segunda-feira, 12 de julho de 2010






A semana começa na NBA com duas notícias relevantes envolvendo jogadores brasileiros. Leandrinho vai mesmo para o Toronto Raptors, e Tiago Splitter vai mesmo para o San Antonio Spurs. Cada um no seu canto, os dois encaram desafios enormes. Leandro tenta reencontrar seu basquete; Tiago deixa a vida de rei na Espanha para recomeçar quase do zero em novo cenário. Acho que as duas notícias são muito boas. Vou tentar explicar.

A princípio, a ida de Leandrinho para o Canadá parece uma roubada, já que os Raptors ficaram sem Chris Bosh e Turkoglu. É um time que deve brigar no máximo por uma vaguinha na bacia das almas dos playoffs. Sim, esse é o lado ruim. Mas é preciso notar que:

1) Leandrinho precisava mesmo sair de Phoenix, isso é um fato. Desde a saída de Mike D`Antoni (e do irmão Dan, mentor do brasileiro), ele não conseguia se encontrar. Na última temporada, ainda conviveu com problemas de lesão e a morte da mãe. Agora, com filha pequena e a vida nova, está disposto a recomeçar.

2) O Phoenix, cá entre nós, também não tem a menor pinta de que vai longe. O time vai sentir muita falta de Stoudemire, e Nash que se vire. Ficar no Arizona também poderia ser uma roubada.

3) O ideal talvez fosse se juntar a Amare e aos irmãos D`Antoni em Nova York, mas as coisas não são simples assim. Ninguém (a não ser um LeBron da vida) escolhe onde quer jogar. A oportunidade que surgiu foi Toronto, então Leandrinho deve agarrá-la. Terá muito mais oportunidade de mostrar serviço e recuperar seu bom basquete.

Sobre Splitter, há pouco a discutir. O momento do salto para a NBA não poderia ser melhor. O pivô vem no auge da carreira, brilhando na Espanha, e ainda vai ter duas peças fundamentais para ajudar na transição: Tim Duncan, o mentor da posição, e Manu Ginóbili, o mentor da situação – ele também fez o salto da Europa. Continuo achando que Tiago tem tudo para ser, disparado, o melhor brasileiro que já jogou nos Estados Unidos. Não que ele vá ser o novo Bill Russell, mas o vejo tranquilamente, daqui a alguns anos, em posição muito próxima à de Pau Gasol hoje. Exagero? Será? O que você acha? Diga na caixinha.

28 comentários:

Ricardo disse...

É uma pena que o Leandrinho saiu do Suns! Tudo o que ele passou por lá, queria que tivesse um título ao lado Nash! Quanto torcer para eles... Pelo menos em Toronto poderá ter mais tempo de quadra, na temporada passada ele mal entrava.

Sobre o Splitter, concordo: ele tem tudo para se dar bem. Sucesso para ele!

Anônimo disse...

Não vejo Tiago como um novo Gasol mas nem fodendo !! Acho que ele tem muito potencial e com bastante trabalho pode ser um Scola... Pelo menos nos primeiro anos...

Anônimo disse...

Só pra complementar meu comentário anterior... Não quis desmerecer o Tiago, mas é que pra mim Gasol é hoje o melhor jogador de garrafão de toda a NBA... Não vejo o Tiago chegando nesse nível, até mesmo pela sua altura (um pouco mais baixo que PG).

Anônimo disse...

se ele chegar ao nivel de Scola num time como o Spurs, ele vai estar muito bem, o San Antonio pode aproveitar seu talento para ir longe nos playoffs com seu trio de ouro ja caminhando para a aposentadoria

Emerson Pires disse...

Eu acho que O Tiago tem potencial pra chegar sim ao nível do Pau Gasol. (Talvez em até dois anos) Vale lembrar que a liga espanhola, é de alto nível. Não ainda como a NBA, mas uma liga que está muito forte. Desejo sucesso ao Tiago, catarinense de Blumenau.

Ricardo disse...

Post do Nash no Twitter sobre o Leandrinho:

"Today's the end of an era. My close friend Leandrinho leaves the Suns making me the last player from 04-07. Great memories. Boa sorte irmao!"

A equipe mais divertida de se assistir já não existe mais!

Victor disse...

Não sei se ele chegaria ao nível do Gasol, mas tem tudo para chegar próximo sim. Ele tem talento, tem técnica e ainda é jovem, vai melhorar bastante na NBA.

Dizer que no máximo ele será um Scola é muito pouco pra ele. Não que o Scola seja ruim, mas os dois já jogaram juntos na Espanha, quando o time ainda se chamava Tau Ceramica, e lá eles dividam a responsabilidade. Splitter conseguiu tudo, ou até um pouco mais, que o Scola conseguiu na Liga ACB e tem 5 anos de idade a menos.

O argentino chegou na NBA com 7 anos, Splitter chega com 25, são dois anos que vão fazer diferença. O brasileiro terá Duncan como mentor, que é um gênio do basquete, enquanto o Scola teve que aprender td meio que por contra própria.

DDefilippo disse...

Exagero! Ele é muito lento no ataque. No maximo que ele vai chegar será um Rick smits, pivo do Pacers nos anos 90. Lembra dele?

Abs

Anônimo disse...

Ainda acredito mais no Varejão e no Nenê como a melhor dupla de pivôs brasileiros.

Anônimo disse...

Quem sabe no futuro o canadense Nash não vá fazer companhia ao Leandrinho em Toronto?

Seria ótimo!

Fábio Carvalho disse...

Lembrei de uma conversa que tive com amigos alguns anos atrás. Disse, na época, que o Splitter poderia ser o novo Gasol, pois via muitas semelhanças. Claro que é um parâmetro complicado, pois se trata de um dos melhores pivôs da liga. Mas retrucaram que não havia comparações, pois o Gasol foi dominante na Europa, enquanto o Splitter ainda se projetava. Se ele será tão bom quanto Gasol ninguém pode afirmar. Mas que ele terá uma situação muito privilegiada, por ser treinado pelo Popovich e ter Duncan como mentor (alguém sabe trabalhar melhor os fundamentos do que ele?), ninguém pode negar. Pessoalmente, creio que o céu é o limite pro Tiago. Além do que, ele tem a cabeça no lugar, não vai enfrentar problemas com a língua como Nenê, Varejão e Leandrinho no começo, sem contar que deve ganhar minutos consideráveis de jogo. Nunca imaginei que o Varejão pudesse se tornar um dos melhores defensores da liga, então por que não ser otimista com o Splitter? Talento e trabalho duro não faltam nele. Portanto, também acho que ele tem tudo pra ser o melhor brazuca da liga.

Anônimo disse...

Novo Gasol ? Novo Scola ?
Ou até um novo Tiago!! Pq não ??
Ele chega com uma bagagem boa de europa tem um excelente treinador pra '' ensinar '' o tatico e um Otimo conselheiro pra ajudar a melhorar seu jogo tecnicamente que é o Duncan que querendo ou não pode e deve ensinar muitas coisas ao Tiago.
E ainda tem o plano fisico que ele tem tudo para ficar mais forte em pouco tempo,sem perder a velocidade logico!
Com essa soma de fatores podemos ver um '' novo '' jogador em pouco tempo.


Bruno Petry

silas disse...

quem fez esse comentario do Tiago nao sabe o qto e dificil ser MVP num pais como a Espanha so quem acompanhou o campeonato espanhol sabe o que ele jogou.

Anônimo disse...

Pra desenhar:

Gasol<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< Spliter.

Pena que vai jogar no time do INSS. Tem talento, mas vai ser enterrado em San Antonio.

Anônimo disse...

Lógico que é otimo pra ele.
Mas ele vai fazendo caridade pro Spurs. 10/3 e ainda pagando a maior parte da multa.
Nem os torcedores dos Spurs não tão acreditando nesse contrato (Só ver em forum). Melhor contrato do mundo pro Spurs.

Anônimo disse...

Sou eu aí de cima. Ver no http://twitter.com/draftbrasil

Alexandre Estefan disse...

Com esse contrato, fico até com medo de deixarem o Tiago no banco, sem dúvida foi mal agenciado.
10/3 para o Tiago e 14/4 para o Bonner.. complicado, ao menos vai estar livre aos 28 anos, quando pode estar no auge.
Já Leandrinho, pode virar ídolo em Toronto, ou sumir da NBA, se ficar no banco para o DeRozan, disputando minutos com o Belineli, complica.

Anônimo disse...

Splitter, já dominou a Europa (tal qual Gasol)...
...Splitter vai aprender com Duncan...
...Gasol aprendeu com quem???
...logo... se é pra comparar... Splitter tem mto mais futuro!!!

Amém!!!!

GO SPURS, GO!!!!

Flávio Vieira disse...

Sim, eu concordo que o Leandrinho vai se dar melhor em Toronto do que em Phoenix. Aliás, qualquer coisa neste momento pra ele é melhor do que Phoenix.
Splitter tem tudo, mas tudo mesmo, pra ser um novo Pau Gasol. Será o melhor brasileiro na NBA. Pode dar errado? Sim, claro. Mas no caso dele, as chances são bem pequenas...

Chato disse...

Concordo em tudo, só achei forçado a comparação com o Gasolzão! Acho mais provável que ele fique no nível do Gasolzinho ou Scola... (O que já é uma baita carreira na NBA!!)

David disse...

Olhaa, o Phoenix com Turkuglu e Josh Childres é capaz de pegar playoff outra vez.
A troca de Leandrinho por Turkugli mostra que os dois estão em baixa. O Toronto queria se livrar de Turkuglu( insdisplina e salário alto e por vários anos) e aceitou Leandrinho por que ele fica sem contrato ano que vem.O único lado bom pra Leandrinho é ue ele vai ter tempo de quadr. SG é a pior posição do Toronto e eles aind aestão trocando o José Calderon, o PG deles.

eZ disse...

tem mais 2 ou 3 SG para concorrer com o leandrinho em toronto....

e ainda tem um agravante q é a saída do calderón ... acho q isso vai fazer com que ele jogue muitos minutos na 1 e sinceramente, acho que não é uma boa para ele .. pra mim, caso não seja trocado novamente, a tendência é se apequenar e sumir da liga, infelizmente ... espero q eu esteja errado ...

Quanto ao Tiago, estou curioso para ver como ele se comporta na defesa e nos rebotes no nível da nba ... também quero saber quem vai ser o cincão, se ele ou duncan. Creio que se ele jogar na 4 e adicionar um bom arremesso de média distância, realmente o céu é o limite e digo céu mesmo ... pelo que leio estão botando muita, muita fé nele lá e há vários times que gostaria de contar com os seus serviços ... caso não dê certo, é um contrato facinho de se trocar e seven footers não crescem no chão (6'11 antes q algum chato pegue no meu pé, mas é força de expressão ) :)

Acho também que o basquete do varejão vai crescer com a saída de lebron... o inútil do mike brown, pelo menos, sabe treinar uma boa defesa e fez com que varejão se tornasse um ótimo defensor. Jogo ofensivo sabemos que ele tem e creio que sem lebron sobrará mais bolinhas para todos, inclusive para ele.

Ainda sobre as trocas, acho q turkoglu vai renascer no suns. Eu o vejo dando uma nova dinâmica no jogo do suns fazendo o point forward q ele tanto mandou bem no orlando e vão criar problemas quando tiverem uma rotação mais alta como nash/turkoglu/warrick/frye/lopez ou até com turkoglu running the point e causando problemas, como causou no orlando, que aliás, ele jamais deveria ter saído de lá... claro q o talento de amare faz falta, mas acho que como um time, o suns ficou melhor, mais equilibrado e com muito mais opções ... childress não deu certo na europa como deveria e creio que virá babando também para mostrar serviço

o suns vem forte ....

Anônimo disse...

Considerar Tiago o melhor brasileiro ainda é mt cedo... pra dizer isso leandrinho é muito bom tem mt respeito na liga Nene tem jogado bastante também, de repente comparar Splitter com Leandrinho e Nene não é mt correto até pela diferença de funções que é mt grande se tratando do Leandrinho e as lesões que o Nene teve q passar...os 3 são ótimos jogadores Splitter só tende a crescer na NBA e Leandrinho vai ter mais minutos e status melhores, torço muito pra que os 3 tenha uma ótima temporada

Anônimo disse...

Será que Duncan vai usar a bengala pra ensinar o Tiago? #dúvida

Anônimo disse...

bom dia!
é impressionante como uma parte dos brasileiros ainda vive sob o manto da inferioridade (síndrome); para os americanos o pau gasol não é e nunca será o melhor pivô (tanto faz na posição 4, quanto na 5) da nba, simplesmente porque eles supervalorizam seus "astros" meia-boca, como stat, bosh e outros q o gasol detona nos jogos importantes (playoff, principalmente). nós, brasileiros, ao contrário, sempre acreditamos q o splitter e o varejão, principalmente, não deveriam disputar nem a liga brasileira.
EU, pessoalmente, acredito q o Brasil possui 3 dos melhores pivôs do mundo na atualidade: splitter, pela técnica, defesa e patriotismo; varejão, pela defesa e raça; e, nenê, pela força e velocidade.
abraço a todos,
jeferson.

Romolo Gascho - Joinville/SC disse...

Poxa!

Apesar de ser um knickerbocker roxo, essa camisa do Tiago branca tb vou comrpar com certeza, afinal, o Tiago é meu conterrâneo de Joinville (a família toda dele sempre jogou basquete e o pai dele foi campeão catarinense adulto aqui várias vezes pelo extinto união palmeiras), e, o Tiago cresceu e se criou em Blumenau onde surgiu para o basquete. Depois disso o primeiro técnico a levá-lo para as seleções foi o Kelvin Nunes Soares aqui de Joinville, que o levou para a seleção catarinense, e, dali em diante a história todos já sabem. o Tiago é um baita guri, grande profissional, de caráter, personalidade, com valores familiares sólidos, e, com certeza vai brilhar na NBA. A finada irmã dele deve estar muito orgulhosa e feliz lá no céu. Acho que o Tiago tem tudo pra ser o brasileiro ocm melhor performance na NBA em um futuro próximo e até de ser uns dos 5 melhores estrangeiros da Liga. A prova de que o momento é agora, é que caso ficasse na Espanha ganharia muito mais dinheiro. Foi mal agenciado ao meu ver, pois o onner pro exemplo, coneguiu um cotnrato melhor que o dele. Mas, nessas horas, dinheiro nem é o que mais conta.

Anônimo disse...

Tiago vai ser um novo Biedrins... Pra mim já estaria bom...

Felipe Jr disse...

grande coisa ; o que ninguem percebeu é que agora existe o Cavs de Vareeejãoo !!!

ahuehauehuaheuaheuaheuaheuaheuahe

se é que vcs me entendem