domingo, 7 de março de 2010




Foi o número de pontos feitos por Marcelinho Machado na vitória
do Flamengo sobre o São José neste domingo, um recorde na
história dos Nacionais. A marca anterior era de Oscar, com 59,
quando defendia o Mackenzie e bateu Santo André no Nacional
de 1999. O Mão Santa tem ainda o recorde de maior número de
pontos em uma partida no Brasil (74, pelo Campeonato Paulista).

Para chegar lá no domingo, Marcelinho acertou inacreditáveis 16
(sim, eu disse 16!) arremessos de três pontos. Na NBA, bateria
fácil a marca de 12 (dividida por Kobe Bryant e Donyell Marshall).
No Brasil, também é um recorde, superando as 14 de Oscar. E
isso em 21 tentativas, com o ótimo aproveitamento de 76%. Ele
bateu também a marca dos pontos de eficiência – incríveis 60,
passando seu próprio feito de 49. É uma atuação memorável.



O ala do Fla talvez seja o jogador com o maior índice de rejeição
no basquete brasileiro, e muito disso se explica por uma postura
individualista que já adotou várias vezes, por algumas atitudes
tristes como a do amistoso em Joinville e por nunca ter mantido
uma sequência de atuações relevantes pela seleção. É inegável,
no entanto, que ao menos no terreno dos clubes ele está mais
do que garantido na história da bola laranja nacional. Não pelo
recorde de hoje, mas por vários outros feitos. Está de parabéns.

35 comentários:

Anônimo disse...

Parabens Marcelinho!!!
63 pontos contra o campeão paulista São José e não contra um time Zé Mané).

Bem aproveitado na seleção continua sendo um jogador chave para o elenco.

de novo: Parabéns Marcelinho!!!

Anônimo disse...

Ídolo!

De Luca disse...

Caraca! Maneiríssimo!

Victor Dames disse...

Contra o bom aproveitamento, não há criticas que resistam ao arremesso de três. E essa é a marca do especilista, que não seja do time.

Abraços!

Adriano disse...

e enquanto isso, na NBA, o Knicks não consegue acertar nenhum de 18 chutes de 3 pontos...

Anônimo disse...

Eu estava trabalhando, mas supervisionei toda a partida. Marcelinho está de parabéns!

ass: Satá

eZ disse...

Não me falem dos knicks que minha úlcera começa a ferver outra vez ...

marcelo marques disse...

o são jose naum é um time zé mane

O BASKET JOGADO NO BRASIL É ZÉ MANE


quem marca ninguem



pq inumeras chances q ele teve em competições de alto nivel naum fez nem metade disso

Unknown disse...

Concordo em parte com o Marcelo, afinal ele nunk jogou em alto nível internacionalmente. Mas nem por isso, devemos diminuir os feitos em ambito nacional. São Paulo é o centro do Basquete nacional,e o atual campeão paulista merec td respeito do mundo,afial o campeonato paulista é o unico estadual que vale apena hj. aliais é um mini nacional, eu diria até que eum um paralelo com o Futebol o Paulista de basquete esta para o nacional, como a Eurocopa para Copa do Mundo, é bem verdade que faltam, Brasil, Argentina, Uruguai Mexico, mas tem Alemanhã, Itália, Espanha, França e etc...

Finalizando, Parabens ao Marcelo Porter chegado a fase fianl de sua carreira plenamente consagrado em ambito Nacional, sobre tudo aki no RJ, mas ao olhar pra sua carreira sempre fik o pesar de ter tido uma carreira internacional, principalmente com a camisa amarelinha, deixou mto a desejar, afinal ao fim da carreira do Oscar tds apostavam ao Marcelo como a grande estrela do Basket Brasuca e deu no q deu, ao q tudo indica só voltaremos as olimpiadas em 2016.

Bruno disse...

Atuação histórica, independente de qualquer coisa.
63 pontos praticamente só de arremesso em um jogo de nacional é uma marca impressionante.
O Marcelinho é um jogador de boa qualidade, mas que ficou estigmatizado por jogar numa fase ruim do basquete nacional, mas é e sempre foi bom jogador.
quanto a nunca ter atuado bem internacionalmente, não é verdade:já ganhou liga sul americana arrebentando com o jogo na argentina, já meteu buzzer beater contra a Turquia no MUNDIAL, enfim, já fez algumas coisas.
Mas é claro que quando o nível da marcação sobe, o aproveitamento do Marcelinho cai, mas dai a dizer que não fez nada, que é um jogador ruim, que não tem vaga na seleção, etc, vai uma grande diferença.

thiago disse...

Ja to até vendo, Marcelinho titular absoluto no mundial. Infelizmente.

Anônimo disse...

boa noite!
se jogar o mundial, espero q naum, pelo bem da seleção brasileira, ficará abaixo de 10 pontos por jogo e abaixo de 35% de aproveitamento de arremessos de três. no nacional, até o marcelinho faz pontos.
abraço.

jp disse...

Apesar de nao conhecer a pessoa, eu consigo passar horas citando os defeitos dele como jogador.

"É inegável,
no entanto, que ao menos no terreno dos clubes ele está mais
do que garantido na história da bola laranja nacional. Não pelo
recorde de hoje, mas por vários outros feitos. Está de parabéns." nao há mais o que se falar. Parabens Marcelinho Machado.

Chato disse...

Desculpem a ranzinzisse, mas isso só mostra o quanto o nível do nosso basquete é baixo, as defesas rísiveis e a tática ultrapassada. Se na NBA o recorde é 12 é porque raramente um jogador chega a se permitir a arremessar mais de 10 bolas de 3 por jogo, imagine acertar 16... Nem dá pra comparar os dois universos. Mas pra esse nível, até que o Marcelinho dá pro gasto. Pena que para por aí.

Anônimo disse...

Bando de recalcado!!!!O cara faz 63 pontos em um aproveitamento fantastico e nego ainda mete o pau.Vao se F>>>
Falar que ele nao fez nada internacionalmente e brincadeira tambem. O cara foi titular do Zalgiris na euroliga coisa que poucos brasileiros fizeram. Eu nao sou seu maior fã mas tenho que reconhecer o seu feito. Se o basquete aqui e tao ruim, o alex, guilherme, baby(Jogu na NBA) tinham que fazer isso tambem concorda???Se fosse tao facil fazer isso nos teriamos que ver mais gente fazendo.
Na boa, continuem metendo o pau que e melhor.Abracos a todos!!!

Monica disse...

Primeiro, Anônimo da 1:15, o Alex, o Guilherme e o Baby não tinham que fazer isso, porque são estilos de jogo diferentes e os 3 não jogam só para pontuar, têm outras funções importantes em seus times, que, por sinal, jogam mais coletivamente. Comparação ridícula.
Segundo, internacionalmente ele não fez nada mesmo e, enquando ele não sair da seleção, o Brasil não vai a lugar ennhum, nem a Olimpíada. É só ver o histórico. Desde que ele entrou na seleção o nosso basquete só afundou.
Terceiro, não acho que ele seja ruim, só não é o craque que a Globo (e os comentaristas, principalmente o seu Bira Bello, que tem o privilégio do microfone da Sportv e só sabe falar de jogador carioca) pinta. Repito, ele não é mau jogador, é bom, mas não é craque. Craque tem que ser completo, tem que ser excelente marcador, infiltrar bem, ter excelente domínio de bola, arremessar bem (isso ele, sem muita marcação, faz), tem que ter todos os recursos técnicos que um jogador de basquete precisa e com excelência, além de ser líder positivo da equipe, dar bons exemplos... Por tudo isso, ele está longe de ser craque. É bom, claro, mas só. Se ele é o ídolo do basquete nacional, está explicado porque nosso basquete está nesse nível há tanto tempo.
Parabens pela noite inspirada.

Anônimo disse...

Monica (acima) sugiro acesar o site da ACB e ler o que estão falando do Marcelinho......Com certeza a ACB é mais credenciada do que vc para falar sobre basquete!!!!

...é só ler !

Celsinhu disse...

ainda acho ele um jogador limitado...se ele realmente for o craque q o pessoal diz, o numero de chutes de tres ia ser menor, faria um pouco mais de pontos na infiltração...ainda penso q ele não deveria ser titular na seleção...mesmo assim parabéns a ele...

Anônimo disse...

Anônimo do comentário de cima, envie o link da ACB onde você leu comentário do Marcelinho, já que não há nada de novo sobre ele, somente um artigo de 21/Janeiro que fala sobre a Seleção Brasileira e lá, comenta somente que o Marcelo Machado tem um dos maiores contratos no Brasil.

Anônimo disse...

MONICA, PARABÉNS PELO SEU COMENTÁRIO. RESUMIU MUITO BEM A HISTORIA DO ENCRENQUINHA MARCELINHO NO BASKET. PROVAVELMENTE O MONCHO IRÁ CONVOCA-LO P/ SELEÇÃO, MAS SERÁ NÃO COMO TITULAR ( AINDA BEM )

Monica disse...

Anônimo das 8:45. A ACB não é mais credenciada que eu para falar de basquete. Você não me conhece e não sabe, mais uma vez, o que está falando. Não é por ser uma instituição que é dona da verdade. E opinião, cada um tem a sua. Eu não mudo a minha em relação a este Marcelinho. Uma farsa, verdadeira farsa, porque se fosse tudo isso que vocês falam, nosso basquete não estaria nessa pindaíba. Um ídolo, craque de verdade, traz resultados, faz a diferença. Joga muito e faz os outros jogarem. Não é o caso dele. Seu jogo, ao contrário, diminui o dos companheiros. Na seleção sempre foi assim. Nos clubes, ele até se destaca, mas é só. É pouco para ser ídolo nacional. Podem vc e a ACB falar o que quiserem, tenho minha visão, sei o que falo e não mudo por causa da opinião de uma entidade. Ele é uma farsa!!! E continuará sendo pela história que construiu (ou não construiu). Não são 63 pontos numa partida em que foi feliz nos arremessos que mudarão a história. Ídolos são Marcel, Oscar, Ubiratã, Wlamir, Rosa Branca, Amauri e outros que realmente fizeram a diferença pelo Brasil no cenário do basquete internacional. Não coloquem este rapaz nesse meio, por favor. É o fim do nosso basquete.

Anônimo disse...

Monica para presidente!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Dificilmente faço isso, mas nesse caso é inevitável; portanto, concordo em gênero, número e grau com Mônica.

Rodrigo disse...

Os que levantam a bola do Machado hoje são os mesmos que vão cornetar ele no mundial depois que ele errar 500 bolas de 3... Podem anotar aí. Pra mim o Marcelinho é um bom role player, tipo o Jason Kapono, Kyle Korver... Tinha que entrar nos jogos só pra meter aquela bolinha de 3. Se tiver caindo deixa ele em quadra, se não esquenta no fundo do banco... Claro que pra NBB ele vai ser o scorer máximo, ja que ninguem marca decentemente.

Anônimo disse...

Está na capa do site da ACB.....
http://www.acb.com/redaccion.php?id=65639

"Monica" vc entende muito mesmo ehin??? Que pretensão e babaquismo!!!!

joao disse...

Monica, 10 a 0 pra voce.
ia parabenizar o marcelinho aqui mas quem tá de parabéns é voce pelos comentários.

Anônimo disse...

tem blogueiro de outra pagina colocando nota aqui com nome de mulher, essa e boa!!!

Anônimo disse...

Monica,
Ele pode nao ser craque e de repente nem quer ser considerado craque mas entao nos tambem nao temos um craque porque ninguem da seleçao faz todas essas coisas que voce falou bem. O marcelo passa e bem e tem bons numeros no rebote e roubadas tanto que esta entre os lideres nessas estatisticas no brasileiro. E para de falar que a seleçao nao esta na seleçao por causa dele. O jogo e coletivo e existem varios outros la para dividir essa responsibilidade.
Quanto a um idiota que falou que o Moncho ia convocar ou algo assim, sem comentarios ne??

Monica disse...

Ao anonimo que insiste em não se identificar. Eu entendo sim de basquete, com certeza mais que o suficente para discernir quem é bom ou ruim de quem é craque. E ...babaquismo? Olha o nível! Não vou acessar o site da ACB porque em relação a este assunto me considero suficientemente bem informada e minha opinião está formada e é fundamentada. Ao João, ao Anderson Carmo e a mais um anônimo, muito obrigada pelas manifestações de apoio.

bcb disse...

Monica, respeito o seu comentário apesar de discordar diametralemente dele.

Digo mais, está claro por sua palavras que voce se deixa levar por essas besteiras de regionalismos, que prejudica e muito qualquer avaliação séria.
Infelizmente, voce não é a única a padecer desse problema nos comentários desse e de vários outros fóruns sobre basquete.

Dizer que o basquete brasileiro só irá pra frente sem o Marcelinho e responsabilizá-lo pelo momento histórico ruim do Brasil é simplesmente estupidez, desculpe-me a franqueza, até por que o Marcelinho pouco ou nunca foi o cara na seleção, tendo esse papel sido realizado por Nene,Varejão,Leandrinho,Vanderlei,Sandro Varejão, etc.
E quanto a não ter feito nada internacionalmente é outra bobagem que já comentei anteriormente.

Voce não gostar do Marcelinho, acha-lo um jogador comum, e até achar que não tem vaga na seleção, ok, é sua opinião e respeito, mas ao fazer outras afirmações sem nenhum respaldo nos fatos, voce perde credibilidade.

Monica disse...

Bruno e Anônimo,
Regionalismo algum (mais uma vez, vc não me conhece e está fazendo suposições erradas). Adoro basquete e acompanho há mais de 30 anos. Quando o Marcelinho foi para suas primeiras seleções, em categorias de base, ainda com Renato Brito Cunha no comando da CBB, eu era próxima dos comandantes daquelas seleções, que na época já diziam que o garoto era imposto pelo Brito Cunha, que era péssimo para o grupo, que atrapalhava demais o ambiente. Isso no início dos anos 90. E de lá pra cá vêm outras informações. Não sou tão pouco fundamentada assim. Coincidentemente, desde que ele foi para a seleção adulta, o Brasil não ganhou mais nada. Claro que ele não é o único responsável, mas tenho certeza de que, tendo o papel que teve durante todos esses anos até o Moncho chegar, teve uma grande parcela de culpa. Como vc disse, ele nunca foi o cara na seleção (porque não conseguiu ser), mas mesmo assim sempre foi tido como ídolo, como o melhor jogador do Brasil (incoerente, né?, já que nunca foi o cara na seleção))como a grande peça no elenco, etc, principalmente pela imprensa carioca (essa sim, regionalista). E a seleção não chegou a lugar nenhum.
E me desculpe, ser titular do Zalgiris na Euroliga, ganhar a Liga Sul-americana e fazer a bola decisiva em um jogo contra a Turquia não são o bastante, na minha opinião, para se dizer que tem uma carreira internacional consagrada.
Mas, ok, cada um com a sua opinião, vamos acabar com a discussão. Não vou mudar a sua e nem vc vai mudar a minha. Também respeito a sua. Fiquemos por aqui.
Um abraço

Ricardo disse...

Parabésn Mônica.

Não vou me alongar aqui citando pequenas discordâncias. Porém, na essência concordo com voce (parece que a maioria que conhece um pouco de basquete também).

Abraços e parabéns novamente

Ricardo Thibau

PS Seja como for, parabéns so Marcelinho também.

Anônimo disse...

Monica para o BBB11!!!!

Anônimo disse...

monica i love you