sábado, 17 de julho de 2010

AS MUDANÇAS PARA O NBB-3


A Assembleia Geral da LNB se reuniu neste sábado em São Paulo, e 18 clubes entregaram suas fichas de inscrição para o NBB 2010/11. São os 14 que disputaram o último campeonato e mais Limeira, Uberlândia, Nova Iguaçu e Rio Claro. Antes de cravar quem vai estar no próximo torneio, a liga avisa que seu departamento técnico "fará a avaliação de todas as equipes para verificar se terão condições técnicas e estruturais de atuarem no NBB". A lista definitiva sai em duas semanas. E aí está um grande desafio.

Não sei se o prazo de duas semanas é suficiente para avaliar 18 clubes e saber, com certeza, se eles têm condições de disputar o campeonato, montar elencos competitivos, oferecer ginásios adequados, pagar corretamente seus atletas. E não falo apenas das equipes novatas – vale lembrar que o Flamengo tem vasto histórico de atraso nos salários. O Londrina, que mergulhou numa incrível crise no último torneio, está inscrito de novo. E aí, como fica?

Outro ponto importante é que o formato dos playoffs deve mudar de novo - e agora de forma radical. Após o mata-mata de 5º a 12º e as quartas de final, não haverá semifinal, e sim um quadrangular, com turno e returno. Dali sairão os dois finalistas, e a decisão será disputada em jogo único, como acontece na Superliga de vôlei - o assunto ainda será discutido com a Rede Globo. A mudança é obviamente uma tentativa de emplacar a final na TV aberta.

Pessoalmente, não gosto. Não combina com o basquete e fica confuso para o público geral. Seriam quatro formatos diferentes dentro da fase decisiva: playoff repescagem, playoff normal (quartas de final), quadrandular e a final em jogo único - sem contar o (ótimo) Torneio Interligas, que reúne brasileiros e argentinos. Ou seja, quando acabar a primeira fase, o jeito vai ser distribuir uma apostila para o público: "Entenda os playoffs". Mexer na fórmula de disputa e no número de participantes a cada ano não ajuda em nada uma liga que ainda tenta se solidificar e conquistar torcedores.

E você, o que achou das mudanças? Comente na caixinha.

24 comentários:

Anônimo disse...

Bom deveriamos seguir a formula que mais da certo no mundo e principalmente no pais do basquete, mas como todos tem que se curvar a "toda poderosa", veja o exemplo do volei.
Vamos ver no que vai dar essa salada. Continuam brincando com o basquete.

Anônimo disse...

RIDICULO!!!!!!

Botaram os 3 pataetas para criar um campeonato?

Leonel disse...

Essa fórmula é uma piada sem graça!

Um colega já usou a palavra, mas vale a pena repetir: RIDÍCULO!!!!!

As finais do vôlei no formato Rede Globo ficaram sem graça. E o basquete vai repetir!

Todos os times da Liga de vôlei estão pensando em mudar, por que o basquete quer imitar?

Francisco Pereira disse...

Cara, falaram tudo: simplesmente ridículo o formato! Pelo amor de Deus, será que é tão difícil? Simplesmente não dá para agradar todo mundo. A Globo que se f...!!!
Concordo com o colega acima: continuam brincando com o basquete.

Anônimo disse...

É porisso que não acompanho o basquete nacional há muito tempo... E a Globo sempre f... com o interesse dos amantes dos esportes. A verdade é que a Globo ODEIA ESPORTES e eu ODEIO a Globo!!!

Marcelo disse...

só tenho uma palavra:
HORRÍVEL!

Flavinho Dias disse...

Já começamos a andar para trás??? Primeiro, não acredito neste papo de analisar se os clubes têm condições de participar do campeonato. Muitos desta nova lista não tem, e mesmo assim participam (nova iguaçu, londrina, saldanha...). E mudar os playoffs de novo? por causa de 1 jogo!?!? triste...

Anônimo disse...

Alguém tem que tirar a gang que está se formando na máfia da NBB.
Kouros, Jorge Bacalhau, Rossi, Jorge Bauab e turma... NÃO são donos do basquete. Representam entidades que investem $$$ para o desenvolvimneto de uma liga. NÃO podem se perpetuar nos cargos!!!

O que está ocorrendo é um exemplo de que estão começando a se curvar a interesses próprios ao invés de pensar exclusivamnete no Basquete.
NBB1 e NBB2 foram muito bem......este desenho apresentado para a NBB3 é (como já foi dito acima) RIDÍCULO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CPI neles!


F. Pimentel

bigmanrj disse...

Conselho: Quando se tratar da Globo cuidado ao emitir uma opinião contrária. Os caras lêem tudo.
Além do mais, todo mundo que gosta do basquete é contra. 99% de quem gosta e entende deste esporte concorda em tudo.
Abs!

joao disse...

Fudeu. e eu acreditando nessa liga.

todos os topicos já foram citados aqui:
- Nao podemos mudar de formato de ano em ano, devemos solidificar a liga.
- A melhor liga do mundo segue uma forma. respeitando as devidas proporçoes, por que nao seguir essa forma?
- Infelizmente mais uma vez a liga cedeu a toda poderosa sem o menor pudor.

nao ia repetir isso, mas achei necessário, e olha que falta muita reclamaçao ainda.

joao disse...

Sobre a "fiscalizaçao" dos clubes, entendo o posicionamento de manter clubes com algum nivel de qualidade, que nao tornem o campeonato um grupo de times amadores.
Porém deveríamos rever essa palavra tao batida atualmente, o "profissionalismo". Hoje falamos sem ao menos entender.

Concordo que nao podemos inchar a liga com times despreparados, mas se a exigencia for alta nao haverá campeonato!

Deve existir uma politica de assistencialismo pelo menos nos 6 anos iniciais, visando a popularização da liga.
A rigidez extrema quanto aos times só dificultaria ainda mais a chegada do esporte à diversos meios.

Flora disse...

Ridículo. Po, quem cuida do basquete no Brasil só pode odiar o esporte. O que eles se esforçam pra destruir o basquete brasileiro não tá no gibi.

Mas melhor vc não falar nada contra Rodrigo, senão vc pede seu emprego. =p rsrsrsrs

Anônimo disse...

culpa da globo q quer ter mais audiençia,pow tudo isso ñ tem nada a haver e muito confuso.

Alexandre Estefan disse...

O erro da Liga é ter os direitos atrelados a Globo, que só os compra para que os demais canais não transmitam, então a conta desses dirigentes é feita de forma simples e ganho imediato, sem pensar no que se perde sem ter a transmissão.
O novo formato dos playoffs é ainda mais ridiculo do que o anterior, para uma liga se solidificar, não deveria ficar alterando o formato ano após ano.
Quanto ao aumento do nº de times, passam 2 pensamentos na minha cabeça. O primeiro é se o nível já é baixo, com o aumento do número de equipes o nivel tende a baixar, jogos ruins não vão atrair público, e depois vão reclamar.
Por outro lado, o basquete não há um sistema de "busca" de novos talentos como em outros esportes e com o aumento de times, vão aumentar as chances de jovens valores aparecerem, mas pessoalmente prefiro uma liga com 14 times, formando uma 2ª divisão com os excedentes.

Diogo Aquino disse...

Li todos os comentários, e entendo o posicionamento de todos, no entanto só concordo em parte, com o pensamento do Alexandre Estefan, afinal o erro da liga é ter a GLOBO como coorganizadora. Se o Volei que é o 2º esporte do pais não tem espaço na tv aberta vc acha que o basquete teria? Partindo do fato que o erro esta consumado, e a GLOBO é parcera do NBB, achoq ue a liga tem que fazer o possível pra por jogos na tv aberta, ainda que seja somente a final. O papel do NBB é recolocar o Basquete no dia a dia do brasieliro, e isso é impossível so sendo trasmitida na tv a cabo.

No entanto tds tem razão ao dizer que a mudança de formato td ano prejkudica na conquista do público que fik sempre perdido. No entanto as mudanças que vierem em busca de maior vizibilidade faram mais bem do que mal.

Diogo Aquino disse...

Eu disse que concordo em parte com o Alexandre, pelo fato dele entender que 14 clubes são suficientes pra liga e que cabe a criação de uma 2ª divisão.

Me vejo obrigado a discordar deste pensamento, é fato que os clubes tem encontrado algumas dificuldades financeiras pra se mantar no NBB, haja vista o que vem acontecendo com MInas e Brasilia esta temporada com a saida de seus patrocinadores. Imagine quem se interessaria em patrocinar a 2ª divisão do NBB. sem contar que dificilmente conseguiramos encontrar 15 times de qualidade pra montar uma 2ª divisão, e que a mesma dificilmente teria alguma vizibilidade, ou seja criar uma 2ª divizão provavelmente significaria montar um torneio meia-boca com 8 times pra ver quais seria os dois que subiriam e o con tda certeza os dois que fossem rebaixados teriam grades dificuldades para permanecer existindo.

Sou totalemnte contra a criaçãod e uam 2ª divisão no NBB. Se os clubes tem condições quie entrem logo na liga, se não tem, não jogam, simples assim, ao que pare algumas equipes como Vasco, Fluminense e Tijuca aki no RJ tem interesse em jogar o NBB, não tenho duvidas que com o planejamento e a organização certa as duas primeiras equipes tem plenas condições de montar equipes competitivas e viaveis economicamente haja vista o modelo criado pelo flamengo na ultima temporada, que se mostrou um sucesso, sem contar que o proprio ginasio do tijuca, com alguams reformas tem, condições de abrigar o NBB, e aionda tem o maracanazinho que pode ser utilizado pelo flu, caso as laranjeiras não tenha estrutura para receber público. Ou seja, em um pais continemtal como o nosso, tem espaço para mais times na liga, sem contar quem o nível não deve cair, visto que as grandes equipes tem investido em mtos atletas vindos do exterior elevando o nivel da competição e deixando bons nomes soltos no mercado.

Arthur Malaspina disse...

Sinceramente, a gente precisa entender como é pequeno o público do basquete no Brasil para poder pensar em crescimento.

Mesmo que a Globo passe só a final em 1 jogo, a audiência ainda será patética. Acho que seria muito melhor para o NBB,organizar o campeonato sozinho, com regras lúcidas e bem claras e depois tentar vender para a emissora interessada em transmitir.

Band e Esporte Interativo com certeza se interessariam em passar o campeonato todo.

Luís Gustavo Schuck disse...

Bom a Globo parece que quer meter o dedo em tudo. Incrivel, digo INCRIVEL, ou seja não dá para acreditar. Os caras vão lá copiam um monte de coisas da NBA, até o nome está em alusão (NBB/NBA, ou vcs acham que Novo Basquete Brasil é um nome de campeonato, sinceramente só se for de escola de bairro) e até aí está certo apelar para o que puder em prol do surgimento de sinteresse.

Agora querem mudar os esquemas das disputas que são as melhores partes do basquete americano. Super duelos de 7 jogos, com o psicológico lá em cima e jogando tudo a valer em um jogo 7, qse um xadrez, tudo calculado, a vontade de vencer transbordando e quase acelerando demais o pensamento e os caras precisam conter tudo isto e jogar bola, a torcida eufórica pelo fim, os ultimos 30 segundos de uma caminhada tortuoso e super recompensadora de uns 130 jogos e tudo está lá em 20 ou 30 segundos.
E aí vem a Globo e quer destruir uma conquista que vem de 40 anos na NBA ou algo od tipo.

Daqui a pouco a Globo vai sugerir um jogo unico de disputa em lance livres para ser mais emocionantes.

Cara a Globo mostra a cada dia que não entende um OVO de basquete, colocando reportagens velhas, fora de contextos sobre NBA, com nomes de jogadores errados, estes dias Jason Richardson virou Stoudemire, e querem se entrometer neste nosso campeonato que ganhou alguma sobrevida POR ESTAR NOS MOLDES DA NBA.

Esperar o que de uma emissora que coloca o cara mais arrogante e mala e imbecil do planeta para narrar as excelencias do esporte....

E o pior é ver que não estamos a sós neste barco a deriva, parece que a Globo está dando um jeito de fazer um furo nele.

Victor Dames disse...

Gente, peraí... Alguém tá achando que tem outra coisa mais importante que o dinheiro nessa história?

Quando a LNB saiu do papel, haviam três propostas pelos direitos de transmissão: da Globo (incluindo o Sportv), da Band (incluindo o Bandsports) e da ESPN Brasil.

As recusadas: a Band ofereceu 1 milhão de pratas pra trasmitir dois jogos por rodada, um jogo semanal na tv aberta e todos os playoffs; a ESPN Brasil, propôs no mínimo um jogo por rodada, todos os playoffs, mas de graça, oferencendo em troca a exposição da modalidade. Isso em contratos de um ano.

A Globo ofereceu 10 milhões, por 10 anos, com a co-gestão. Quem vocês acham que ia levar?

Não gostei das mudanças propostas no formato da disputa. Se foi a Globo que as fez ou não, pouco me importa. Não defendo o conteúdo das mudanças, mas defendo o direito da emissora de propô-las. Afinal, ela paga por isso. Acho que cabe a quem não gostou das propostas, manifestar-se contra elas. Somente no basquete os canais virtuais (fóruns, blogs, twitter) tem força suficiente para influenciar as decisões dos dirigentes.

Quanto ao número de inscritos, não me estranha. Já era até esperado, pois clubes fundadores já cumpriram as duas temporadas de licença permitida pelo Estatuto da LNB (Iguaçu, Uberlândia e Rio Claro), e se não conseguirem participar, perdem a franquia. Se vão participar, cabe a direção da Liga decidir e esclarecer. Vale lembrar que nas edições anteriores, houve recusa de inscrições (no NBB1, do Rio Claro, e no NBB2, do Iguaçu).

Abraços!

Anônimo disse...

Estão copiando a unica coisa criticada na NBA (o excesso de jogos da temporada regular) e desistindo de uma das mais espetaculares (finais de playoffs).

Mas enfim... ainda não perdi a esperança, todos os sites estão contra e se a torcida entrar no espírito talvez a globo recue e mude de idéia... por hora :/

Anônimo disse...

Uma final única será espetacular!!!
É assim na euroligue e na olimpíada.
A NBB saiu da zona de conforto da tv fechada e foi para a aberta,buscando visibilidade e audiência para seus patrocinadores e dos clubes.
Grande jogada,somente quem não entende de mídia pode criticar.
Colocar o jogo no domingo no esporte espetacular com audiência para 50.000.000 de pessoas e ainda numa arena cheia de estrelas da Globo assistindo.
Alguém tem noção ,quanto custa o segundo na tv aberta da Globo?
Tem noção como o esporte vai popularizar TV aberta?

Duda 11 disse...

A NBB começa a seguir um caminho perigoso, o de (perdão a expressão) "abrir as pernas" a todo momento! Cuidado, o basquete precisa crescer de forma consistente!

Luis Gustavo disse...

Anonimo quanto custo um segundo na Globo?

Anônimo disse...

eles não transmitiram as finais do nbb 1 e 2 porque não quiseram ,foram decididas no ultimo jogo e no domingo .morte a rede globo