quarta-feira, 9 de junho de 2010

OLHO NAS VETERANAS




Não sei se Carlos Colinas conhece Damiris (foto) ou Tássia, as adolescentes que vêm se destacando nas seleções de base. Talvez tenham sido dicas da Janeth. Que sejam. Os dois nomes são acertos na lista do técnico espanhol, que mandou bem ao mesclar jovens revelações com veteranas. As duas meninas precisam mesmo dessa convivência com as mais velhas e certamente estarão em listas futuras, quem sabe em 2012. Por agora, o caso delas está bem resolvido. Para o Mundial, contudo, não é nelas que devemos pensar. As preocupações são outras.

As adolescentes não vão fazer diferença na República Tcheca. Salvo algum milagre, sequer estarão lá. No curto prazo, a campanha do Brasil no torneio mais importante do ano depende mesmo é das mais cascudas. E algumas das convocadas vêm sofrendo ultimamente com altos e baixos, casos de Micaela, Karen, Palmira, Mamá, Kelly e Fernanda Beling. Por isso me parece cada vez mais importante ficar de olho e saber se...

... Adrianinha estará pronta para comandar a armação.

... Alessandra ainda vai dar conta do recado embaixo da cesta.

... Érika vai se apresentar em boas condições após a WNBA.

... Iziane vai ser menos individualista do que geralmente é.

... Franciele vai manter a evolução com a camisa amarela.

... Colinas vai montar um bom trabalho tático nos treinos.

É esse grupo, com um ou outro adendo, que vai liderar a seleção no Mundial. Tirando Fran (foto), não temos jogadoras jovens capazes de encarar responsabilidade muito grande agora – fruto do ridículo trabalho de renovação nos últimos anos. Então não adianta colocar o carro na frente dos bois. Damiris e Tássia, que surgem como um sopro de esperança, estão na lista apenas para ganhar experiência e não podem ser jogadas na fogueira. Ao menos por enquanto. Devagar com as meninas, Colinas. E olho nas veteranas.

17 comentários:

Anônimo disse...

isso, rodrigo, isso mesmo!
vamos deixar as senhorinhas até os 56 anos em quadra!
parabéns pela sua visão.
o que é queimar as meninas?
o que não é queimar as meninas?
tá difícil de te entender, cara.

telmo

David disse...

Adrianinha, Helen, Alessandra, em passado recente, mostraram-se de suma importância para a equipe. Hortência e Paula gnaharam o Mundial de 94 e a Medalha em 96 quando estavam pra lá dos 30.
Acho que para o Sul AMericano, Adrianinha,Helen, Iziani, Micaela, Alessandra e Érica têm que ser cortadas( poupadas) para dar cancha às mais novas e para decidir entre algumas com certa rodagem qual que de ver se raproveitada no mundial( caso de Kelly e Mamá)
Para o Mundial, as seis, voltariam pro grupo, junto com as 6 que se destacassem no Sul- americano.

Anônimo disse...

Uma observação sobre o comentário "fruto do ridículo trabalho de renovação nos últimos anos".

Na verdade não são últimos anos, são últimas décadas!!!

Estamos em 2010, um trabalho de renovação teria que ter começado em torno de 1994, para agora estarmos com jogadoras de 26 anos (o trabalho de base acontecendo desde os 10 anos de idade delas) na seleção.

Não é novidade que poucos investimentos aconteceram desde 1994. Então a coisa tá feia para os próximos anos. Acostumem-se com isso.

Anônimo disse...

A verdade é que por mais que tenhamos criticado, o Bassul soube fazer esse trabalho gradativo com a Franciele e hoje ela está pronta!
Acho que o Rodrigo está certo quando diz que deve ser feito algo parecido com Tássia e Damiris...

Anônimo disse...

Gente esse trabalho de renovação não começou até hoje, e essa convocação vem ratificar isso. Olha já a grande oportunidade que perdemos de montar um grande planejamento desde a nova gestão da CBB. Porque esse técnico não está contribuindo com a gente desde que foi contratado se dizem que tem mérito para isso? Será que ele conhece ou já ouviu falar dessas duas meninas novatas? Se a indicação foi da Janeth, que experiência e formação ela tem para detectar talentos? O caso Iziane então, nem vamos comentar!A seleçao base que vai ao mundial é a mesma do Bassul, e se duvidar com a mesma filosofia, a unica coisa que mudou é que agora a Dna. Iziane e a Dna Erika vão fazer o FAVOR de defender seu país.Só gostaria de entender porque uma filosofia e um trabalho de qualidade no masculino e no feminino totalmente o contrário.

Ramona, a Glam disse...

Anonimo(8:03) - Faça me o favor né? Aonde o Bassul fez um trabalho gradativo com a Franciele??? A coitada teve poucas oportunidades com ele e já era pra ser titular da seleção desde o ano passado.

Anônimo disse...

Ramona, temos que tomar cuidado nas análises e tentar ser justos!
Vai no site da FIBA América e você verá que na Copa América de 2009 em Cuiabá o tempo de jogo das atletas do Brasil que mais jogaram na competição foi o seguinte:
1)Adriana 139 minutos (MVP)
2)Hélen 119 minutos
3)Fernanda 112 minutos
4)Alessandra 105 minutos
5)Karen 102 minutos
6)Franciele 96 minutos
7)Mamá 95 minutos
8)Sílvia 93 minutos
Portanto ela foi a segunda pivô que mais jogou na competição entende?
Teve um "rapazinho" que morreu essa semana com 99 anos de idade que já dizia "não importa quem começa o jogo, mas sim quem termina"

borges disse...

Cadê o post sobre a final da nba ontem?

Unknown disse...

A mais alta jogadora do País,a ISIS, ficou de fora. Ela está jogando melhor do que algumas pivôs convocadas.Defende muito, embora precise de atenção( técnica).
Que desperdício!!!!!!!!!!
Que inobservância
E aí, quando pegar a Austrália, vai querer ganhar o que?
Quem orientou este senhor?
ô Brasil.......!!!!!!

Nairo disse...

A NBA n terminou ainda...

Ramona, a Glam disse...

Ok Anonimo

Anônimo disse...

Tem coisas q só rindo mesmo, o cidadão questionar se a Janeth tem ou não capacidade para detectar talentos. Vá durmi meu filho, tá loco.

Discordo do Rodrigo no sentido de que as mais novas não podem ser atiradas aos leões, tem q ir com calma, eu penso ao contrário, se tiverem qualidade, e estiverem correspondendo DEVEM contribuir sim, aliás é dá aí q julgamos os diferenciados.

Pelé aos 17, Ronaldinho gaúcho idem.

Varejão 17-18 e Nenê na seleção IDEM. Splitter 15.

Anônimo disse...

bem
vc deixou um post
do paul pierce !
vc viu o paul pierce no jogo ontem ?
pq eu não vi não
go lakers go !

Anônimo disse...

No mundial de 98 na Alemanha Lauren Jacksom com 17 anos começava sua brilhante carreira, e neste mesmo mundial a brasileira Kelly com 18 tbm estava lá. Acho sim q Damiris e Tassia podem estar no mundial.E outa, o Colinas conhece sim a Damires, pois ela desputou alguns jogos da 2ª divisão na Espanha.

Tbm temos a Nádia de 21 anos nesye grupo.

Anônimo disse...

Jacksommmmmmmmmmmmmmmm

Lembrei do Alyssommmmmmmmmm
kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Anônimo Anônimo disse...

GENTE, NINGUÉM FALOU ATÉ AGORA SOBRE O DESRESPEITO DA CBB COM O BASQUETE FEMININO, VAMOS ANALISAR, O MASCULINO VAI FICAR HOSPEDADO NUM DOS MELHORES HOTEIS DO RIO DE JANEIRO E O BASQUETE FEMININO VAI FICAR AQUI EM SÃO PAULO NA CIDADE DE BARUERI, ANO PASSADO FICARAM NUM BOM HOTEL E ESSE ANO VAI FICAR NO CENTRO DE TREINAMENTO DE BARUERI, ENQUANTO O MASCULINO FICA NO MELHOR HOTEL O FEMININO FICA NUM CENTRO DE TREINAMENTO, A SELEÇÃO OLIMPICA E A FEMININA E NÃO A MASCULINA...... RESPONDA DONA HORTENCIA SOBRE ESSE DESREIPEITO.

18/06/10 15:32
Anônimo Anônimo disse...

FALTA DE RESPEITO DA CBB, COMO VAI GANHAR ALGUMA COISA COM ESSA VERGONHA DE COLOCAR NUM CT E NÃO NUM HOTEL.

18/06/10 15:35
Anônimo Anônimo disse...

Será que algum site ou tv americana vai transmitir a partida?!?!?

18/06/10 15:50
Anônimo Anônimo disse...

concordo com o anonimo (15:32) o basquete feminino sempre esquecido. Enquanto isso a Hortencia e a sua turma viajando para a Europa (torrando o dinheiro que poderia ser investido nas jogadoras que atuam no Brasil) E depois ela (Hortencia) reclama dos técnicos brasileiros que não fazem intercambio. Devemos agradecer a dedicação da Lais e ao Ferreto, na hora que eles resolverem se aposentar do basquete, receio que os clubes que eles treinam (Catanduva e Santo André) continuem em atividade

18/06/10 17:24
Anônimo Anônimo disse...

Depois da convocação eles saem da sala de tv para ver o jogo das convocadas, pq não sairam para ver os jogos antes de ver pela tv, os jogos das mesmas...ao inves de ficarem viajando de aviao pra cima e pra baixo pega um busao e vai ate Catanduva, Ourinhos e ...pq é longe? as melhores estão la. E pq tbm não ficam em cima das emissoras para transmitir os jogos Femininos??? Sera que eles vão ficar hospedados em algum ginasio tbm?...como disse meu amigo logo acima RESPONDE HORTENCIA!!!!!!

18/06/10 20:37

Anônimo disse...

GENTE, FIQUEI SABENDO QUE AQUELE PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DE RONDONIA QUE SEMPRE ESTAVA CHEFIANDO A SELEÇÃO FEMININA ADULTA, FOI CORTADO PELA HORTENCIA, ELA MANDOU ELE EMBORA DE VEZ DA SELEÇÃO, NÃO QUER ELE NEM PERTO DAS SELEÇÕES FEMININAS, ISSO E BEM FEITO PRA ELE, O GREGO SEMPRE DEU APOIO PRA ELE E NA HORA DO VOTO ELE TRAIU O GREGO E VOTOU NO CARLOS NUNES PENSANDO QUE OS CARAS ERAM AMIGOS DELE E AGORA FOI TRAIDO POR ELES, RECEBEU NA MESMA MOEDA, O GREGO DEVE ESTAR RINDO DA CARA DO TRAIDOR HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA, FOI CONFIAR NA CARLOS NUNES E SE FERROU.