quinta-feira, 3 de junho de 2010

VERDE OU DOURADO?




O programinha de simulação do ESPN.com já cravou: 65% de chances de título para os Lakers, 35% para os Celtics. Favoritismo cristalino para os atuais campeões da NBA, que chegam para a grande final com moral de sobra. O problema é que, do outro lado, está um time que vem jantando favoritos desde o início do playoff. Vamos a alguns pensamentos sobre a decisão da NBA, que começa logo mais, às 22h, em L.A (a ESPN mostra).



))) A grande motivação dos Lakers é a vingança de 2008, e a grande motivação dos Celtics é a provável última cartada de um elenco envelhecido. Todos vão brigar pela bola como se fosse um prato de comida, disso ninguém tem dúvida. Em peso histórico e experiência dos jogadores em playoffs, está tudo empatado. Os dois lados têm seus cascudos e não podem reclamar de ingenuidade. Temos, então, uma série para ser decidida na técnica e na tática, como deve ser o bom basquete.

))) Kobe Bryant está voando nos playoffs. Mesmo após fazer uma drenagem no joelho no primeiro round, ele acumula médias impressionantes de 29.4 pontos, 6.2 assistências e 5.1 rebotes. Coisa de gente muito grande, definitivamente.

))) Do outro lado, o pontuador Paul Pierce já provocou a torcida rival outra vez, dizendo que em L.A. "as celebridades vão ao ginásio para ver outras celebridades", enquanto o torcedor dos Celtics "tem um entendimento melhor do jogo". O título verde passa necessariamente por ele, e existem dois marcadores no seu caminho: Kobe e Artest. Tarefa dificílima.

))) O grande duelo da série, no entanto, talvez não seja Bryant-Pierce, e sim Gasol-Garnett. Quem conseguir o distintivo de xerife do garrafão põe seu time em ótimo cenário.

))) Outra questão a se considerar – ainda embaixo da cesta – é a presença dos pivôs. Andrew Bynum está com o joelho baleado, e Kendrick Perkins será suspenso na próxima falta técnica.

))) As grandes diferenças do Boston em relação a 2008 são Rajon Rondo e Ray Allen. O garoto e o veterano estão jogando muito mais hoje do que estavam há dois anos. Isso significa, por exemplo, que Kobe terá de se preocupar um bocado com Rondo na defesa.

))) A exemplo do que venho fazendo desde o início do mata-mata, vou apostar contra os Celtics. Acho que os Lakers levam esta. E a exemplo do que vem acontecendo desde o início do mata-mata, posso tomar outra chinelada verde. Normal.

18 comentários:

Flávio Vieira disse...

Sim, podemos ter sim uma série decidida no garrafão, mas não custa lembrar de Lamar Odom, que está jogando mais agora do que em 2008. Se não com a produção em números, mas para a equipe é mais efetivo do que em 2008, quando teve a, inglória, tarefa de atuar como Ala-pivô... agora ele não terá esta obrigação, poderá até fazê-la, mas não será obrigado a fazeer isso. E ai, pode ser o diferencial. E claro que Kobe, é o cara... creio em jogo 7... com cada time vencendo diante de suas torcidas...

rao* disse...

éééé Rodrigo, vai toma chinelada sim xD Celtics ta jogando demaaaaais, vai leva essa sim, em no máximo 6 jogos.

Nairo disse...

sera uma copia do que aconteceu em 08, mas ao contrario, ou seja, 2-0 em LA, em Boston eles ganham o jogo 3, Lakers faz 3-1, eles fazem 3-2 e no dia 15 a California para! Meio mundo comemora o 16o titulo com Kobe MVP. E jogadores como Barkley, Malone ficam com dor de cotovelo porque Mbenga e Powell serao BI!

Anônimo disse...

Eu acho que dá Celtics. Acho muito estranho a maioria dos palpites apontar Lakers, tudo bem que agora eles têm Bynum e Artest, mas o Boston também melhorou muito desde o último título.

Anônimo disse...

Pessoal,
a Sky tá com aquela propaganda chatissíma da Sky HDTV invadindo a tela toda hora. Eu já liguei para lá e reclamei muito, até falei que se aquilo não sumi eu vou cancelar e mudar de operadora.
Já enchi eles de email tb.
Fica a sugestão pq aquilo atrapalha a ver o jogo.
Abraços.
E vou torcer pro Lakers, mas dois gigantes não faço aposta nenhuma.
Bruno

Anônimo disse...

Vou concordar com o anônimo aí de cima, acho que o Celtics está num momento melhor e não acho o Lakers favorito. Por que da minha desconfiança? Porque o Lakers teve dificuldade de passar por duas defesas mais ou menos, que teve alguns ajustes pra enfrentar esse time, que foi o Thunder e o Suns. Não estamos falando agora de dois times que fizeram ajustes em sua defesa, estamos falando agora da melhor defesa dos playoffs e do campeonato. Talves uma das melhores de toda a história da liga. Defesa essa que parou os dois melhores times da temporada. Então, não consigo entender esse favoritismo cravado pela ESPN.

Heverton Elias

Unknown disse...

Tb não entendo o favoritismo dado ao LAL. Ainda acho que o garrafão do LAL vai ser mastigado por KG, Perk e cia. Não acredito que o Gasol e o Odom sejam mais durões que 2 nos atrás, e o Bynum tá pra lá de ineficiente com esse joelho capenga. Outra coisa: se o Kobe marcar o Rondo, o Fisher vai marcar o Ray Allen? Vai chover jumper na cabeça do LAL se isso acontecer. A diferença de altura é enorme e o Fisher vai se desgastar horrores tentando passar pelos corta luz.

Arthur Malaspina disse...

Eu vou torcer pelos Celtics, mesmo que não tenha certeza de nada!

Anônimo disse...

O que vai decidir a série é o jogo do rondo. Vai acabar sobrando pro kobe correr atras dele. Mvp da campanha do boston nos playoffs.
Celtics em 6.
Só da lakers se o kobe fizer uma série pra aponsentar a 8 e 24 de uma vez só no teto do ginásio......

Laenio Jlle

joao disse...

tá ai um jogão

Anônimo disse...

Dá Celtics!!!!!!!!

Fábio Carvalho disse...

Acho que o Rondo é quem pode desequilibrar de fato pros Celtics, pois creio que Gasol e KG vão fazer o de sempre, ficando um duelo equilibrado, mas com um pouco de vantagem para o espanhol. Fisher, apesar de muito bom, já não tem tanto gás. A marcação deve mudar bem cedo. É só lembrar que Nash/Dragic causaram danos consideráveis em algumas oportunidades na série contra os Suns.
Farmar, Vujacic, S. Brown e até Kobe vão ter o árduo trabalho na defesa. Se conseguirem parar Rondo, ficam com as duas mãos na taça!

Anônimo disse...

A melhor defesa que já vi na NBA foi a do Detroit campeão alguns anos atrás.
Bruno

Flávio Vieira disse...

sim, fato aquele time feio de 2004. mas creio que não podemos apenas creditar a defesa, uma eventual vitória do Celtics ( toc, toc ), mas sim a sua atuação coletiva. Eu discordo plenamente da frase: "ataques vencem partidas, defesas campeonatos". Vc precisa, isso sim, de equilibrio. E isso, ao meu ver, o Lakers tem mais que o Celtics. Pouco é verdade...

Marcelo Viegas disse...

Go Lakers go!!!

eZ disse...

pau gasol deve ter passado os dias vendo vídeos do knicks de pat riley e dos pistons do chuck daly .. cara fechada, tocos, porradas e empurrões .. é outro cara hoje ... tough guy ...

e o comentário q me dexou com saudades hj na entrevista do doc rivers ..

[ ...] Anyone hear Doc Rivers comment about Phil Jackson say the Celts "smack down" other teams (aka they're dirty)-

Doc's response was "I played on the Knicks. Now that was physical."

Anônimo disse...

1 down! 3 to go!

Anônimo disse...

basket13 odeio esse kobe