sábado, 31 de julho de 2010

PAPO DE MUNDIAL - GIOVANNONI


Na Copa América do ano passado, Guilherme Giovannoni assumiu o posto de sexto homem da seleção. Registrava ali seus seis pontos e quatro rebotes em 16 minutos por partida, tornando-se uma peça muito útil no esquema de Moncho Monsalve. Aos 30 anos, ele acha que a tendência é desempenhar função semelhante no time que Rubén Magnano levará ao Mundial da Turquia. Treinando na posição 4, o jogador de 2,04m vira uma opção para abrir mais o jogo. No Marina Barra Clube, ele bateu um papo com o Rebote e analisou o estilo do treinador argentino dentro e fora da quadra.

>>> "A ideia é ajudar no que for possível, provavelmente na 4, para abrir um pouco mais a quadra"

- REBOTE - Na Copa América, você assumiu a função de sexto homem e fez um bom campeonato. Para o Mundial, a tendência é que isso se repita?
- GUILHERME GIOVANNONI - Acredito que a tendência seja essa, ser um sexto, sétimo, talvez oitavo homem [risos], aí vai depender da escolha do técnico. Mas a ideia é ajudar no que for possível, provavelmente na posição 4, para abrir um pouco mais a quadra, visto que os nossos homens grandes são jogadores mais interiores. Vou tentar ajudar nessa opção tática para o Rubén.

- Você está treinando em que posição?
- Na 4.

- Ele não está te usando na 3 em nenhum momento?
- Por enquanto não. Não sei se ele vai querer me utilizar nessa posição também. Se for, ele vai conversar comigo. Por enquanto, estou treinando só na 4.

>>> "O treino em si é muito bom. O Rubén está entre os melhores, sem dúvida alguma"



- E o nível dos treinos, como está?
- Excelente. Todo mundo está muito consciente daquilo que precisa ser feito. O treino em si é muito bom mesmo. O Rubén treina vários tipos de defesa e é muito detalhista nos movimentos de ataque. Nesses detalhes nós geralmente pecávamos, então está sendo muito bom. Ele exige bastante, o que é normal. Todo mundo aqui é crescido e sabe que tem de ser assim. Se a gente continuar trabalhando com essa intensidade e melhorando fisicamente, o grupo vai chegar em boa forma para o Mundial.

- Você já teve vários técnicos ao longo da carreira, brasileiros e estrangeiros. Entre todos eles, em que lugar você colocaria o Magnano? Em um top-3?
- Tranquilamente. É claro que ainda estamos nos treinos e não tivemos os jogos, mas ele está entre os melhores, sem dúvida alguma.

>>> "Acham que a gente está dentro de um exército, mas não é nada disso não"

- Fora da quadra, ele tem essa fama de durão, de impor cartilhas. Como é?
- Ele tem as regras dele. Essas regras foram colocadas para a equipe. Respeitando, não tem nenhum problema.

- Essas regras são muito diferentes do que vocês estavam acostumados?
- Não, ele só pediu para a gente respeitar horários, por exemplo. Existem algumas ocasiões em que ele não gostaria que fosse usado o telefone. Mas nada que seja um bicho de sete cabeças, ou fora da realidade. Acham que a gente está dentro de um exército, mas não é nada disso não. São apenas regras bem esclarecidas.

- O Brasil vai completo para o Mundial, enquanto os principais adversários terão desfalques. Dá para pensar nos rivais agora ou vão deixar para mais à frente?
- Estamos deixando para ver isso um pouco depois. A conversa de traçar objetivos ainda está por vir. Primeiro a gente está se preparando muito bem. Vamos começar com os amistosos e, a partir daí, teremos algumas reuniões para analisar os adversários.

10 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,
Cada perguntinha,hein??? Top 3???
Vc acha que o Guilherme iria falar mal do argentino!!!

Anônimo disse...

Fabio,
Joao Marcelo não fez um bom papel?
Coloco o Brasil com um time meia boca no Pre Ol e no Pan.
Então esse brasileiro não serve nem para ir aí Mundial como auxiliar do GRANDE Magnano??
Não merece aprender???
Ou é melhor ir ver uns 2 treinos para aprender.
Sou nacionalista sim, e nem um pouco hipócrita.
Qual estagio então que oJM poderia se enquadrar?
Se o RM é o cara , pq não esta na Sel Argentina?
Por que foi demitido do Atenas?
Cai na real,seja brasileiro,valorize mais o que é nosso, de condição.
Esta Sel B, esta largada pela CBB e também pelo Grande RM.foram sem ninguém, e ainda por cima no dia do embarque para o Sul Americano o JM foi cortado do Mundial.
Uma vergonha para os técnicos brasileiros.
Ta aí ...
Parabéns J M pela garra,Amor,dedicação,humildade,"arrogância",falta de profissionalismo , e por saber o quanto foi sabotado por RM e CBB.
Vcs sozinhos, sem necessidade de " ver" treinos conseguiram a classificam com sobra , graças a sua " incopetencia" e seu " amadorismo".
Parabéns!!!
Você representou muito bem toda uma classe sobrevivente e esperançosa que nós brasileiros podemos com dedicação, garra, amor conquistar por nos mesmos nossas glorias, basta nos dar apoio, tranqüilidade,e experiência.

JM, Enio, Regis parabéns por serem nossos espelhos!!!

E no Mundial vamos torcer pelos GRANDEs Argentinos RM e seu fiel escudeiro auxiliar técnico argentino.
Jose
Obs: Não estou agüentando: CHUPAAAA Rodrigo,Bala, Fabio e anônimos que não acreditam nos técnicos brasileiros e da NBB.

Anônimo disse...

Prezado "técnico insatisfeito acima":

A seleção que representa o Brasil no sulamericano não é um time meia-boca como vc diz......Conta com os melhores jogadores atuando no pais + os reforços de JP, Tavernari, Cipolini que atuam no estrangeiro......é o melhor que poderiamos levar, excluindo os top-10 (bem diferente do último time enviado que tinha Drudi, Manteguinha, Dede.....ai sim um timinho).

JM, Regis e Enio tiveram a chance de mostrar seus conhecimentos e habilidades para o Magnano nas 2 semanas de treinos em SP e o que o técnico argentino campeão olímpico viu não foi de seu agrado para um time que tem ptretensões no Mundial. FEZ BEM o Magnano em trazer seu escudeiro de confiança para buscar o melhor do time (não se esqueça que qdo o Felipão foi dirigir equipes de fora sempre levou seu escudeiro de confiança).

JM deve dart graças a Deus de estar fazendo parte deste projeto....uma vez que sua atuação em 2009/2010 dirigindo um elenco forte nop Paulistano não o qualifica nem para fazer parte de um grupo vencedor.

Jose Madeira Felipo

Anônimo disse...

Rubén Magnano saiu do Atenas porque quiz. Não aceitou interferência do presidente do clube. Coisa que eu nunca vi técnico brasileiro fazer. Muito menos o João Marcelo. É só lembrar a zorra que foi o Paulistano na temporada passada com o Baby.

Fábio Carvalho disse...

"O treino em si é muito bom mesmo. O Rubén treina VÁRIOS TIPOS DE DEFESA e é muito DETALHISTA nos movimentos de ataque. Nesses detalhes nós geralmente PECÁVAMOS, então está sendo muito bom."

A frase do Guilherme fala por si só. Quem não tem argumento ou não suporta uma crítica, ainda que indireta, a um amigo ou parente, responde com palavrões, o primeiro sinal do desespero.

Att.

Vitor disse...

O Rodrigo mesmo falou aqui que classificar o Brasil com essa seleção era tarefa fácil.

Ele tem que "chupar" pq o João Marcelo fez uma tarefa fácil??

Anônimo disse...

Nem ao céu, nem ao inferno.

O JM e seus auxiliares fizeram sim um bom trabalho no Sulamericano.

Não acho que a escolha do Magnano por um auxiliar argentino tenha sido pautada pela incompetência dos brasileiros e sim pela inexperiência. Está claro que o Brasil entra no mundial com possibilidades de pódio, normal ele optar por uma pessoa que conhece sua filosofia e confia.

Só não entendo o papel do Neto nessa história. Não vinha dirigindo nenhum clube, sua experiência em termos de seleção é o trabalho com as seleções menores. Pq ele não está no Sulamericano? Seu papel na seleção é carregar a prancheta do Magnano?

Leonardo Rodrigues

Anônimo disse...

Guilherme na posição 4?


Vai ser 3.º reserva na posição, após Varejão e Splitter, ou seja, mal entrará em quadra e ainda pode disputar tempo de jogo com Murilo.


Uma pena, pois nosso maior problema é a posição 3, pois só temos o Marquinhos, que ainda é um incógnita e O Alex que apesar de ser muito baixo, insistem em utilizá-lo nessa posição.


Paulo

Jorge Luiz Lopes Junior "Ster-k-da" disse...

Basquete! Por favor, vamos conversar sobre BASQUETE!

A entrevista do Giovannoni me deixou realmente animado, acho que o Magnano está sim fazendo um trabalho diferente dos anteriores, o que é ótimo e é o objetivo!

Giovannoni na 4, fará com que o Brasil tenha um time mais ágil no ataque e o fato de essa seleção estar mais preocupada com os detalhes também me faz crer que o Brasil terá um sistema de jogo definido e que os atletas saberão realmente suas funções dentro de quadra, o que deixa o jogo mais fácil para eles e mais interessante para nós que assistiremos (ou não, dependendo da boa vontade dos canais de esporte... Tragicômico!!)

Abraços,

Jorge Luiz Lopes Junior "Ster-k-da" disse...

Não acredito que o Giovannoni venha a brigar por tempo com os outros possíveis 4, Varejão, Murilo e até Nenê e Spliter, porque suas características de jogo são completamente diferentes desses jogadores! Então acredito que ele será uma alternativa tática da nossa seleção, ou seja, mais uma opção!