quarta-feira, 3 de março de 2010

COLINAS É O NOVO TÉCNICO




Após uma quase interminável novela, a CBB anunciou hoje que o espanhol Carlos Colinas é o novo técnico da seleção feminina de basquete. A apresentação será apenas em abril, e o contrato será de seis meses, até o Mundial da República Tcheca. Paulo Bassul, tratado com muito pouco respeito ao longo do processo, está definitivamente dispensado. O planejamento é de curtíssimo prazo, me soa como um tapa-buraco, e o currículo de Colinas não chega a impressionar: tricampeão europeu sub-16, campeão e vice europeu sub-18. Em seleções adultas, nada. O que há de mais relevante em seu currículo é o simples fato de ser espanhol e viver num cenário que valoriza o basquete. Será o bastante?

Certamente Colinas não é um nome de impacto, mas Moncho Monsalve também não era e conseguiu fazer um bom trabalho. Como é um técnico sem expressão no cenário mundial, eu me reservo o direito de ficar com o pé atrás, mas não vou criticar por antecipação, prefiro aguardar para ver. Só espero que a CBB faça a coisa certa, mesmo dentro de um planejamento meio atropelado e de tiro curto. A mim parece obrigatório, por exemplo, o fato de vir ao Brasil para ver o Campeonato Paulista. Não sei se isso vai acontecer. Aliás, sei muito pouco. O comunicado oficial não fala absolutamente nada sobre os planos. Aguardemos...

18 comentários:

Ramona, a Glam disse...

Eu gostei Rodrigo, o Bassul ficou com medo de apostar em jogadoras mais jovens (Ex: Franciele, Karen, Isabela, Mariana, Ísis) e preferiu dar confiança em jogadoras com que ele já trabalhou. Essas acabaram se acomodando (na minha opinião) e o resultado foram uma série de jogos sofríveis após meses de preparação.

Agora, como o técnico é estrangeiro, as jogadoras mais jovens e injustiçadas terão chances de lutar de igual pra igual com as acomodadas.

Anônimo disse...

Bom, depois dessa novela toda, vamos ver né... não dá pra criticar sem saber.
Ainda acho que o Bassul era o mais preparado, mas a Hortência não iria trazer qualquer um, já está sendo bem criticada... Vamos dar um voto de confiança.

Fabricio disse...

Qualquer um eu não sei, mas com certeza, trouxe alguém pra escalar a Iziane, com lobby do tio Sarney. Sabe tudo essa Hortência...

Anônimo disse...

Não se pode dizer de um cara que é tri campeao europeu na base que isso é SÓ.

"tricampeão europeu sub-16, campeão e vice europeu sub-18."

São trabalhos assim que medem a qualidade e conhecimento do novo treinador e sua facilidade em lhe dar com jovens atletas.

Falar que isso é SÓ, é uma piada.

flavinho - basqueteiro disse...

Quem essa Ramona pensa que é pra desmerecer o trabalho do Bassul ? Estas jogadoras que voce citou Ramona foram cortadas devido principalmente a falta de fundamentos. Nada mais natural do que corta elas para dar chances as jogadoras que o Bassul conhece. Todo técnico tem suas jogadoras de confiança.

ivarrocha disse...

ao vivo no Sportv a "rainha" falando do Bassul.....triste, muito triste, ver a incapacidade da nossa dirigente em defender o seu propio trabalho. confuso, controverso, e principalmente, não admite que deseja SIM a volta da Iziane e que tudo isso é uma tentativa desesperada de trazê-la de volta.

Unknown disse...

Há poucos dias falei nesta coluna que há uma enorme "carga" de subestima para com o basquetebol feminino brasileiro. Somos "TOP FIVE" da FIBA e, isso não se consegue facilmente. É fruto de muito esforço, dedicação, sacrifício e crença. Se não podemos chamar a isso de uma "escola emergente", na cabêça de alguns deve ser "milagre". Francamente, Hortência ( com todo o respeito), o diagnóstico doméstico passaria por uma boa reestruturação e modernização. O que se está fazendo, nada mais é do que subestimar a todos que trouxeram o Brasil até o tôpo (inclusive vc). Lembra do jogo entre Brasil e Espanha? Mesmo com um time "discutível",vencemos.!!!!
Com Valdemoro e CIA.
Peço desculpas 'a nossa Maria Helena e a todos que trouxeram o Brasil até aquí.Ísso foi muito chato....

raul disse...

Vamos torcer para que o trabalho realmente dê certo assim como foi com o Moncho, claro que as coisas foram levadas de uma forma totalmente leviana e desrespeitosa, tanto para o Bassul como para todos os que fazem o basquete no Brasil.
Infelizmente a Iziane vem ai!!

Ramona, a Glam disse...

Luiz, nós vencemos a Espanha. Mas perdemos para Bielorrússia, Letônia, Rússia, Coréia. E sem contar os sufocos com algumas seleções fraquíssimas.

Temos que entender que não temos mais jogadoras para carregar o Brasil nas costas quando os nossos técnicos tomam um nó tático dos técnicos estrangeiros.

Ainda com relação aos nossos técnicos, acho que ela está sendo realista. Mesmo que eles não tenham culpa de ficarem para trás em relação ao restante do mundo.

No ranking da Fiba, estamos cada vez mais distante da astralianas e russas e as espanholas já encostaram e estão a um ponto atrás. E elas devem passar porque não conseguimos nos classificar para o mundial sub-17.

Anônimo disse...

Como q esse Paulo Bassul pode ser tão PAMONHA, tão BURRO???? Me explica isso? Que bunda mole...TCHAU!!!
E Hortência hein?...ta sujando o que fez como jogadora...palhaçada!

Anônimo disse...

Anônimo das 20:27,modere sua linguagem ao falar das pessoas que trabalham com seriedade!
Se voce não tem educação, pelo menos respeite quem tem. E isso o Bassul tem de sobra, por isso respondeu ao que Hortência fez com moderação.
Educação faz parte do curículo de um bom técnico, porque é esse modelo que devemos passar para nossos jovens!

Monica disse...

A Hortência está mostrando que como dirigente foi uma excelente jogadora... Péssima! Não pelo técnico que escolheu, nem o conheço e não posso criticar antes de conhecer. Espero que seja bom. Mas péssima por falta de ética, de profissionalismo, está mostrando ser pequena, ainda menor que os dirigentes anteriores. Ir buscar técnico estrangeiro não quer dizer que ela pensa amplo. Não teve respeito pelo Bassul, nem pelos outros profissionais do basquete que levaram o Brasil aonde chegou e está, não soube conduzir o processo, irritou os dirigentes da CBB, e o público também. O que ela quer é colocar a Iziane de volta (mostra os valores que ela está querendo implementar na seleção - ou seja, por melhor que seja o técnico, não vai a lugar algum), e talvez outras jogadoras da sua preferência. Sinto muito, se no masculino estamos indo pra frente, no feminino parece que estamos indo pra trás (não necessariamente em termos de resultados, mas em termos de administração). Uma pena!

Unknown disse...

Cara Ramona
Tudo na vida é justificável, mas nem tudo é lógico. Vamos assumir que o atual quadro do basquete é crítico. Por isso, devemos observar a um "leque" de escolhas e analisa-las individualmente( alternativas domésticas e estrangeiras). Recomendo que a senhora leia o "curriculum vitae" do cidadão eleito cuja área de concentração é voltada, claramente, para as categorias de formação. Tudo bem. Nada contra. Mas, e os nossos técnicos? São "tresh"? Insisto com a senhora que nosso diagnostico é estrutural e de modernização. Se a senhora afirmar que os nossos técnicos estão defasados ( estão??), eu lhe direi que todos os que eu conheço, são capazes de se atualizarem em menos tempo do que levamos para fazer essa escolha.
Ah...é verdade que perdemos para os times do leste da Europa, quando a nossa seleção não representava nosso verdadeiro potencial.Não esqueça que o Brasil possui escolhas (inclusive pivôs) capazes de atropelarem com aqueles times. O Brasil (masculino e feminino) tem como característica a " velocidade" ( isso é inato ).Tomara que êste senhor entenda isso.
É só.

Anônimo disse...

Anônimo das 22:33 (3 de março) vc pode ter ficado ofendido, e isso é um problema seu! Continuo achando esse Bassul submisso, medroso, acomodado, tecnicamente pífio...e fez papel de idiota nessa história, pamonha mesmo! Se tivesse um pingo de amor próprio, orgulho e acreditasse no seu trabalho, teria pedido o boné na primeira declaração infeliz da Sra. Hortência! Acho que independente de ser bom profissional ou não ele conduziu de maneira horrível essa história, demonstrando SIM falta de caráter e personalidade...e essas características não são compatíveis com um líder de time, técnico vencedor...
A palavra bunda mole foi bem substituída?
E tenho dito...

Anônimo disse...

Pois é meu caro mal educado de 04/03 DAS 13:08. Pessoas como voce não me ofendem, porque são insignificantes, por isso nem vou me dar ao trabalho ...
E TENHO DITO...

Paulo/RJ disse...

Foi tão contundente que é melhor não se dar ao trabalho mesmo anônimo 4/03 17:40h...próximo!

Anônimo disse...

Depois de toda esta novela Iziane terá que apresentar um basquete INCONTESTÁVEL NESTE MUNDIAL: terá que ser a cestinha e levar o Brasil de novo entre os 4 do mundo. Fora isso vai se queimar com todo mundo que AMA o basquete feminino.

Ricardo disse...

Acho tudo isso muito ridículo.

Mas enfim, boa sorte para as meninas.