tenha sido o otivo da decisão.

Anônimo disse...

Isso que não dá pra entender em vocês.. Dizem que para um jogador entrar para história tem que ganhar títulos... Ai depois dizem que para entrar para o seleto grupo, tem que ganhar sendo o nome do time. Daqui a pouco para entrar no seleto grupo terá que ter no mínimo 5 títulos.
Estão de brincadeira.
O Kobe não é menor por ter ganho o título com o Shaq, quem diz isso são os fans de outros times e a mídia que adora comparar jogadores, e que acaba influenciando vocês.
No fim das contas o que importa são os números, vai falar p algum torcedor do Lakers que o kobe ganhou títulos por conta do Shaq, ele vai te dizer, não importa mas ele tem 5 e acabou.
Enfim ganhar títulos para ser o MVP das finais é para os Historiadores e não para os fans do bom basquete.
Deixem o Lebron ganhar seus títulos ao lado do Wade e do Bosh... Como diria o Garnett : "Se eu soubesse que era tão bom ganhar um título, tinha saído antes".
Então Rodrigo, para com essa de time de wade, Lebron N°2 a história tem lugar p todo mundo.
Leonardo LBJ

Anônimo disse...

Esse heverton elias ehum babaca!
cala a boca o idiota!

Ricardo "Tio Zeca" Stabolito Jr. disse...

Bill Simmons: "Jordan teria querido vencer Wade, não se juntar a ele".

Anônimo disse...

Quanta babaquice.

O jogo é para ser jogado com prazer e com quem quiser ...

Se os caras querem se juntar, otimo pro basquete.

Mostra comprometimento com o jogo coletivo e não com individualidades infantis e estatisticas que nao levam a lugar nenhum ...

Anônimo disse...

Poxa, pra mim que sou torcedor do Cavs fui uma decepção gigante. A equipe fez tudo que o Lebrom queria por todos esse anos, contratou um time idel para jogar com ele, fez tudo que ele queria. Se ele não conseguiu anel ate então a culpa e só dele, principalmente depois daquela amarelada vergonhosa contra o Celtics nos playoffs desse ano.

Agora ele sai assim, num espatáculo ridículo e vergonhoso em rede nacional, tendo que se juntar com outros dois superastros para conseguir ganhar um anel. Lamentável isso. E é bom que ele consiga alguns anéis em Miami senão vai ser um dos maiores fracassos de história da liga.

Andy disse...

"Jordan teria querido vencer Wade, não se juntar a ele".[2]

eZ disse...

Time ideal para jogar com Lebron ? O time do cavs eh horrivel, o tecnico era horrivel e finalmente o lebron vai poder jogar em um time que vai poder ser o q realmente ele eh, o novo magic johnson ...

6"8 running the point :)

e gostaria de deixar bem claro q num sou lebronzete nem hater ... apenas nao vejo a hora de ver esse time jogando, como grande apreciador de basquete ..

e claro, quero ver amare posterizando e facializando o softbosh, por mais q eu ache que o knicks n chegue nos playoffs outra vez e donnie walsh aposenta no final da temporada, apos acertar com carmelo e chris paul ...

ja pensaram em paul/melo/amare vs lebron/wade/bosh ?

goknicks

eZ disse...

e sinceramente ? eu espero realmente que a moda pegue ...

sem discutir a decisao do lebron, espero que a moda realmente pegue e tenhamos 4, 5 times com varias estrelas ... o basquete soh tem a ganhar com isso e as rivalidades, que morreu no final dos anos 90 com a era dos maxout e allabout cap, retorne com tudo ...

estou maluco p odiar o heat novamente, como odiava nos tempos das brigas LJ e Zo ... lindo! acho q vou ate rever o video do van gundy grudado na perna novamente p matar a saudade daquele basquete bonito onde jogadores se odiavam, saiam no tapa, handcheck n era falta e o bicho pegava :)


todo mundo agora vai dar o sangue e jogar o dobro quando for contra o heat ... pensem no kobe se esforcando para meter 50 contra os caras, gasol jogando fisicamente p cima de bosh, amare procurando facializar todo mundo, e melo reativando a rivalidade dos tempos de escola. ...

Anônimo disse...

Rodrigo,
Esta cobrança em cima do LeBron é uma grande besteira. Você já está especulando em cima de um possível título que ninguém pode saber em que condições será conquistado!

Achei sensacional a escolha de LeBron. Um exercício de humildade dele e de Dwyane Wade que o recebeu de braços abertos.

Este seu texto merece uma reflexão de sua parte: é uma grande bobagem!

JRamone disse...

O que era o Chicago antes de Jordan?
O que era o Rockets antes de Hakeen e Drexler?
Entre outros tantos exemplos, James falhou na tarefa de colocar a cidade no mapa como campeao. O Rodrigo ilustrou bem. Acovardou-se.
Lembremos: Ray Allen e Garnett fizeram o mesmo. Entre outros exemplos. James tem (tinha) mais status, mais mídia, o impacto é maior. Será o sucesso mais fracassado da história.


Sucesso!

Anônimo disse...

COVARDE!

Anônimo disse...

deve-se levar em consderação que o jogo de Lebron pode ficar melhor com os novos companheiros

o os lendários tiveram bons parceiros também, não eram Mo Wilians, ou Delonte West ou big Z não... eram Pipen, Bill Wanton, Abdul-Jabar entre outros sensacionais

eu acredito que agora sim Lebron está mais próximo desse seleto grupo...

araço a todos

Anônimo disse...

COVARDE!

E gostaria de fazer uma pergunta: As Lebronzetes brasileiras vão mudar de time também?

Luiz Fernando Paes disse...

muita gente não teve boas aulas de interpretação de texto na escola, pois não entendem o ponto principal do argumento do Rodrigo, e respondem de maneira oposta ao que o cara está tentando dizer ..

e dizer que o time do Cleveland era muito ruim por isso que não deu nada é ser muito cego ..

os Cavs trouxeram Ben Wallace, Shaq, tinham big Z, agora trouxeram A. Jamison que é um bom coadjuvante, além do Mo Williams, entre outros cumpridores ..

tanto que o time fez boas campanhas, sempre entre os primeiros da fase regular .. várias vitórias seguidas, e tudo mais ..

o que faltou foi no momento de decisão a bola cair, ou algo assim ..

agora resolveu apelar, paciência ..