segunda-feira, 5 de outubro de 2009

OS ANTIGOS VÍCIOS




Depois deste período de correria, estou de volta. E olha que não falta assunto acumulado para comentar: Rio-2016, os rumos da seleção feminina, NBA voltando à ativa, as finais da W, o NBB chegando, tem muita coisa para a gente conversar. Mas vamos aos poucos, começando pelo assunto mais recente, de ontem.
E infelizmente, meus amigos, o assunto não é lá dos melhores.



O vídeo acima mostra o que aconteceu ontem na final do torneio amistoso Ciser 50 anos, preparatório para o NBB 2009-10, entre Flamengo e Joinville. No segundo quarto, Marcelinho fez uma falta antidesportiva em Shilton, que foi logo tomar satisfação. Os dois discutiram e foram expulsos pelo árbitro Cristiano Maranho. Em primeiro lugar, atitude totalmente precipitada da arbitragem, que podia controlar aquela situação sem botar a dupla para fora.

Dito isso, veio a outra parte do problema. Marcelinho simplesmente sentou no banco e decidiu que não ia deixar a quadra. Não é a primeira vez, diga-se, que o ala do Fla toma uma atitude arrogante como essa dentro de um jogo - e olha que era só um amistoso! Resultado: Maranho deu a partida por encerrada e acabou com o torneio. Ou seja, desfecho lamentável.

Com erros vindo de todos os lados, foi mais um espetáculo triste do nosso basquete. Árbitros autoritários, atletas que se julgam intocáveis, comissões técnicas sem nenhuma moral, incapazes de tirar um jogador de quadra, e assim caminhamos. Será que a evolução do primeiro NBB e da união dos clubes será jogada no lixo por causa de velhos vícios?

34 comentários:

Vitor Hugo disse...

Todo mundo vai concordar comigo quando digo que: " espero que isso não afete o rumo da NBB "

E pra quem torce pro Lakers, eu comecei um blog no finzinho dos PO passados. Quando a temporada começar, apos cada jogo... Podem ir lá dá uma olhada que vai ter coisa boa ^^ http://krazylakers.wordpress.com/

Unknown disse...

punicao ao Marcelinho por nao respeitar a decisao do juiz, senao vira bagunca, e puxao de orelha no juiz pq exagerou na expulsao. Se nao tiver punicao ao Marcelinho, ganhar no grito continua valendo no Brasil e isso ja encheu o %^&$@.

Anônimo disse...

A grande culpa de isto ter acontecido é da comissão técnica do Flamengo.

O atleta errou, a arbitragem se precipitou, mas uma comissão que não tem pulso de fazer com que o atleta cumpra ordens e se retire da quadra é inaceitável.

Era ridículo ver o supervisor (de que?) André Guimarães tentando comvecer o Marcelinho a sair da quadra....Não tem que convencer, tem que dar ordem e fazer o atleta respeitar (Respeitar sim, mas ontem era patético ver a falta de autoridade deste supervisor(?)). Na minha empresa, ou em qualquer lugar de respeito, manda quem tem autoridade, obedece quem tem juizo.....e no basquete do Flamengo????

Luiz Fernando Paes disse...

atitude simplesmente patética do senhor Marcelo Machado

e o respeito com os companheiros de time que se prepararam pro jogo, kd?

os adversários, os torcedores, a todos que estavam presente para fazer um jogo de basquete ..

uma verdadeira palhaçada ..

Fábio Carvalho disse...

Simplesmente vergonhoso. Errou todo mundo. Primeiro o Shilton: levou a falta, bate os lances livres e segue o jogo, pronto. Pra que enfiar dedo na cara de jogador? Segundo o Marcelo, com a experiência que tem (ou deveria ter), reagiu daquela maneira. O terceiro, como falaram acima, trata-se da falta de comando da comissao técnica do Flamengo. É inadmissível tanta indisciplina. Por último, a arbitragem tem sua parcela de culpa, mas erros (e daqueles bem absurdos) sao cometidos em qualquer tipo de esporte. Creio que os atletas deveriam saber lidar com esse tipo de situacao. Simplesmente vergonhoso. Já é tao difícil conseguir exposicao do basquete na televisao, seja de assinatura ou aberta, e acontece um fato lamentável desses por conta de "estrelismo" e "cabeca quente" de atletas? Na minha opiniao, gancho para o Marcelo, gancho para o Shilton e punicao para a comissao tecnica do Flamengo. Deve-se dar o exemplo, nao? Se tais absurdos acontecem em jogos amistosos, se a situacao nao for controlada, o que acontecerá nos Playoffs? Os torcedores do basquete brasileiro estao fartos de tanto mau exemplo! Basta!

Anônimo disse...

A NBB não tem nada haver com isso.
Um torneio de fim de semana.
Penso pelo que acompanhei da NBB , q nosso mimado capitão da Sel bras não teria coragem de fazer isto na NBB.A punição ia ser longa!!!!

Anônimo disse...

Por essas que afirmo q o Marcelinho somente joga no Brasil.
Pinta e borda,manda e desmanda,prende e manda prender.
Alguém já viu a media de chute de lance livre dele nos campeonatos no Brasil?o cara feito de vidro.
Quando joga la fora,as arbitragens não ajudam e o cara desaparece.

leo aracaju disse...

Marcelinho é um cara que já provou ter um caráter pra lá de duvidoso. É Edmundo do basquete. Arrebenta nso clubes e na seleção da aquela amarelada.

Agora, esse André Guimarães (supervisor????????) mostrou que não tem moral nenhuma. Deve ser vum come e dorme.

Porra, um supervisor que não consegue tirar um jogador de quadra manda em que?????

A diretoria do Fla tem que fazer algo. A imagem do clube não pode ser arranhada por seus p´roprios integrantes.

No mínimo o Mimadinho, ops, quero dizer Marcelinho, DVE UM PEIDO DE DESCULPA A TODOS: Nossa torcida, a emissora, a Joinvile, ao ANdré Guimarães (humilhou a autoridade do cara em público).

p.s. lamentável também o Bial que acirrou os ânimos falando em regionalismo. Que babaquice. Agora, isso é bom para ele aprender a não puchar mais no saco dos Machados (fica direto dizendo que trocava as fraudas dos machadinhos, ehehehehehehe).

Clube de Handebol Japy disse...

Ridículo esse cara. Só isso que dá prá falar. Se só ele tivesse sido expulso ainda, vá lá. Mas a arbitragem mandou os dois prá fora. Erros vão acontecer sempre, em maior ou menor grau, mas vão. Mas a atitude dele, agindo feito um babaca mimado como se fosse o rei da quadra, é impressionante. Me ENOJA ver esse cidadão agindo assim, num jogo em que crianças estavam presentes e ele, sendo uuma pessoa pública como é e ídolo (????) do basquete nacional, não tendo bom senso e discernimento de perceber que ele tem que agir conforme o status (????) que ele tem. Mas se merecem todos, a comissão técnica incompetente do Flamengo e esse babaca do Marcelinho. Não vai dar em nada, mesmo porque esse idiota goza de um prestígio monstruoso, infinitamente desproporcional à sua habilidade dentro de quadra. Mas farei questão em mostrar prá meu filho e sobrinhos em como não se comportar dentro e fora de quadra, usando esse vídeo, e fazer questão de ressaltar que esse pobre coitado foi mais um jogador qualquer que a cigana enganou, dizendo que ele jogava muita bola.

Anônimo disse...

Um detalhe: a arbitragem não errou. Jogador que briga e agride fisicamente outro dentro da quadra, sem que a bola sequer esteja em jogo, tem que ser expulso. E foi isso que os dois fizeram. E o Marcelinho além disso desacatou moralmente o juiz. Esse cara tem uma atitude de quem se acha superior a tudo, à arbitragem, às regras, e à torcida que pagou para vê-lo. E a atitude do Bial foi lamentável, com aquele papo que poderia ter acirrado mais ainda a situação.

Anônimo disse...

Conforme o anônimo acima concordo com a atitude da arbitragem quanto à expulsão dos dois, e foi pouco, pois ainda faltou pulso ao deixar o restante do time tentar intimida-lo se tem uma pessoa em quadra que deve ser intocável e respeitado é o árbitro. Esse André Guimarães é patético como supervisor, o que a TV tbm não mostrou foi o CRF tentando IMPEDIR as camêras da Sportv de registrar o momento. Marcelinho mostrou quem se esconde por trás dele e creio que nenhuma equipe precise de um jogador como ele.

eZ disse...

Pq a surpresa ?

É esse o basquete brasileiro. O nível baixíssimo.

Eu me recuso a ver um jogo ....

Fabio Eduardo disse...

Seguinte, sou de Joinville não pude assistir ao jogo, acabei de ver o video do que aconteceu.
Joinville faz um campeonato para colocar o basquete em evidencia, sporttv transmitindo, monta um estrutura para o torneio. Por favor uma criatura dessa fazer um papelão desses. Meu Deus o que é isso, falta de respeito, com o proprio time , e principalmente com a cidade de Joinville e os Joinvillenses. Queria deixar aqui, um grande abraço ao Luisão , Sandro e Bial que estão fazendo um exelente trabalho aqui em Joinville. Aqui se paga salario de jogadores em dia, tem compromisso, respeito e planejamento. Lamentavel.
Tenho pena dos jogadores do Flamengo que tem que aguentar esse MALA.

Anônimo disse...

É um imbecil mesmo este Marcelinho! Que quebrem os 2 braços dele. Agora imagina se por um milagre a jogo estivesse sendo transmitido na tv aberta ???? Com toda programação acertada o jogo acaba na metade é pra nunca mais se fechar contrato com TV. Ser um imbecil arrogante cretino tudo bem todos tem direito a ser estupidos mas por em risco o bom andamento do basquete brasileiro ai tem que matar um cretino desse. O Meu Deus pq não se aposenta logo esse MALA.

cb9 disse...

concordo com q o povo ta falando... o juiz tomou a decisao certa, e mesmo se nao tivesse tomado, TODOS tem q acatar a decisao. nao tem pq ficar la abtendo boca, insultando o juiz. O JUIZ EH BOÇAL E SOBERANO EM TODAS AS SUAS DECISOES, sempre disseram meus pais, professores de ed. fisica hehe e lamentavel a atitude do nosso 'querido' capitão da seleção... ja sabia q ele nao era flor q cheirasse, mas essa atitude foi o cumulo.... se colocou acima da arbitragem, do jogo, do torneio, do seu proprio clube e ateh do esporte. sem contar aquele supervisor q chegou la na arbitragem, e esculaxou com geral, dizendo q o fla so tava la pra dar credibilidade pro torneio, q nao precisavam dakilo e etc.... comissao almentavel q nao consegue tirar o proprio jogador de quadra..... ainda bem q nao to no time do marcelinho, ia ficar muito puto com ele depois dessa atititude de BABACA

@lisangelo disse...

Pode ser que tenha havido exagero da arbitragem, neglicencia das comissoes tecnicas e coisa e tal. Mas o que se tem que levar em conta eh o publico que saiu de casa, foi ao ginasio para ver uma partida de basquete e recebeu metade do prometido. Isso por conta da cabeca quente de dois jogadores e da criancice de um deles.

Anônimo disse...

Devia tomar uma supensão de uns 5 jogos o Marcelinho, querendo dar uma de FODA...tinha q se Fu*** e fazer o time pagar pelo erro tambem.

Victor Dames disse...

Excelente post, Rodrigo. Resumiu em poucas linhas o ocorrido. E chamou a atenção para os dois pontos mais importantes: os erros de todos os lados e a falta de comando da comissão técnica rubro-negra. Nem preciso dizer nada sobre os erros (a precipitação da arbitragem, a arrogância do Marcelinho, os erros dos organizadores que abriram precedentes nos jogos anteriores), mas quem manda no Fla, o Marcelinho ou a comissão técnica? Antes seria difícil ter pulso ou punir um jogador com salários atrasados, mas não foi tudo pago, graças ao bom trabalho do JH Areias? Não tá na hora de, no mínimo, um puxão de orelhas, uma multa salarial, uma suspensão, sei lá? Até a Liga devia pensar no caso, pois apesar de não ser um torneio seu, tinha quatro filiados, e o NBB vai começar com a imagem arranhada pelo fato.

Anônimo disse...

e' campeonato q nao termina, e' jogo q nao termina, e' jogador q fala mais alto q te'cnico e supervisor.... Tudo isso vai atrair muitos jogos na TV e muitas empresas para apoiarem o basquete! Q vergonha de dizer q amo esse esporte.

Anônimo disse...

A arbitragem fez o correto. A atitude de ambos atletas não condiz com os valores do basquete - e dos esportes - e tem sim que ser punidas severamente, para que isso não venha a ocorrer novamente. Se fosse na NBA muitos achariam que a atitude do árbitro foi correta, porque aqui tem que ser diferente? E ainda mais, os dois jogadores tinham que ser punidos com jogos de suspensão pela CBB - não importa se é amistoso, ela a entidade máxima do basquete e deve prezar por tal - perdendo os primeiros jogos da NBB.

Anônimo disse...

Porque será que não tem nenhuma notícia relacionada a este episódio na página do flabasquete?
Estão envergonhados como todos nós que depositamos esperanças em um idolozinho de araque!
Espero que as crianças que pediram autógrafos e tiraram fotos com este cidadão duas-caras, falastrão, arrogante, mal educado e mal intensionado não se espelhem em suas atitudes... Que o Flamengo nunca mais venha a Joinville!

Pô! O cidadão dizer que "é contra amistosos"(!!!)... Menosprezar o nosso time e a nossa torcida em rede nacional! Foi um absurdo sem precedentes na história do basquetebol brasileiro... Ele merece ser punido, sim, pelo CRF, pela LNB, CBB, NBB, etc.

E quanto à patota que acompanhou os atletas a Joinville, os tais membros da comissão técnica, são um bando de frouxos sem autoridade! Deixar o bebezão fazer o que quer...tsc tsc tsc...são muito fracos!

E, para finalizar, queria ver o Marcelinho (blah!) dar de dedo no Pachecão!...
Ele (Marcelinho),ainda em quadra, humilhou o àrbitro Enaldo e os demais. Disse, próximo aos microfones, e com essas palavras: "Aqui ele é macho pra c@r*%#º! Aqui ele é macho pra c@r*%#º! Quero ver lá no Rio!"

Hehehe... Aguarde e confie ReizINHO! Vamos ver o que o futuro lhe reserva! Decepcionante...

Eduardo
Jlle/SC

Anônimo disse...

Iziane e Marcelinho, não precisamos de atletas assim.

Christ disse...

Na NBA acontece coisa pior e os jogadores não são excluídos, exclusão é só para briga mesmo. Na NBA árbitros não tomam decisões com arrogância e prepotência. Para variar as atitudes dos árbitros inflamaram animos e causaram confusão, num torneio cheio de erros de arbitragem em geral contra as equipes visitantes. Não é a primeira confusão e nem vai ser a última enquanto se instalarém clima de rivalidade e hostilidade entre as equipes e jogadores e árbitros fracos e caseiros inflamando mais a situação. E para lembrança o calmo e controlado time do Joinvile teve no ano passado jogador agredindo técnico de outro time e tomou se não me engano 4 jogos no máximo. Ah sim Drudi desqualificado num jogo anterior ao jogo do Minas x Joinvile não pode jogar, Wagner desqualificado num jogo anterior a Flamengo x Joivile também não pode jogar, quantas faltas técnicas o Joinvile teve no torneio??? Ah sim o Flamengo fez um amistoso com o Minas em Natal houve problemas??? É preciso ver tudo que aconteceu de errado no torneio ao invés de crucificar um jogador, do contrário os fatos vão se repetir em outros jogos com outros personagens, como já teve recetemente em finais dos jogos abertos do interior e outros jogos.

Marcia disse...

O representante da CBB declarou que esse Marcelinho é um ídolo… Realmente, com esses ídolos que eles criaram, o basquete vai longe… Se o fundo do poço ainda não foi atingido, logo ele virá. Temos Varejão, Leandrinho, Spliter, e a própria CBB chama esse indivíduo de ídolo. Por isso o vôlei está onde está e o basquete afundando cada vez mais. Pelo jeito, nada mudou. É o fim, mesmo.
Quanto ao diretor do Flamengo, nenhuma surpresa. Óbvio que não haveria punição. Primeiro, os princípios lá devem ser esses mesmos. Depois, como um clube vai punir quem manda nele? É ridículo… Segundo ele, o árbitro estragou a partida, não foi o exemplo de capitão que ele tem. Dá até medo pensar que esse país (justo aquela cidade) vai sediar uma Olimpíada. Bons valores devem estar acima de tudo.
Me desculpe, Bruno, mas nada justifica uma atitude como essa. Isso é fruto, na verdade, de uma paparicação indevida e inexplicável que esse jogador sempre teve desde que era garoto. Aqui no Brasil, especialmente no Rio ou no Flamengo, ele manda, ele faz e fala o que bem entende e nada acontece. Falam que ele é craque, pelo amor de Deus. Tira ele deste mundinho dele e me diz o que acontece? Nada, como nada aconteceu. De onde tiraram que ele é craque? Ídolo? Vcs sabem muito bem o que um ídolo representa e quais os requisitos para ser um: bons valores, boas atitudes, ser um exemplo para os jovens, um modelo a ser seguido. Parem de chamar esse cara de ídolo. De quem ele é ídolo? Não conheço ninguém que o considere ídolo, que queira ser como ele, e lido com adolescentes o tempo todo. Ninguém nem fala nele, graças a Deus. Ele é ídolo talvez no Rio, que o criou. A mídia precisa parar de dar espaço pra pessoas como ele. É igual ao espaço dado ao Nelsinho Piquet. Pelo amor de Deus, vamos focar em bons exemplos, em bons valores, vamos valorizar o bom, e não o ruim. Os dois, Marcelinho e Nelsinho, devem dar as mãos e sair andando, sumir. Ah, levem a Iziane junto, por favor.

Anônimo disse...

Esse Marcelinho é um bosta! Uma vergonha pro nosso basquete... Tem que banir esse mimado... jogadorzinho bem meia boca...

Anônimo disse...

Para Christ:

Está todo mundo indignado e vc aí flamenguista querendo botar no desse ou daquele... aqui de Joinville!

hahaha
Ou será o próprio marcelinho se manifestando anonimamente por falta de vergonha na cara?
não me faça rir...

A tal agressão (Espiga, ano passado)a qual vc se referiu, meu caro, foi um carinho de dar tesão no Mortari comparado à grosseria do machadINHO. Não quero proteger o Espiga, mas aquilo lá foi outra história...e não passou impune!

Bom, só me resta esperar pelo torneio preparatório que o Flamengo irá promover um dia em algum ginásio alugado de primeiríssima, com o tratamento exemplar de primeira reinvidicado: vestiários de 250m², ônibus zero, rodízio do Porcão no hotel, água perrier nos chuveiros, torcida adversária educadinha e amistosa, arbitragem internacional (da NBA, lógico), o pau comendo solto... mas o melhor mesmo serão os adversários: provavelmente de Los Angeles Lakers pra cima!
Putz! Mas esqueci que a estrela do time vermelho e preto não é lá muito chegado a amistosos! Então restam duas opções: um prêmio simbólico ao campeão (algo como US$1.000.000,00 + um bixo de US$100.000,00 ao mvp da competição que não pode ser outro além do marcelinho) ou então "dar a chupeta pro neném não chorar"...

Eduardo
Jlle/SC

Anônimo disse...

Ao Victor Dames,

Se intera antes de falar merda! Os salarios nao estao em dia no Fla. Sao 2 premios e 2 salarios atrasados indo pra 3.

Mudou de lado agora?? Cade o comando do seu tecnico preferido!hahaha

Anônimo disse...

Sera que os jogadores tem que ficar mesmo a merce de arbitros como o Cristiano Maranho que fazem as merdas que querem e nunca sao punidos?? O jogador nao tem pra onde correr, ai quando explode a culpa e dele.
Sera que nao e a hora de olhar mais seriamente para o gravissimo problema da arbitragem no nosso basquete??

Rodrigo Alves disse...

Amigos,

Vamos tentar manter o bom nível dos comentários, ok, sem ofensas e xingamentos. Só para não me obrigar a excluir posts dos leitores - detesto quando tenho que fazer isso. Todo mundo aqui entende de basquete, cada um com seu ponto de vista, e vamos em frente!

Valeu, abraços!

Anônimo disse...

O Shilton meteu o dedo na cara do Marcelinho, que lhe virou um tapa. Essa imagem é muito clara!!!! Isso é agressão e caso de expulsão dos dois sim!

fernando disse...

reproduzirei integralmente o anonimo acima pq me surpreende o tamanho do absurdo:

"Sera que os jogadores tem que ficar mesmo a merce de arbitros como o Cristiano Maranho que fazem as merdas que querem e nunca sao punidos?? O jogador nao tem pra onde correr, ai quando explode a culpa e dele.
Sera que nao e a hora de olhar mais seriamente para o gravissimo problema da arbitragem no nosso basquete??"

Permita-me, anonimo, me guiar pela sua lógica estapafúrdia e lançar a campanha:

Juízes do Brasil! nao apitem mais jogos ruins!

Afinal, se o jogador tem o direito de se revoltar qdo os juizes erram e estragam o tal espetaculo, considero muito justo que os juízes se neguem a apitar jogos ridiculos, protagonizados por peladeiros como os jogos do basket brasileiro. Me parece coerente não, anonimo?

fernando disse...

Nao defendo punicao pro Marcelinho Machado. Digo, nao defendo punicao institucional, multa, suspensao, nada disso, pq aquilo não era jogo da NBB entao nao tem como punir.

Defendo sim a execraçao publica, a exposiçao ao ridiculo, a coerçao q a vergonha social pode causar. Que todos os que gostam de basket xinguem com todos os nomes quantos lhes vierem na cabeça o marcelinho sempre q o virem em quadra, que o exponham ao ridiculo e as criticas contundentes todos os dias.

Parar de jogar basket ele nao vai parar. Que pelo menos ele sinta vergonha de si mesmo, da sua falta de caráter, sua arrogancia. Que todos os que de hoje em diante forem falar do marcelinho sempre se lembrem do canalha, mascarado e cretino que ele foi nesse último jogo.

Que todos lembremos ao Marcelinho que ele não é nada. Absolutamente nada para o Basket.

Anônimo disse...

Fernando, ta certissimo voce, o arbitro faz o que quer e nao tem punicao. Estraga o espetaculo por vaidade propria e querer aparecer mas que os jogadores e fica por isso mesmo.
O futebol ja evoluiu nesse sentido, o arbitro tem q ter responsabilidade por seus atos!! Se tiver punicao tambem para a arbitragem veremos menos situacoes como esta.

fernando disse...

Vc nao entendeu o q eu disse, meu caro anonimo. O q eu disse é: jogador nenhum, marcelinhos da vida nenhum pode impedir a continuaçao de um jogo pq discorda do juiz. Tem q punir juiz incompetente, dar gancho, multa, etc. falta padrao para a arbitragem etc. Mas nada disso justifica, NADA, q um jogador decida impedir o jogo de continuar.

Minha campanha "juízes nao apitem jogos ruins" só tenta mostrar o absurdo do argumento que diz q alguem pode querer se revoltar dentro de quadra pq o juiz é autoritario. Não faz sentido.