sexta-feira, 21 de agosto de 2009

MARCELINHO E O TÉCNICO




Nesta quinta-feira, contra o Canadá, Marcelinho Machado jogou todos os 20 minutos do primeiro tempo e mais oito do segundo. Marcou 13 pontos, pegou oito rebotes, roubou duas bolas e distribuiu cinco assistências, sendo uma delas espetacular, achando Tiago Splitter sozinho para concluir dentro do garrafão. Chutou apenas quatro bolas de longa distância, acertou três. Converteu os dois lances livres que cobrou. É verdade que Leandrinho liderou o ataque brasileiro com 27 pontos e Tiago Splitter fez bonito com 16, além de oito rebotes e três tocos. Mas o grande nome do jogo, o homem que ditou o ritmo da partida, bem, esse aí foi mesmo Marcelinho.

Ih, vai ter gente pulando deste primeiro parágrafo direto para a caixinha, cheio de pedras na mão. É natural, por vários motivos. O duelo contra o Canadá foi um amistoso, não teve nenhum efeito prático. Em jogos decisivos pela seleção, Marcelinho costuma cair de produção - e isso não é uma cornetada gratuita, é um fato comprovado por números; o Balassiano já levantou a estatística (veja aqui) e o aproveitamento de três é de 17.9%.

É claro que ele tem muita culpa nisso, mas há um outro fator que nem sempre a gente leva em conta: Marcelinho é um jogador que precisa de um técnico. Não para ensiná-lo a jogar, porque isso ele sabe muito bem, mas para lhe dar um norte e indicar seu papel dentro da quadra. Acostumado a ser ídolo nos clubes por onde passa, o ala costuma atuar acima do bem e do mal no terreno doméstico. Na seleção, é diferente. Marcelinho precisa de um esquema. Precisa de um técnico. Precisa de um Moncho.

No ano passado, quando estreou na seleção, o espanhol tinha um grupo esfacelado pelos desfalques, o que ainda garantia a Marcelinho o status de principal arma ofensiva. Por isso ele ainda chutou um bocado no Pré-Olímpico Mundial, com aproveitamento de 26.3% nas bolas de longe. Agora, para esta Copa América, Moncho tem Leandrinho como maior desafogo no ataque e, mais que isso, uma ótima dupla de garrafão (Anderson Varejão e Tiago Splitter) que o permite migrar o seu jogo para perto do aro.

Resultado: Moncho está, finalmente, colocando em prática seu projeto-Marcelinho. Ao menos é o que parece pelos três amistosos - sempre com a velha ressalva de que é preciso esperar para ver na hora da verdade. Na Tuto Marchand, o veterano chutou 3/6 de fora contra a Argentina, 1/2 diante de Porto Rico e 3/4 contra os canadenses. Mais que isso, as médias de assistências (5.3)
e rebotes (6.0) nos revelam
um jogador mais solidário e preocupado em ajudar no plano coletivo. Aliás, nem era preciso mostrar números, bastaria ter visto este último confronto com os canadenses, por exemplo.

Tudo isso serve para mostrar que, dentro de um esquema, com seu papel bem definido, Marcelinho ainda pode ser muito útil à seleção brasileira. Sei que muita gente vai discordar desta frase, mas a caixinha de comentários está aí para isso. Ao debate!

22 comentários:

Pedro Trindade disse...

concordo com cada palavra deste post. não tem nada acrescentar. parabens

Bruno disse...

Excelente post Rodrigo, é exatamente isso!!
Mas acrescento uma coisa:por todas as besteiras que o Marcelinho fez, ele sempre teve(e tem) o talento pra ser um jogador complementar de primeira linha.
Digo mais, ai está problema do Marcelinho e da seleção:por falta de outros caras para chamar a responsabilidade, o Marcelinho acabou ficando com um papel de protagonista que deveria ser de outro jogador que não existia antes (agora talvez Leandrinho ou Splitter) e foi sacrificado por isso, tendo que ser a primeira opção ofensiva várias vezes da seleção, sem esquema para tanto.
O Marcelinho é um bom jogador, de nível internacional, que já meteu buzzr beater em Mundial para o Brasil, mas não é um cara para carregar o time.Nunca foi.
Se usarem ele certo, pode ser muito útil.

ARROZ_ disse...

Post perfeito !! É o que eu sempre pensei sobre o Marcelinho !! Jogador fantástico, que pode ser sempre convodado, jogar bons minutos, e contribuir muito, mas que de forma alguma pode ser a principal arma ofenciva do Brasil.

Unknown disse...

Pô , Rodrigão. Meio difícil ficar olhando pelo retrovisor. Afirmei em outra caixinha que o Moncho coloca o cara para varrer, cozinhar , arrumar a mêsa e depois almoçar. Antes , ele ja ia direto pra mêsa. " Projeto"? Ele já é um respeitável senhor para ser projeto.Em alguns países, cada time das ligas devem ter, pelo menos, 3 jogadores menores de 19 ( ou 20)anos de idade. Esses, sim, são projetos ( em tempo, nossos times optam por veteranos bem cascudos. Pode haver renovação?).
Pois é. O Marcelinho operou nos rebotes, no carroussel e chutou quando foi conveniente. Operou como uma peça de uma engrenagem e não,como um "parafuso louco" e irritante. Agora, ele, realmente,contribui.Como todos os jogadores, ele tem suas falhas(não sabe marcar e nem fazer bandeja 1 para 1).´
De qualquer modo, sou prudente.
Tenho observado mais o "banqueiro" Alexandre Nascimento( Olivinha). È um cara quiéto, " low profile " mas, sabe aproveitar o pouquinho de tempo que lhe é dado. Atua com um percentual muito baixo de êrros não forçados ( diferente do Diêgo).
Valeu, Rodrigão!!!!Valeu, Moncho!!!
huummmmm....tudo bem!!!!valeu Marcelinho rsrsrsssrs por enquanto.

Coach Vito disse...

Rodrigo e amigos,
comentei aqui sobre o Marcelinho a muito tempo atras. na epoca do mundial no Japao, quando falavam que o marcelinho chutava muito.
Na epoca o tecnico mandava ele chutar, as jogadas eram pra ele chutar a toda hora e ate mesmo os companheiros do time queriam que ele chutasse mais.
Numa conversa com o Leandrinho na epoca ele me disse que se o Marcelinho nao chutasse o Brasl nao teria chance nenhuma.

Entao o cara nao e tao louco assim, se voce esta fazendo o que todo mundo quer que voce faca, o que o sistema pede e o que o seu time pede, a culpa nao pode ser sua.
Hoje com outro esquema tatico voces esta vendo o Marcelinho que eu sempre defendi.
Abracos grandes.
Alguem ai vai ate a turquia ver o mundial em 2010?

Unknown disse...

Belo Post, estou gostando do estilo Marcelinho no esquema do moncho. tomara que na hora do Apuro, ele não vire um chutador louco novamente.

Anônimo disse...

Quero ver na hora do aperto como ele vai se comportar... ai sim eu digo minha opinião... Como em jogos que não vale nada, o Brasil e o Marcelinho dão show... na hora do vamos ver...

Vagner Vargas disse...

Prefiro aguardar a Copa América ou um Mundial pra falar alguma coisa positiva sobre o Marcelinho. Em um amistoso, sem pressão, é tudo mais fácil. Na hora que a coisa aperta, que é vencer ou ir pra casa, a gente sabe como o aro fica pequeno pra ele. Ele é um jogador inteligente que pode ser aproveitado, sem dúvidas, mas tem que provar que pode ser confiado na hora do "vamos ver".

F.Pamplona disse...

Respostando um comentário que fiz no dia 14/08:

O Brasil só vai ao mundial se os outros adversários forem muito incompetentes. Esse time tá um lixo!

Quanto ao Moncho, a esperança que tinha nele foi por água abaixo: provou que é péssimo para convocar. Ele manda bem na parte tática e de cobrança de resultados, espero que esses dois quesitos possam salvar o time. Não boto fé.


Não tiro uma vírgula do que falei, mas estou muito satisfeito que a parte tática e de cobrança do Moncho tenha funcionado nesses amistosos. Competição pra valer é outra história, mas os últimos resultados foram animadores...

Valeu!

eZ disse...

Como já martelei aqui há mto tempo atrás, a chave dessa seleção é o marcelinho. O cara joga muito, mas não pode deixar largado.

Creio que ele seria um sexto homem perfeito, dividindo seu tempo de quadra entre as posições 2 e 3 e ainda fazer uma espécie de 'point-forward' quando for necessário um descanso ao Huertas. Com o alex entre os titulares ou até mesmo o guilherme o time ganha em defesa, e terá o MM jogando na boa, com alta % e bastante passe, pois ele é um cara q faz, no mínimo, que os defensores prestem a atenção nele.

Se formássemos um 3, alto, rápido e bom de defesa, creio que a seleção poderia ir longe. Para mim, é a cereja que falta em um bolo que está sendo criado a partir do nada, a longo prazo, claro.

Torço para que a seleção dê certo com o time versátil que está se formando.

Anônimo disse...

JÁ VI ESSE FILME VARIAS VEZES ...BRASIL MT BEM NOS AMISTOSOS E NA HORA DO VAMOS VER!! PARA EU ELOGIAR O MARCELINHO VAI TER QUE FAZER MT MAIS QUE ISSO...QUERO VER UM JOGO PAU A PAU OU QUE O BRASIL ESTEJA PERDENDO PRA VER COMO VAI SER...PERGUNTO SERÁ QUE NEM NO PRÉ-OLIMPICO???!
PRA NÃO FALAR QUE SÓ CRITICO REALMENTE ESSA SELEÇÃO É MT MELHOR QUE AS OUTRAS FORMADAS AQUI!!!
ABRAÇOSS SAMUEL

Magal disse...

Boa Rodrigo !!! muito bem analisado se eu te disser que eu ainda não tenho um pé atras com o Marcelinho eu vou estar mentindo.... mais que as atuações dele foram muita animadoras isso foi... Deus ajude que ele continue assim e parabens ao Moncho que esta provando ser um otimo treinador e mais que isso parece ser amigo dos jogadores o que é muito importante tambem...
ÓTIMO POST Rodrigo !! e muita sorte pro Brasil e claro pro Marcelinho tambem, ta na hora de recompensar os erros rsrsrsrsrsrs
Abs a todos..

David disse...

"O duelo contra o Canadá foi um amistoso". Esse trecho do seu texto acaba fazendo desmoronar o resto da excelente análise. Aliás, dada a qualidade das equipes que jogarão a Copa América, qualquer análise sobre desempenho individual de qualquer jogador estará prejudicada.
Marcelinho é um bom jogador. Ponto. Mas é muito menos do que o imaginário nacional criou sobre ele, especialmente em razão de participações em Pan-americanos e no campeonato nacional, dois torneios prá lá de combalidos.
Em jogos contra grandes equipes, geralmente em mundiais e pré-olímpicos, o jogo de Marcelinho desaparece. Não que ele amarele ou comece a jogar de forma inapropriedade( com seus aquifamosos "crazy shuts". Ele na verdade não tem qualidade para o "grande jogo"( parafraseando Marcel).Contra grandes equipes ele não consegue achar espaços para o fluir seu jogo, não consegue dar assistências porque o adversário cria dificuldades que ele não consegue transpor. Então só lhe resta arremessos, mesmo porque, nos últimos anos, seus colegas de seleção também não tinham grande repeetório ofensivo. Só que nessas grandes competições internacionais, não se permite arremessos fáceis como aqui, por issoque seu percentual de acertos despenca.
Bons desempnhs como esse de contra o atual Canadá não é de causar surpresa, mas só será possível avaliar alguma evolução no limitado jogo de MArcelinho quando ele jogar assim contra sérvios, croatas, gregos, italianos ..., em jogos oficiais.

Unknown disse...

haha, escrevi q o marcelinho com tecnico mandando eh muito bom no blog do bala durante o jogo hehe

calec disse...
q passe do marcelinho para o spliterr

um marcelinho contido eh muito bom jogador, talento ele tem de sobra

20 de Agosto de 2009 20:24

Unknown disse...

eZ pra mim o esse 3 que falta seria o marquinhos, soh falta cabeça pra ele

RENY SIMÃO disse...

Que os Deuses te ouçam!

Amem! (com licença do Prof. Paulo Murilo)

Reny

Anônimo disse...

Estava resistindo em postar algo, porque basket no brasil é sinonimo de decepção. Mas apesardo brasil ter vencido amistosos, enfrentado adversários sem muita pressão, e etc e tal, pela primeira vez em muito tempo me sinto no dever de darum voto de confiança pra esses caras. Porque pela primeira vez em muito tempo, temos vários ingredintes que nós torcedores temos pedido: Um técnico que não é uma das melhores coisas do mundo, mas é um técnico estrangeiro, com experiência, e uma carga de conhecimento que foge dessa porralouquice que são os técnicos brasileiros em atividade no país.
Pela primeira vez temos uma sequência excelente em amistosos. Tá bom, não estamos jogando contra a espanha, mas há quanto tempo não viamos o Brasil jogar muito muito bem, contra seleções fracas e descaracterizadas?
Há quanto tempo a seleção não era um arremedo de time, um amontoado de jogadores? Pow,agora estamos vendo um projeto de time, com alguns dos nosso melhores jogadores.
E o que émelhor, num ambiente desse até aqueles que tinham um desempenho pífio tendem a melhorar, como acontece com o Marcelinho. Caras, é sinal de que a coisa está andando. Tá bom,não somos a espanha, mas já temos mais que um esboço de um time que muito de nós a muito já cobravamos. Talves estamos tão pé a tráz com tudo o que já houve, que isso acaba nos anestesiando diante do que estamos vendo. Mas é só analisarmos o que estavamos pedindo há um, dois ou três anos atrás. Boa parte do que querimos está ocorrendo, e não é porque esse time venha a fracassar que esse projeto que está tenha que ser jogado no lixo, porque aí será uma regressão e um sentimento de que nada mais vai dar certo, e justamente por causa disso, ou seja, pra que o Brasil saia do buraco que se enfiou éque eu torço muito pra que esse time traga resultados. Pelo menos será um sinal para os nosso dirigentes, de queumpouco de racionalidade e boa vontade pode tirar a selação do abismo em que ela se encontra.

Heverton Elias

Anônimo disse...

desculpem as palavras coladas,mas minha barra de espaço tá uma merreca.

Heverton Elias

Unknown disse...

Nem um de nós discute o taleno do marcelinho. Contudo, para um jogador que ja tinha até se aposentado, é a primeira vez que ele demonstra um basquete de alto nivel internacional na seleção (e trata-se apenas de um torneio amistoso)por essas e por outras mesmo com a clara sombra da batuta do Mocho que não vou me animar e criar expectativas com ele. Porém devo admitir que estas atuações dissiparam a nuvem negra que pairava sobre a minha cabeça, temendo mais um desastre com 753 arremessos preciptados do M.Chuta-chuta.

Rumo ao Mundial!!!!

Marcia disse...

Também acho que amistoso é amistoso e jogo pra valer é outra coisa. Quero ver o Marcelinho fazer a diferença em jogo pra valer. Porque do jeito que endeusam ele na TV, ele deveria já ter levado o Brasil a grandes conquistas, afinal craque faz a diferença. Mas até hoje ele não fez nenhuma (em nível internacional). Tanto que desde que ele está na seleção, não ganhamos mais nada, ao contrário, só afundamos cada vez mais. Ir bem em amistoso é fácil. Não que ele seja ruim, mas não dá mais pra assistir basquete ouvindo dos comentaristas e narradores que ele é craque. Temos que abaixar o volume da TV.

macunaima disse...

essa foto eh o marcleinho enterrando??? se for... what a miracle!!!

Fabricio disse...

quero ver quando a defesa estiver no nariz e a seleçao perdendo de 9, qual marcelinho vai aparecer. de resto, treino é treino, jogo valendo vaga é jogo valendo vaga...