terça-feira, 29 de abril de 2008

A ARTE DO PASSE


Luke Walton / Foto: NBA

Dizer que os Lakers passaram pelo Denver porque o rival não sabe marcar é meia verdade. George Karl é bom treinador, mas não foi capaz de fazer um elenco com três excelentes defensores (Iverson, Camby e Martin) jogar coletivamente
na retaguarda - os Nuggets levaram mais de 100 pontos nas quatro partidas.

Outra parte da história é verificar a qualidade ofensiva do time de Phil Jackson. Com Gasol e seus passes no meio do garrafão, o sistema de triângulos vibra mais, as peças ficam perfeitamente espaçadas ao redor do espanhol (o posicionamento lateral libera Lamar Odom para as infiltrações) e os arremessos livres aparecem com uma freqüência absurda. Os números mostram isso. Se na temporada os Lakers anotavam 108 pontos e 24 assistências, na primeira fase dos playoffs os números cresceram. Melhor ataque da pós-temporada com 114.7 pontos, o time acertou 112 de seus 169 arremessos (66.2%, cinco a mais que os já excelentes 61.7% da fase regular) através de assistências (média de 28, melhor entre os 16 times).

Lakers / Foto: NBAKobe Bryant, o cestinha do time, também lidera a equipe em assistências nos playoffs com 6.3 - destas, a metade é para Gasol, que se aproveita da marcação sobre o ala do lado oposto e se posiciona perto da cesta para receber os passes. Outros seis jogadores, inclusive os contestados Luke Walton e Radmanovic, têm
mais de 2.5 passes por jogo.

2 comentários:

Renato disse...

Discordo que Iverson, Marcus Camby e o Kenyon Martin sejam categorizados como excelentes defensores.

Especialmente o Iverson arrisca muito avançar nas linhas de passe pra tentar as roubadas de bola, em vez de simplesmente marcar o adversário no 1-contra-1 "honesto". Na maior parte das vezes essas roubadas dão errado e o resto da defesa fica vendida no 4-contra-5.

Americano, que tem essa fixação por estatística, fica achando que defensor bom é aquele que tem um alto número de roubadas de bola, o que não é necessariamente verdade.

No caso do Marcus Camby o problema é parecido. Todo mundo se impressiona com o número de tocos que ele dá, mas a maioria deles não vem da defesa 1-contra-1 dele, e sim de quando ele vem do outro lado pra ajudar a cobrir a bola. Se você põe ele no cara da bola não vai ver que não é assim brilhante.

Tanto Iverson quanto o Marcus Camby têm problemas de porte físico para defender o jogador com a bola no 1-contra-1, então têm de apelar para os "truques".

(Só o Kenyon Martin que faz tempo que eu não vejo, então não dá pra falar muito)

Defensor bom no Denver é o nosso querido Eduardo Najera que inexplicavelmente fica grudado ao banco de reservas a maior parte do tempo.

Anônimo disse...

O nene em forma também é um bom defensor. Bem pelo menos na série contra o SA ano passado defendeu d++.

E quem diria, Houston continua vivo nos playoffs com uma bela esculachada 95-69.

E suns e sas ta sendo decidido nos ultimos momentos.