segunda-feira, 14 de junho de 2010

TERRITÓRIO DEFENDIDO






Os atuais campeões caíram numa enrascada. Lembrando os velhos tempos em que Kobe Bryant jogava sozinho, o Los Angeles Lakers caiu em Boston no domingo e agora está com a corda no pescoço nas finais da NBA. No melhor estilo 2008, um enérgico Paul Pierce meteu 27 pontos e garantiu a vitória por 92-86. O território verde está defendido e a pressão está toda na Califórnia. Agora, para chegar ao bi, os comandados de Phil Jackson precisam vencer as duas últimas dentro de casa.

Como convém ao clássico, o melhor pontuador de cada lado mantém a mão quente. Kobe fez 38 ontem. A diferença é que, ao redor dele, nada aconteceu. Pau Gasol ainda foi razoável com 12 pontos e 12 rebotes, mas Ron Artest e Derek Fisher foram ridículos. O anúncio da entrevista coletiva após o jogo chegou a ser irônico. "Parece que LA será apenas Kobe aqui", anunciou o organizador. Pois é, já tinha sido assim na quadra.

Pelo lado do Boston, Pierce contou com a ajuda de Rajon Rondo (18 pontos, 8 assistências e 5 rebotes, apesar dos 7 desperdícios) e Kevin Garnett (18 pontos e 10 rebotes). Ray Allen voltou a pagar mico da linha de três (0-4), mas a ajuda já estava garantida. E agora? Será que Kobe & Cia conseguem a virada? Com a palavra, o "& Cia".

25 comentários:

Anônimo disse...

PAU GASOL FOI HORROROSO...TOTALMENTE DOMINADO PELO KG...TOMOU TOCO ATÉ DO TONY ALLEN

Marexal disse...

Mas o normal é o Gasol ser dominado pelo KG e tomar toco do Tony Allen que é um brilhante defensor. O que não é normal é o aproveitamento do Ray Allen dos 3 pontos, anotem aí: em um dos próximos jogos ele volta a acertar a mão e aí não vai ter Kobe, muito menos cia, que dê jeito. Boston campeão, tenho dito desde Miami!

Anônimo disse...

Bom, como eu havia dito em alguns post atrás, não precisava do Celtics vencer os três jogos em casa, para vencer a disputa levar apenas dois. O Lakers tem dois jogos em casa, mas vai pra Los Angeles com a sensação de que o Celtics está num melhor momento. Um time que quer ser campeão, não pode ter apenas um jogador pontuando em todo o terceiro quarto. Pior do que ter apenas um jogador pontuando é não ver os demais defendendo. Celtics sobrou em quadra.
Acredito que o Celtics fecha o caixão na terça-feira, com Rondo levando o MVP de jogador das finais.

Heverton Elias

Guilherme Zago disse...

Kobe não teve ajuda mesmo, mais eu mesmo nao dava o braço a torcer pois achava ele muito mala e bla bla bla.
Depois dos ultimos 2 anos vi um bryant com um mais amadurecido, sabe distribuir bem o jogo agora tem humildade, e quando precisa que nem ontem "tem grandes momentos lembrando muito Michael Jordan".
E dando mais um braço a torcer é o melhor jogador que vi jogar.
Uma pena que na minha opiniao vai dar Boston, porque como já disse la traz em outro post o Boston tem banco, já o Lakers só tem Odom.

Abraço

Flávio Vieira disse...

Bom, eu ainda acredito que possamos vencer as duas em casa. O problema é: os jogadores do Lakers acreditam nisto? Não tenho resposta pra essa questão...
Phil Jackson terá que mostar que ainda pode vencer um campeonato onde sua equipe não seja, de longe a melhor ( caso das derrotas em 2004 e 2008, e ao que parece agora ) como fez contra o Jazz em 98 e contra o Suns em 93...
Um dado estatístico trabalha contra o Lakers: Jackson nunca disputou um jogo 7 em finais, todos os seus títulos vieram no máximo em 4-2 e se não me engano, sempre vencendo o 5....
Outra coisa: o banco do Lakers não é ruim como está jogando, mas tb não é tábua de salvação. Uma coisa é que Bynum estava quente, ligado no primeiro quarto ( quando fez os seus 8 pontos ) e depois o time passa a não usá-lo...ok, ele pode nao estar 100%, mas se ele era o único "quente" na partida, bola nele...
Celtics tem um grande time, mas me parece que basta a camisa pra vencer séries contra o Lakers. Só o trio Worthy/Jabbar/Magic - quiçá melhor trio da história do esporte - foi quem conseguiu...
Força LA, BEAT GNOMOS!!!!

Unknown disse...

Caro Flávio: Concordo contigo que é possível o LAL vencer os dois próximos jogos em casa, mas não acredito que seja provável. A pressão desse jogo 6 nos caras vai ser enorme. E não é só isso, tem que ganhar duas seguidas. O Kobe continua sendo o Kobe, mas se o resto do time sucumbe não tem jeito. Se o Kobe az 40 pontos mas o resto do time não joga nada, não tem jeito. O Odom tá doidinho pra sumir de novo qdo a pressão aperta. O Artest perdeu a concentração totalmente nesse jogo. O momento psicológico tá todo com o Boston, e com o Bynum machucado - parece que tá piorando - fica difícil competir com o garrafão do Boston.

Anônimo disse...

Para mim a série continua aberta, em nenhum jogo o Boston venceu com placar elástico. Basta que o Artest acerte uns arremessos no jogo 6 ou a arbitragem pendure o Paul Pierce, para temos jogo 7. E no último jogo não tem favorito.

Flávio Vieira disse...

eu não vi o segundo tempo completamente, mas o Bynum ficou de fora o tempo todo? Pq eu o vi eu acho tê-lo visto em quadra...

o fato da pressão é que deverá ser levado em conta, ou seja, se o time conseguir suportar bem, tem sim como vencer a partida 6. E dai, no sétimo é - que jargão velho - um jogo totalmente aberto e indefinido...

Dead boy disse...

Lakers tem um ótimo elenco de apoio (Gasol, Artest, Odom) e é quase impossível que TODOS joguem tão mal assim dois jogos seguidos. Quanto a Kobe, é quase certo que ele vai manter o altíssimo nível apresentado em praticamente todos os jogos destes playoffs. Assim, acredito que teremos o jogo 7.

Não creio que o Lakers vá sentir uma significativa "pressão" por precisar ganhar. O Celtics esteve "pressionado" em Boston, pois perder o jogo 4 ou o jogo 5 praticamente significaria fracasso (pois precisaria vencer fora) e, como se viu, a pressão não afetou a equipe. Não acho que a pressão vai afetar caras experientes como Kobe e Gasol.

Vinicius disse...

Pra mim o campeonato ainda esta completamente indefimido. Pois acho muito provavel o Lakers levar o jogo 6 no Staples, e daí no jogo 7 tudo muda, pois é um jogo onde não se pode cometer erros. Daí qualqier coisa pode acontecer.

WELBER disse...

Lakers Campeão!!!
LAL ira vencer as 2 partidas em casa!!!
Ouçam oq eu to dissendo!!!

Unknown disse...

Dizer que o Gasol foi razoável, acho q nem a mãe dele achou isso..ele sim esteve no melhor estilo 2008..totalmente apático e apavorado diante do KG..deu pena do Kobe..o cara faz 19 pontos no período e o Lakers ainda perdeu esse período.

Duda 11 disse...

Tudo bem que o Gasol foi mal, mas o KG tb havia feito jogos ridículos no começo da série! Acho que precisamos saber distinguir as coisas...
O espanhol é craque e pode muito bem voltar a ser decisivo agora, quando a séria volta para Los Angeles!

Unknown disse...

Para que o LAL tenha chance, o Gasol tem que ser decisivo. Se ele sumir, as chances do LAL ganhar as duas partidas some tb.

Anônimo disse...

Kobe ontem fez seus 38 pts...mas errou bolas cruciais...o quarto quarto foi horrivel ele jogou mal sem outras palavras...no resumo do jogo ele fez 38 pts mas n conseguiu ser o que todo mundo espera dele que é um Lider q faz o seu time acompanhar seu ritmo jogar melhor...ele fez os seus 19 pts no terceiro quarto mas num determinado momento foi perceptivel que Gasol ( que inclusive já falou antes q se Kobe distribuisse mais a bola o Lakers séria melhor) ficou claro em alguns momentos que Gasol n concordava como o time tava jogando no terceiro quarto...lógico foi brilhante o que kobe fez...mas acabou tirando o foco do time...tirando o ritmo confiança dos outros jogadores...quem vai se arriscar a chutar depois que Kobe fez aqueles pontos tudo? e acabou q no quarto quarto A Mágia acabou...e BOSTON VAI SER CAMPEÃO

Anônimo disse...

hehe tinham torcedores dos lakers dizendo que venceriam a serie em 4 jogos...e agora? (sacaneada mode on)

o fato eh q o time do boston tem mais elenco e jogadores decisivos...lakers só tem gasol e kobe, e o resto come pelas beiradas...boston vence o campeonato ao meu ver

Rorscharch disse...

independente d qm ganahr, pra mim qm merece o MVP é o kobe... ngm do celtics foi de valor em toda a série...
lembrando q dar o mvp pro melhor jogador do time q foi campeao, eh apenas tradição, nao ha regras contra isso (vide o jerry west sendo mvp e vice campeao pro boston em 1969 )... foda q hequase impossivel deles fazerem isso d novo... mas q o kobe merece, ah merece!

Diogo Aquino disse...

Concordo com o colega acima,apesar de torcer pro Boston, independentemente do que o Kobe faça nas proximas partidas, ninguém jogou tanto quanto ele nos 5 jogos. Mesmo se o Pierce arrebentar, nos jogos que faltam, não dá pra alcançar o desempenho do Kobe, achoq ue é uma situação até parecida com o NBB, caso houvesse MVP das Finais, mesmo o Marcelo não tendo jogado Nada nas duas ultimas partidas ele ja tinham feito chover nas anteriores, sendo mto mais importante que Alex ou Valtinho (guilher, nem se fala foi verdadeiro coadjuvante). Quero ver como a NBA vai se sair na escolha do MVP dessas finais.

PS: Esperar um Rajo Rondo arrebentando como grande destaque dos Celtics nessas finais, mas não tem sido assim, D.Fisehr outrorá imprestavel, deu trabalho ao Nash, e agora a Rondo.

Anônimo disse...

Eu acredito que a NBA vai dar o Bill Russel para o Rondo. O Kobe é de longe o jogador que mais tem feito nas finais, porém, além da tradição de dar o o MVP para o o melhor jogador em quadra, o Kobe tem dois jogos que ele não teve um desempenho muito bom. No segundo jogo em Los Angeles quando ele tava sobrecarregado de faltas, fez uma partida com pouco brilho, podem falar que a culpa é dos juízes, mas isso é discutível. No primeiro jogo em Boston, Kobe também não esteve bem, apesar de ter pontuado muito, teve um aproveitamento de pouco mais de 30% nos arremessos, coube a Fisher decidir. Caso o Lakers seja campeão, é indiscutível que o Bill Russel vá parar nas mãos de Kobe, mas duvido muito que isso aconteça caso o Celtics vença o campeonato.

Heverton Elias

PauloRJ disse...

Heverton, a NBA sempre dá o MVP para um jogador do time campeão....se o Boston ganhar vai ser muita injustiça se o Rondo não levar....e se LA ganhar vai ser o Kobe...

Anônimo disse...

Paulo, na verdade eu me expressei mau, a NBA sempre dá o Bill Russel para o melhor jogador em quadra do time campeão (excessão feita apenas a Jerry West, único vice a ser MVP), foi isso o que quis dizer. Acho que não fui claro porque eu disse melhor jogador em quadra, sem especificar que o time tem que ser campeão. Sua análise também é correta no que se refere aos jogadores. O Rondo é de longe o melhor jogador do Celtics nas finais, teve uma ou duas partidas que ele não jogou de acordo com sua média mas não foi algo gritante como Garnett e Pirece no primeiro jogo e Allen no terceiro que ficaram abaixo da crítica. Já no Lakers Kobe ganha merecido, mas ele não fez quatro excelentes partidas. Na segunda e na terceira ele esteve abaixo de suas médias, mas mesmo abaixo do seu normal ele ainda foi melhor que muito jogador que estava em quadra nos dois times.

Heverton Elias

Alexandre Estefan disse...

Uma pena não ter nada para ler no blog sobre essa final do basquete espanhol.

Breno disse...

Caja Campeão !! Spliter MVP!!

Alexandre Estefan disse...

Capa do site da ACB tá bem legal.
Splitter ovacionado.
Bandeira do Brasil no meio das fotos.
Grande Vitória.

Anônimo disse...

Spliter voou, Huertas coordenou e San emetério decidiu. Surpreendente 3x0 para o Caja. Não assisti o Brasil, pois o jogo foi no mesmo horário (transmitido apenas pela Orange no portal ACB), mas compensou.

Abraços, Gustavo.