segunda-feira, 3 de novembro de 2008

TODO MUNDO FELIZ




Nem toda troca é feita de um lado só, como Pau Gasol indo para Los Angeles em troca de duas mariolas. Nesta segunda-feira, o Denver cedeu Allen Iverson ao Detroit, por Chauncey Billups e Antonio McDyess. O ala-pivô veterano não gostou e talvez nem vista a camisa dos Nuggets, então vamos nos concentrar aqui no confronto direto Iverson-Billups. Temos aí um quase-empate.

Por que foi bom pro Detroit?
Para Joe Dumars, é um risco calculado. Iverson vai voltar a ser um armador da posição 1, daqueles que armam menos e finalizam mais. Ele não distribui o jogo e tampouco defende como Chauncey, mas seu poder de fogo no sistema de ataque é inegavelmente maior. A troca prova que o time confia no garoto Rodney Stuckey para o futuro. E se Iverson não der certo? Tudo bem, é só deixá-lo ir embora ao fim da temporada, com passe livre. Na mesma hora, o cofre da franquia se enche para novas contratações.

Por que foi ótimo pro Denver?
A dupla Iverson-Carmelo não deu lá muito certo, estamos combinados? Não a ponto de levar os Nuggets à elite do Oeste. O fracasso se deu, em grande parte, pela falta de um armador de verdade. Neste ponto, caro George Karl, seus problemas acabaram. Para a posição de Iverson, o técnico ainda tem o explosivo JR Smith, sem contar que Anthony volta a ser o astro do time, desta vez com um craque na armação. Se McDyess resolver jogar, fazendo banco para Nenê e Martin, aí a coisa fica ainda mais bonita.

E para você, quem levou vantagem na troca? Diga na caixinha!

34 comentários:

Anônimo disse...

Brutissimo!!
O Denver mandou bem

Anônimo disse...

Achei que ficou 0 x 0.

Heverton Elias

NPSTR disse...

O McDyess pra mim é peso morto. Ja devia ter se aposentado faz tempo.
Só falta o nenê ficar jogando do jeito que jogou no jogo contra o lakers que os caras colocam o McDyess no lugar dele, ai sim iria ser o fim mesmo.
Todos sabem que um dos maiores problemas dos nuggets não é a folha de pagamento mas sim o Grande Ego dos seus jogadores.
Iverson, carmelo , e Martin que o diga.

Renzo disse...

Mesma análise do Garcia no NBA.COM

Renzo disse...

Analysis: AI's addition calculated risk for Pistons

By Art Garcia, NBA.com
Posted Nov 3 2008 8:26PM

We normally don't see blockbusters three days into November, so when word leaked of a possible Allen Iverson-Chauncey Billups swap, a double-check of the calendar was needed.

Yep, the season is less than a week old. Still, with the trade deadline more than three months away, two playoff teams have apparently seen enough to send a couple of All-Stars packing.

Denver is giving up on Iverson less than two years after prying the former MVP out of Philadelphia. The Nuggets receive a package from Detroit that includes Billups and Antonio McDyess.

Declaring a clear-cut winner in this deal is like debating that Tina Fey does a better Sarah Palin than Will Ferrell does George W. Bush. Both sides make a compelling case.

You don't need to live in Motown to grasp what's going on with the Pistons. Celebrate their string of 50-win seasons and yearly status as a serious title contender. The majority of the league's teams would gladly change places.

Also realize the vibe has grown stale. Joe Dumars promised change after last season and that turnover finally included players and not just coaches. Exchanging Flip Saunders for Michael Curry is one thing. Bringing in AI is another risk, albeit a calculated one.

Billups has been the Pistons' heart and soul this decade. He's also the most tradable high-salaried piece. And with Rodney Stuckey waiting in the wings, Billups became expendable.

Scratch that ... he became expendable for AI. The Nuggets have been shopping Iverson all summer. Though money played a part, this isn't the strict cash dump that the Marcus Camby trade was.

The Iverson-Carmelo Anthony experiment failed. The Nuggets didn't and weren't going to get out of the first round with their Mile High scorers. Billups, a Denver native who made a brief stop in his hometown early in his career, is the classic point guard this team needs.

Anthony, J.R. Smith and Kenyon Martin should benefit from Billups' steady hand. Sure, the Nuggets are still in that 7-9 seed range in the Western Conference. The playoffs aren't a sure thing, but Iverson leaving via free agency after the season was.

Billups is under contract through 2011, with a team option for another year. Getting a player of his caliber for one with a foot out the door is a coup for general manager Mark Warkentien. McDyess, also a former Nugget and solid role player in Detroit, may decide to retire instead of reporting to Denver.

The Pistons have a season to figure out if Iverson can mesh with Rasheed Wallace, Richard Hamilton and Tayshaun Prince. Detroit remains Boston's most serious challenger in the East, though LeBron has other ideas.

If the recalibrated Pistons don't fire come the postseason, Dumars can retool again next summer. With Iverson and Wallace potentially off the books, Detroit could have $25 million or more to spend.

Or the Pistons could be planning another parade. Dumars rolled the dice in 2004 with Wallace and a championship followed. Iverson is still seeking that elusive first ring.

It's never too early to think big or make big changes.

Leo aracaju disse...

Melhor pro Nugets.

Na boa, Iverson é um peso morto. Não to locuo não. Jogador bom é aqule que faz o time vencer. E Iverson não faz isso. Ele só faz número para ele.

Já o Bilups é um dos melhores armadores da NBA. O Nugets vai voltar a ser um time equilibrado.

Bruno disse...

Acho que a troca em teoria foi boa para os dois times.
Porém, na NBA de hoje em dia, assim como no passado com Jerry West, fazer algum acordo com Joe Dumars é certeza de sair perdendo.
Seria melhor o Denver esperar a temporada acabar é usar o dinheiro do contrato de Iverson para buscar outros jogadores, o que é exatamente o que fará Detroit.
Então o que ocorreu é que o DEtroit, que tem um time e elenco melhores do que o Denver,desfez de seu time, em parte, para começar outra era, enquanto o Denver vai tentar que os dois veteranos que chegam possam melhorar o time.Acho que não.

leokaplan disse...

A princípio, ampla vantagem pros Nuggets. Ter um armador como o Billups e de quebra levar um ala-pivô com a experiência e talento como McDyess (que vem se recuperando após várias lesões) é muito mais seguro do que arriscar trazer um craque como Iverson. Ainda mais pra fazê-lo voltar a jogar de 1. Porque, deixá-lo de 2, só se forem empurrar o Rip Hamilton pra 3, o que é pouco provável. O Stuckey não é mal jogador, mas ainda precisa de mais consistência, sobretudo na distribuição de bolas. Trazer o Iverson, que não faz essa distribuição e de quebra defende bem menos que o Billups, obriga a uma mudança no sistema de jogo, inclusive no ataque (por conta do volume de jogo do Iverson). Não gostei dessa troca (torço pro Pistons), mas vamos aguardar pra ver no que dará.
Abraços

Jones Mayrink disse...

GO NUGGETS
meu time vai com tudo agora com billups na armação
go go go go go

Baguete disse...

Concordo com o leokaplan. Acho que, a curto prazo, a vantagem eh do Denver, que leva um jogador mais util para seu sistema. E com o buyout do Dice, o time alivia os cofres, que estavam super pressionados.

Acho que Iverson nao se enquadra no sistema de jogo atual do Detroit. Os Pistons sao um time orientados para defesa, principalmente com Billups atormentando o PG adversario para forcar erros. Com Iverson, podem ter certeza que isso nao vai acontecer.

No longo prazo, o Detroit abre bastante cap para o famigerado mercado de free agents de 2010 (LeBron, Wade, Bosh, Amare, etc) com esperanca de fisgar algum grande nome. E acho que devem conseguir. Meu palpite eh que o Chris Bosh deva vestir a camisa dos Pistons quando for free agent.

Lamento pelo Billups, que comandava um time que brigava pelo titulo do Leste e agora vai para um time que brigara pra se classificar pros playoffs no Oeste.

E pra onde vai McDyess? Discordo de quem falou que ele eh peso morto. Eh o tipo do jogador utilissimo num playoff. Voces viram como ele foi bem na temporada passada.

Abracos, Baguete

Dinho disse...

que ganhou foi Denver. Iverson tá com cabeça na lua fez uma partida horrível contra Lakers, e o time do Denver agora tem Nene-Carmelo-Billups- fora McDyess que jogou mto nos Playoffs!

Dimitry disse...

Nuggets se deu melhor com certeza, apesar de ser um fã incondicional de Allen Iverson, acho que o Nuggets precisava de uma armador nato, nesse caso Billups vai resolver esse problema. Já em Detroit, o único 1 nato se chama Rodney Stuckey, mas com o poder ofensivo de Iverson que cria na maioria das vezes as suas próprias jogadas de finalizações, também ganhou uma arma nova. No total acho que foi melhor para o Nuggets porque ficaram com um time mais equilibrado.

Cassiano disse...

Há 10 anos atrás teria sido um baita negócio pro Pistons...Mas convenhamos...o Denver matou a pau nessa troca...Atualmente: Eu queria o Chauncey no meu time!!!
Abç

NETTO disse...

SE O IVERSON JOGAR NA POSIÇAO Q JOGAVA NO PHILADELPIA, ACHO Q ERA A PASICAO 2 NEH, E VOLTAR A JOGAR COMO ANTIGAMENTE, O DETROIT GANHA MUITO COM ELE NO TIME, MAIS POR OUTRO LADO O DENVER GANHA TBM COM O BILLUPS, VAMOS ESPERAR PRA VER.

eZ disse...

AI e Rasheed expirando ???

Vários FreeAgents por aí ?

essa troca pode virar 2 all-stars jovens para o Pistons ....

Billups continua um jogador fantástico mas está em declínio ... assim como o resto do time do pistons ...

acho q a curto prazo foi melhor para o denver mas a long prazo o pistons conseguiu fazer o rebuild deles sem precisar virar um time de loteria ...

Joe Dumars é um gênio.

Baguete disse...

ez - Acho que a genialidade so ira se confirmar se, em 2010, eles conseguirem montar um belo time. Nao vai ser facil tirar LeBron de Cleveland ou NYC. Tambem sera dificil tirar o Wade de Miami ou Amare de Phoenix. A chance maior deve ser o Bosh mesmo, mas, mesmo que ele va pra Detroit, isso fara deles um time campeao?

Afinal de contas, Dumars tem um time extremamente vencedor nas maos. E abrir mao disso eh algo bem arriscado.

Elder Franca disse...

Como já falaram aí antes, Jogador bom "é aquele que faz o time ganhar". O Iverson é um jogador muito bom de se ver jogar, faz muitos pontos e tal, mas não queria ele pra armar o meu time; prefiro armadores que dêem muitas assistências, que "carreguem a bola" bem e controlem o tempo de jogo: o que ele não faz! Nesse ponto, o Denver levou vantagem: o Billups é um jogador de time (pensa primeiro no time do que nas estatísticas pessoais - e no ego). é um bom (não excepcional) assistente e tem ótima orientação defensiva. Pra mim, o Detroit ficou com o "mico" na mão (alto salário e egocêntrico). Um Abraço a todos!

Marexal disse...

Fui fã do Iverson quando o vi surgir no 76ers, mas realmente o cara é um loser, conseguiu perder até com a seleção americana. É o famoso caso do cara que não tem medo de chutar, daí chuta 50 bolas por jogo, tipo de jogo que eu critico no Machado, não seria diferente pro Iverson. O Denver fez um ótimo negócio.

Marcel disse...

Agora o Iverson tem chance de ser campeão de novo.

Anônimo disse...

de novo? iverson nunk ganhou nd

eZ disse...

Baguete, esse ano o salary cap está em quase 60 milhões.

hj o cap do pistons está em 71 milhões.

Só deixando os 2 expirarem no final da temporada, são quase 35 milhões saindo dos cofres, ou seja QUASE METADE!!!

abaixo dos 40 milhões vai sobrar uns 20 milhões para assinar FA esse ano mesmo ou fazer algumas trocas interessantes.

Marion
Artest
Boozer
Okur
Odom

Uma flexibilidade interessante.

Fora as trocas que podem ser feitas na deadline.

Não estou dizendo que ele vai montar um time campeão a partir dessa troca, mas ele manteve um time competitivo com uma flexibilidade interessantíssima!

Henrique disse...

MANTA HISTORICA DO DETROIT.

Denver como sempre, franquia fracassada, historicamente ridicula.

Mais uma troca horrivel.

Não será Billups que dará o titulo do Oeste e tem 32 anos e contrato longo.

Em 2010-11 o time terá seis jogadores e quando batendo a taxa maxima ..

Ou seja .. ja era quando o mercado estiver borbulhando de agentes livres fora de série.

O Detroit mais uma vez dá um tiro certo. Dumars é genial.

Elder Franca disse...

Não sei não! Estão contando com o ovo dentro da galinha... Só será genial se conseguirem pegar um free agent interessante. O cenário não é mais igual ao que era na época da tacada de mestre do Boston... todos estão pensando em fazer a mesma coisa... o mercado vai inflacionar. Esperemos para ver. As coisas não são tão automáticas assim não. Um abraço a todos!

bruninha disse...

Axo q a troca foi otima pros dois lados. AI não se deu bem no Denver mas pode muito bem voltar a jogar oq sab nos Pistons. Já pro Denver se livra de uma aposta errada,ganha um otimo armador e de quebra ganha o McDyes q,ao contrario do q vcs falaram eu axo otimo pivô, jogou muito nos playoffs do ano passado, entrando durante o jogo..... alias,o iverson foi sozinho pra detroit ou foi uma troca 2X2?

Maickel disse...

O billups é o pg que o denver precisa e vai equilibrar as coisas por la com melo sendo o lider, mas acho que os pistons tbm ganham, o dumars e o curry podem fazer uma equipe small ball com stuckey levando a bola, iverson e rip correndo feito loucos na 2 e 3, e o prince na 4 e o sheed na 5, sendo que não ficaria tão ruim porque prince defende bem. ainda tem o amir johnson e o maxiel..

qto ao macdyess, acho que vao dar buyout e ele vai voltar pelo mínimo pros pistons. o que deixa mais equilibrado as coisas por lá, ja para o denver, é tentar fazer um banco bom, que tem o kleiza e o peterson que podem render algum basquete, carter é o back up do billups, e ae eles tem agora uma trade excepetion de 10 milhões que se usada vai acarretar em luxury tax, mas se for pra pegar 10 milhas que pague pra alguem que va ajudar de imediato, e vai ter muito cara bom aceitando 10 milhas... a TE vale até novembro de 2009

Marcel disse...

O que eu quis dizer é que novamente ele terá uma chance de ser campeão. Não que ele foi campeão e terá outra chance.

Anônimo disse...

marcel, tem gente que nao sabe ler , e ainda acha que sabem de basquete.
fica tranquilo.

SANDROSAMPA disse...

Bom
Seco eu acho que foi o Denver quem levou melhor
Não sei se vc lembra Rodrigo cançamos de discutir sobre essa falta de armador nato no Denver questionamos aquela saída do André Miller,lembra-se?

Foi só mais um tempo perdido para Denver.
Espero que eles não percam muito tempo com Carmelo, que eu acho entra na corda bamba agora, pois terá que pontuar muito , mas não cair naquela de querer resolver tudo sozinho.
Mas pelo que se ve nas opiniões a maioria também concorda que Denver ganhou
Mas só para equilibrar vejam essa opinião do Larry Brown que treinou ambos no melhor momento deles. Iverson no Sixers finalista em 2001 e Billups em Detroit no título de 2004:

-Larry Brown, who led Billups and the Pistons to the 2004 NBA title and also guided the Iverson-led Philadelphia 76ers to a spot in the finals in 2001.

"Trading Marilyn Monroe for Jane Russell. That's not bad," Brown said. "Joe knows what he's doing, and I'm happy Chauncey's going back to Denver and his family is there."

Ele disse que a troca não é má, pois é uma troca onde ambos tem qualidade, Ele ressalta que Billups voltando a para Denver onde tem familia poderá ficar feliz em voltar a jogar no Corado.
(Bilups atuou no College em Colorado)

Abraços
http://nba-etc-etal.blogspot.com/

eZ disse...

Acho q agora é a hora do carmelo mostrar se realmente é um superstar.

Sempre tive minhas dúvidas quanto a ele, mas confesso q fiquei impressionado com os jogos dele nesses últimos anos pela seleção, como um Combo. Ele mandou muito bem e realmente demonstrou muito talento. Mas no Denver acho que ainda está devendo e acho q se não for agora, como um armador de elite, sem outro ballhog p jogar com ele, acho q ano q vem vazam com ele :)

E Maikel, concordo com vc. Acho q um smallball no Leste pode até encaixar e vão ter q botar o Bolt e o Asafa Powell p marcar as wings do Pistons hehehehe

eZ disse...

Ah, quase me esqueço.

E o Spurs ein ? O fim de uma era ?

:)

NETTO disse...

Todos os grandes armadores da liga estao agora no lado western, Paul, Kidd, Deron Williams, Nash, Baron Davis, Billups, enquanto pelo lado Eastern vemos apenas o Arenas, isso q vive machucado, de resto apenas veteranos nao tao brilhantes como Marbury, Sam Cassel, Mike Bibby, e promessas como o caso do Derrick Rose.

Henrique disse...

Netto disse uma verdade. Somente Andre Miller e Calderon no Leste, dos que lembrei de cabeça.

Acho ambos no mesmo nivel de vários outros, são organizadores excelentes.

E Calderon fez a melhor marca de pontos no ultimo jogo se nao me engane, 25 ptos.

Baguete disse...

ez - voce tem razao em relacao ao cap... a manobra foi linda nesse aspecto. Mas nao acho que o Detroit ira apostar nesses jogadores que vc citou por questoes de idade e valor de contrato.

Tem razao o cara que comentou que o Denver vai continuar sem chance de ser campeao. Mas, pelo menos, vao aliviando o cap para buscar uma renovacao em torno do Carmelo.

Ja em relacao ao Spurs, ainda eh muito cedo pra falar, mas vai ser uma longa temporada...

Abracos!

Anônimo disse...

Acho que, se o McDyess jogar no Denver, a troca é favorável para essa equipe. Também acho que o AI nunca se sentiu muito confortável no Denver, acredito que o Detroit pode tirar mais proveito da participação dele na equipe...