quarta-feira, 16 de junho de 2010

NA QUINTA, A FINALÍSSIMA




Desde que a bola subiu no Staples Center na noite de terça-feira, não havia mais dúvidas: a final da NBA seria decidida no jogo 7. O Los Angeles Lakers tratou logo de abrir 10 pontos de vantagem no primeiro quarto, outros 10 no segundo, e pronto: bateu o Boston Celtics por 89-67 para igualar a série em 3-3. Em meio a altos e baixos dos dois times, a maior rivalidade da história da NBA ganhou um desfecho digno da tradição: a finalíssima marcada para a noite de quinta-feira, na Califórnia.



Na terça, Kobe Bryant comandou as ações com 26 pontos e 11 rebotes. Voltou a ter ajuda de Pau Gasol (17 pontos e 13 rebotes) e, principalmente, liderou o time na defesa. Mais uma vez, foi a marcação que decidiu a parada. O Boston teve aproveitamento fraquíssimo nos arremessos (33%), viu um Rajon Rondo discreto e ainda perdeu feio a batalha dos rebotes (52-39)

Para os Celtics, resta se recuperar da segunda pior performance ofensiva da história das finais – o dono do posto ainda é o Utah Jazz, que fez 54 pontos contra o Chicago em 1998. Mas o fato é que agora tudo se apaga. É uma nova série que começa, em apenas um capítulo. Na quinta, sai o campeão. Imperdível.

6 comentários:

Anônimo disse...

Se no final das contas, tudo ficou empatado e a peleja vai ser decidida num jogo só, pra quê sete jogos??? rss. Brincadeiras a parte, o que fica disso tudo Rodrigo é que os dois times tiveram muitos altos e baixos, os dois times jogaram bem e mau dentro e fora de casa, o que demonstra que a série pode pender para qualquer um dos lados. O Celtics chegou na final batendo todos os times sem mando de quadro. Também foi o Celtics a única equipe a bater o Lakers em seus domínios nesses playoffs. Por outro lado, ao jogar em casa, o Lakers foi a única equipe nessas finais que venceu com dígitos duplos. Ou seja, não dá pra arriscar a dizer quem vai sair vencedor.

Heverton Elias

PauloRJ disse...

Rodrigo, uma estatística interessante é que sempre o time que venceu nos rebotes venceu a partida.

Em um jogo 7 tudo pode acontecer, e acho que o Lakers é o favorito por jogar em casa, onde tem a torcida a favor e os reservas aparecem para jogar...

Guto Sousa disse...

Depois desse post já sei que as duas piores performances ofensivas em finais foram contra times treinados por Phil Jackson. Quais são as seguintes na lista? Se~rá coincidência?

Dead boy disse...

Não esqueçam as 4 roubadas de bola de Kobe. O número é quase tão importante quanto os 11 rebotes. Ele está jogando num nível supremo. É o melhor do mundo. Wade, LeBron, Rondo, Carmelo, todos têm que comer muito arroz com feijão, mas muito mesmo, para poderem chegar perto de Kobe. A última vez que vi um jogador abrir tamanha diferença entre o nível de seu jogo e o nível de jogo dos que vêm logo abaixo foi com Michael Jordan.

Voltando à série, chegamos ao ponto que eu queria. Nenhum dos times sucumbiu à pressão, provando que são os mais experientes da Liga. Se o Celtics perdesse o jogo 4, teria de vencer 3 jogos seguidos, sendo 2 fora. Mesmo sofrendo essa pressão, venceu o jogo 4. E o Lakers, agora no jogo 6, se perdesse, entregaria a taça pro Celtics. Pressão? Aparentemente, nem tomaram conhecimento. Foi uma aula de basquete defensivo aplicada sobre o time que, até aqui, nesse quesito (defesa), vinha dando aula nos demais (inclusive no próprio Lakers).

Garnett, Pierce, Kobe e Gasol mostraram que várias temporadas como profissionais e alguns anéis nos dedos são o bastante para não tremer na hora H.

De quem é a vantagem? Aposto no Lakers, que joga em casa. Ressalte-se também que é o sétimo jogo, com viagens intercaladas, o que prejudica o time mais velho: Celtics. Até aqui eles superaram bem essa questão da idade, mas eu não ficaria surpreso se os anos a mais acabassem pesando no último quarto deste jogo 7.

Além disso, Kobe estará com sangue nos olhos. Depois de uma série incrível (até aqui: 29.5 pontos, 6.8 rebotes, 4.1 assistências e 2.3 roubadas, 43% FG, 36% nos 3 pontos e 93% nos lances livres), ele quer a consagração, o título e o MVP. Vai ser difícil parar o homem.

Régis Marlo Martins Pereira disse...

Kobe é realmente sensacional.

Rafael B. disse...

Ontem foi lindo ver o Lakers jogar, Kobe fluiu no ataque, sem forçar bolas, e comandou uma defesa espetacular, tanto nos rebotes, roubadas de bola. O banco entrou bem, Gasol jogou como deve jogar, nem precisou de Andrew Bynum para vencer fácil. Mas essa série é mesmo imprevisível, eu não sei o que vai dar, mas que ia ser incrivel uma vitória com buzzer-beater do Kobe, ah ia sim.