terça-feira, 28 de julho de 2009

PROBLEMAS NA SELEÇÃO




Vejo que, no primeiro treino
da seleção, Moncho Monsalve cortou Baby (tendinite no pé esquerdo) e liberou Murilo (com probemas particulares, terá 10 dias para decidir se jogará a Copa América). Paulão Prestes foi resolver questões familiares em São José do Rio Preto, mas deve voltar nesta terça. Vale lembrar que Nenê está fora do grupo, e Cipolini se machucou na Europa. Ou seja, começamos
a ter problemas no garrafão, justamente nosso ponto forte.

Outra: na comunidade de Wlamir Marques no Orkut, ele revela a informação de que o Brasil vai disputar o Super 4 na Argentina com uma equipe sub-19. Se realmente for por causa da gripe suína, é assim que funciona? A seleção principal não pode pegar gripe, mas com a garotada não tem problema? Eu, hein.

O Mundial de Natação e o acidente com Felipe Massa me jogaram numa rotina insana de trabalho na redação do Globoesporte.com, por isso não tenho conseguido atualizar o blog como gostaria. A semana será difícil, mas prometo voltar sempre que der. Ah, não se esqueça da promoção do Varejão, caso você ainda não tenha mandado seu e-mail. Enquanto o ritmo não volta ao normal, a caixinha é toda sua: o novo cenário da seleção te preocupa? E essa história da gripe para a molecada? Comente à vontade.

domingo, 26 de julho de 2009

ALAS EM PROFUSÃO. E OS PIVÔS?




Nos dois dias de treino e no jogo disputado pelos atletas da seleção americana no sábado, os destaques foram os alas Kevin Durant e Rudy Gay, que impressionaram a comissão técnica e saíram na frente na luta por uma vaga no Mundial-2010. Feliz da seleção que pode juntar um grupo apenas intermediário e extrair tanta qualidade. Mas, cá entre nós, não é exatamente de Durant e Gay que os Estados Unidos precisam. A equipe, que já tem Kobe, LeBron, Wade e Carmelo, precisa se reforçar dentro do garrafão, para não ficar tão dependente de Dwight Howard. No jogo-treino, Greg Oden e Brook Lopez foram bem, mas será que têm bala para saltar à seleção principal? Abaixo, algumas imagens dos treinamentos.

DANÇA DOS NÚMEROS


12


Foi o número de pontos de Érika no All-Star Game na WNBA, no sábado. Mas não foi tudo. A pivô brasileira pegou nove rebotes, deu uma assistências e acertou todos os seus cinco arremessos em 14 minutos. Bela maneira de entrar na elite da liga americana. A estrela Swin Cash foi a MVP da partida, com 22 pontos.

sábado, 25 de julho de 2009

ELA ESTÁ FELIZ OU NÃO ESTÁ?


Logo mais tem All-Star Game da WNBA em Connecticut, com uma pitada verde-amarela. Pelas fotos do treino de sexta-feira, Érika está feliz da vida. A brasileira garante que acertou duas bolas do meio da quadra, por isso tanta festa com as companheiras. O problema é que, quando a aposta valia 100 dólares, ela errou. Mesmo com o bolso vazio, que Érika aproveite bem o momento.





sexta-feira, 24 de julho de 2009

DEVIN HARRIS FALA AO REBOTE




Quando a NBA soltou o vídeo com o top-10 da temporada 2008-09, teve muita gente aqui na caixinha achando que o número 1 não deveria ser a cesta de três de LeBron James nos playoffs, e sim o incrível arremesso do meio da quadra executado por Devin Harris contra o Philadelphia. Mas será que o próprio Harris concorda? Para tirar essa dúvida, vamos direto à fonte. O armador do New Jersey Nets, que vive o auge de sua carreira, falou ao Rebote após o primeiro dia do minicamp da seleção americana em Las Vegas (mini mesmo, já que os treinos começaram ontem e terminam neste sábado).

- REBOTE - Seu arremesso do meio da quadra foi eleito pela NBA o terceiro melhor da temporada, mas muita gente aqui no Brasil achou que ele deveria ficar com o número 1, batendo LeBron James. Em que posição você colocaria aquela jogada?
- DEVIN HARRIS - Eu acho que, pelo grau de dificuldade do lance, colocaria no número 1. Mas obviamente o arremesso do LeBron nos playoffs contra o Orlando teve um significado um pouco mais forte naquele momento específico. Então eu até entendo por que eles montaram o ranking daquela maneira.

- Depois de uma excelente temporada na NBA, você está participando do minicamp em Las Vegas. Qual a importância de estar com a seleção dos EUA mesmo sem saber se estará no grupo que vai ao Mundial da Turquia em 2010?
- É muito importante. Este sempre foi um objetivo na minha carreira. É evidente que os caras definiram um padrão alto no ano passado, com as Olimpíadas de Pequim. Agora é o momento para os jogadores mais jovens se superarem e competirem por um espaço.

- Jason Kidd foi o armador em Pequim, e vocês têm histórias que se cruzam na NBA - tanto que você o substituiu nos Nets. Acha que no futuro pode substituí-lo também na seleção?
- Realmente tenho essa história, de alguma forma eu acabo substituindo Kidd em certos aspectos. Na seleção, eu adoraria fazer esse trabalho. Todo mundo sabe que ele é um grande líder, um jogador com qualidade para estar no Hall da Fama. Então
eu ficaria muito honrado se pudesse seguir suas pegadas.

))) No Twitter do Rebote: mais sobre o minicamp dos EUA.

ADONIS COM A AMARELINHA




A CBB divulgou na quinta-feira a lista da seleção sub-19 que vai disputar o torneio Nike Global Challenger, em Portland, de 6 a 10 de agosto. No meio da garotada um nome chamou a atenção: Adonis Sousa, o talentoso ala-armador de 18 anos que, pouco tempo atrás, era dado como perda certa para o basquete grego. Pois aí está ele agora, morando em Sorocaba, planejando o salto para o junior college dos EUA, e prestes a vestir a camisa verde-amarela pela primeira vez. Pelo que diz o próprio Adonis, no papo com o Rebote, começa agora um longo casamento com a seleção.

- REBOTE - E aí, animado com a convocação?
- ADONIS SOUSA - Estou muito animado. Fiquei muito feliz e, desta vez, vou me apresentar sim. A seleção veio em boa hora, é a minha primeira, estou supermotivado. Na Grécia joguei apenas alguns torneios, nada oficial. Acho que não fico impedido de jogar pela Grécia de novo, mas não me preocupo com isso. Saí de lá há um ano e meio. Estou feliz com o momento e pretendo continuar jogando por aqui. Por isso foi muito boa esta convocação.

- A mudança no comando da CBB contribuiu de alguma forma para você aceitar a convocação desta vez?
- Não sei se foi a mudança, mas a minha primeira convocação foi meio perturbada, né. Eles me chamaram e não avisaram nada, sabe? Nem para mim, nem para o Olympiacos. Desta vez, eu estava aqui, jogando os Regionais em Sorocaba.

- Falando nisso, como foi esta sua passagem por Sorocaba após a experiência no Norte com o Paysandu?
- Desde a minha vinda para Sorocaba, só aconteceram coisas boas comigo. Ficamos em quarto lugar no Novo Milênio e ganhamos os Jogos Regionais.

- Sendo que, na final dos Regionais, você fez 60 pontos...
- (Risos) Pois é. Minha despedida foi com chave de ouro.

- O próximo passo é a ida para os Estados Unidos?
- É, eu só estou pensando nisso. Vou para Arizona Western College, o mesmo junior college em que o Baby jogou. Já está tudo certo, vou em agosto. Pretendo depois me transferir para uma universidade e, mais tarde, voltar para jogar na Europa.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

FALA QUE EU TE ESCUTO:


>>> "Se Pablo (Prigioni) e Carlitos (Delfino) não puderem jogar, a questão fica delicada. A verdade é que estou um pouco preocupado com a classificação nesta Copa América de Porto Rico"

MANU GINÓBILI, em entrevista ao jornal La Nación, citando as possíveis ausências na seleção argentina. Prigioni e Delfino, que ainda não definiram seus clubes para a próxima temporada, não estarão
com o grupo nesta sexta-feira, em Bahia Blanca, para o início dos treinamentos. Será que Scola terá de carregar o piano sozinho? E você, o que acha? A Argentina correria algum risco de não se classificar?

PROMOÇÃO - ANDERSON VAREJÃO




No dia 9 de agosto, como vocês já sabem, rola o Basketball Show 2009, jogo beneficente promovido por Anderson Varejão no Maracanãzinho. A partida terá a participação de atletas da NBA como Shawn Marion, Drew Gooden e Devin Brown. Enquanto o dia não chega, o Rebote faz o seu aquecimento com mais uma promoção. Quer concorrer a uma camisa (essa da foto acima) e
uma peruca do Wild Thing? Então mande logo o seu e-mail para reboteblog@hotmail.com, com nome e endereço. O primeiro sorteado leva a camisa, o segundo ganha a peruca. Boa sorte!

SEM TROMBAR COM OS HERMANOS?




O Brasil pode chegar à Copa América sem medir forças com a Argentina uma vez sequer nos amistosos. Teoricamente, seriam dois embates durante a preparação, mas os dois podem subir no telhado. O Super 4 de Rosário, no início de agosto, pode não acontecer por causa da gripe suína. A CBB aguarda uma definição até sexta-feira e, mesmo que o torneio seja confirmado, a tendência é que o Brasil pule fora do barco.

Não sou especialista em saúde pública, mas com as notícias que chegam da Argentina (um dos maiores polos de concentração do vírus na América do Sul), não acho que seja bom negócio viajar para lá às vésperas da Copa América. Será um risco necessário?

O segundo amistoso pode ser disputado no Super Four do Maracanãzinho, mas há um risco de o duelo não acontecer. No dia 7 de agosto, a previsão é de que o Brasil enfrente o Uruguai, e a Argentina encare
a Austrália. Os vencedores decidem o torneio no dia 8,
e os perdedores lutam pelo terceiro lugar. Ou seja, só tem Brasil x Argentina se os dois ganharem ou se os dois perderem na primeira rodada.

Falando nisso, não haverá venda, e sim distribuição de ingressos para essas partidas. Além dos convidados, o público terá um período determinado para retirar suas entradas na bilheteria.

E você, se fosse o responsável pela preparação, mandaria os atletas brasileiros ao país vizinho mesmo com o risco da gripe?

))) No Twitter do Rebote: Argentina se apresenta na sexta, com dois desfalques de peso. Enquanto isso, Luis Scola diz que a classificação não está nada garantida: "O Brasil vai com tudo".

SPLITTER E ANDERSON... NOS EUA




O policial americano pediu para tirar a foto acima com Tiago Splitter
e Anderson Varejão. Os dois vêm treinando juntos nos EUA para manter a forma enquanto não se apresentam à seleção, no domingo. Ainda bem que os jogadores têm essa consciência. Só continuo sem entender por que tanta demora da CBB para reunir nossos atletas...

A TAL DA ENTERRADA SECRETA


Aí está a tão falada enterrada do garoto Jordan Crawford em cima de LeBron James, que teria levado o craque do Cleveland Cavaliers a confiscar a fita e proibir a divulgação das imagens.



Agora eu me pergunto: a polêmica toda foi por causa disso?!?

FALA QUE EU TE ESCUTO:


>>> "Eu gostaria de continuar no clube, mas depois de tudo o que aconteceu, não acho que eles estão confortáveis em me ter no elenco. Quero jogar por um time vencedor, capaz de conquistar muitas coisas"

RICKY RUBIO, que pode até não ir para o Minnesota, mas não quer continuar no DKV Joventut, onde joga desde os 14 anos. Qual será a porcentagem da raposa Dan Fegan na formulação desse pensamento?

quarta-feira, 22 de julho de 2009

UM PAPO COM A NOSSA ALL-STAR




Acordar com a notícia de que vai disputar o All-Star Game da WNBA é privilégio para poucas. Foi assim com Érika na manhã de segunda-feira. Dois dias após ficar "em choque" com a convocação, a pivô brasileira bateu um papo com o Rebote. Em Detroit, onde o Atlanta Dream joga nesta quarta-feira, ela preferiu não falar sobre polêmica envolvendo a companheira de time Iziane, mas relatou o exato momento em que recebeu a novidade sobre o All-Star e comentou a possibilidade de defender a seleção brasileira na Copa América - ainda não está certo, mas vontade não falta.

- REBOTE - Você esperava a convocação ou foi uma surpresa?
- ÉRIKA - Eu estou fazendo um campeonato que está chamando a atenção das pessoas, com números expressivos de rebotes, aproveitamento de arremesso, roubos de bola e tocos. Mas até aí não imaginava que a resposta seria tão rápida.

- Onde você estava na hora em que foi comunicada?
- Recebi a novidade quando tinha acabado de acordar. Eram 8h da manhã, e eu estava entrando no ônibus que nos levaria até o aeroporto de Nova York para irmos jogar em Detroit. A técnica entrou toda feliz e me cumprimentou. Fiquei em choque. Creio que até agora estou assimilando a ideia. É um sonho alcançado.

- Você não conseguiu jogar pela seleção nos últimos dois anos, e agora há uma grande expectativa pela sua volta. Sua presença nesta edição da Copa América ainda depende de algum fator?
- Pretendo poder jogar pela seleção. Sinto muita falta e tenho certeza de que posso colaborar muito para o Brasil conseguir ótimos resultados. Vamos ver quando surgirá a proxima oportunidade. Conversei uma vez por e-mail com a Hortência e espero que nós possamos conversar novamente mais para a frente. Acredito que tudo estará certo. Pode ser que haja um choque de calendário entre os playoffs da WNBA e a Copa América, por isso ainda não sei ao certo como isso acabará. Mas quero muito ir, estou com muitas saudades de vestir a amarelinha.

DOIS PONTOS NA ENFERMARIA


))) Fábio Balassiano recebeu a informação de que Manteiguinha está com um dedo do pé quebrado e, mesmo assim, vai se apresentar para os treinamentos da Copa América. Leia aqui.

))) Por falar pé machucado, Yao Ming entregou o seu à cirurgia nesta terça-feira. Os médicos afirmaram que deu tudo certo, mas o azarado pivô chinês ainda vai ficar vários dias no hospital.

FALA QUE EU TE ESCUTO:


>>> "Sentimos que o nosso trabalho ainda não tinha terminado. Nosso objetivo é melhorar ainda mais"

MIKE KRZYZEWSKI, treinador da seleção dos Estados Unidos, mantido no cargo até as Olimpíadas de 2012, assim como toda a sua comissão técnica. É aquela história: em time que está ganhando...

terça-feira, 21 de julho de 2009

O PRÊMIO MERECIDO DE ÉRIKA




Na tarde de segunda-feira, eu estava no trabalho quando vi a notícia da convocação de Érika para o All-Star Game da WNBA. Não deu tempo de escrever aqui como eu gostaria - exceto pela nota curtinha no Twitter - mas agora, mesmo com certo atraso, cá estou. Afinal, esse é o tipo de conquista que merece ir muito além daqueles 140 caracteres. E não vai aqui nenhum deslumbramento com a liga americana, mas o reconhecimento de que, sim, temos uma brasileira passeando entre as principais jogadoras do mundo.

Maior reboteira da WNBA (não é pouca coisa, amigos), com 8.6
de média, a pivô do Atlanta Dream foi escolhida para compor o banco de reservas da conferência Leste na partida deste sábado, em Connecticut. O feito é quase surreal diante do cenário de terra arrasada que o basquete feminino brasileiro atravessa.

Por uma infeliz coincidência de lesões, a carioca de 27 anos está fora da seleção desde 2006. Não por acaso, a equipe patinou de lá para cá. É grande a falta que ela faz no garrafão, daí a torcida para que possa estar na Copa América, ainda que se apresente com atraso. Se estiver bem fisicamente, como está agora nos EUA e como esperamos que esteja
em Cuiabá daqui a dois meses, Érika pode ser a jogadora mais importante do país. De longe.

))) No Twitter do Rebote: as universitárias americanas que jogaram o Pan do Rio em 2007 já dão as caras no All-Star Game.

SERVIÇO PRESTADO




Às vezes o jornalismo também dá seus tiros certos. Vocês se lembram da reportagem da Mariana Kneipp que promoveu o encontro entre Leandrinho e o garoto Emmanuel, filho de João do Pulo? Pois três dias depois, "Pulinho" já treina com a equipe do Abdala Sports/Colégio Tableau, em Pindamonhangaba, no interior de SP. E o mais legal: o palco do bate-bola é o Centro Esportivo João do Pulo, que leva o nome do pai-campeão. Clique e leia.

MÉXICO VIVO




Nesta segunda-feira, uma das galinhas mortas da Copa América ficou, digamos, um pouco mais viva. O México confirmou que o ala Eduardo Najera (aí na foto) e o armador Earl Watson vão disputar o torneio que vale quatro vagas no Mundial-2010. Eles se juntam
a Romel Beck, Omar Quintero, Horacio Llamas e... pronto, não dá mais para desprezar a presença dos mexicanos no campeonato. É claro que, num confronto direto, o Brasil continua sendo favorito. Mas a equipe de Moncho Monsalve ganhou mais uma pulga para colocar atrás da orelha, não acham?

))) No Twitter do Rebote: Francisco Garcia está encantado com os armadores da seleção dominicana. Era só o que faltava...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O PARADEIRO DE MONCHO




Aí está Moncho Monsalve, em San Sebastian, na Espanha, em
um curso de formação de treinadores da Federação Espanhola. Será que é por causa desse compromisso que ele ainda não está aqui treinando a seleção brasileira? Ou será que Moncho apenas aproveitou o calendário folgado da CBB para ir à terra natal?

NOSSOS RIVAIS: ARGENTINA


Luis Scola

Ao contrário do Brasil, a Argentina pode se orgulhar da sua seleção B. E é ela que vai à Copa América. Sem jogadores de peso como Ginóbili, Nocioni e Oberto, os hermanos repetem a fórmula adotada em 2007: o "expressinho" rói o osso (como no Pré-Olímpico de Las Vegas), e os astros entram na hora do filé mignon (como nas Olimpíadas de Pequim em 2008). A diferença para os brasileiros é que, no caso dos nossos vizinhos, a equipe B rói
o osso com classe, graças à presença de alguns jogadores de
nível A - e outros bons o bastante para compor o elenco.

A espinha dorsal para a Copa América inclui Pablo Prigioni na armação, Carlos Delfino no perímetro e Luis Scola no garrafão. Ao redor deles, nomes como Paolo Quinteros, Federico Kammerichs, Leo e Juan Pedro Gutierrez, além do gordinho Roman González, que muita gente acha uma porcaria, mas eu acho um bom pivô.

Pablo Prigioni

A equipe do técnico Sergio Hernández se apresenta nesta sexta e, seis dias depois, disputa um amistoso contra a Austrália. Em seguida vem o Super 4 (ainda ameaçado pela gripe suína), de 1º a 4 de agosto, contra Brasil, Uruguai e de novo os australianos.

Carlos DelfinoAí vem a parte legal da história: de 5 a 9 de agosto, eles se concentram no Rio de Janeiro e disputam uma réplica do Super 4 no Maracanãzinho. É uma boa oportunidade para a gente ver de perto a melhor seleção da América do Sul - na versão B.

- Os 20 convocados ))) Armadores: Pablo Prigioni, Juan Pablo Figueroa, Juan Pablo Cantero, Juan Manuel Fernández; Alas: Carlos Delfino, Paolo Quinteros, Federico Kammerichs, Diego Garcia, Matias Nocedal, Matias Sandes, Sebastian Vega, Axel Weigand, Fabricio Vay; Pivôs: Luis Scola, Leo Gutierrez, Leonardo Mainoldi, Andres Palussi, Federico Aguirre, Roman Gonzalez, Juan Pedro Gutierrez.

- Amistosos ))) Austrália, Brasil, Uruguai, Porto Rico e Canadá.

Nome por nome, individualmente, qual das seleções é melhor:
a Argentina-B ou o Brasil-A? O debate está aberto na caixinha.

A CRISE NA BASE DA PIRÂMIDE




A seleção B do Brasil volta da sua turnê europeia podendo festejar, no máximo, o fato de ter ficado à frente de Macau, São Tomé e Principe, Guiné Bissau e Moçambique nos Jogos da Lusofonia. O elenco liderado por José Neto - com Moncho Monsalve inexplicavelmente vendo tudo da arquibancada - traz na bagagem um amargo quarto lugar, atrás de uma equipe mediana (Angola),
uma fraca (Portugal) e uma fraquíssima (Cabo Verde).

A lição que podemos extrair me parece óbvia: nós simplesmente não temos hoje no Brasil qualidade suficiente para formar uma seleção B. No ano passado, pagamos mico no Sul-Americano e quase ficamos fora da Copa América, com o atenuante de que aquele era quase um time C, já que a equipe principal estava muito desfalcada. Agora, nem essa desculpa a gente tem.



Como a equipe A só tem um desfalque, Nenê, o elenco que foi a Portugal é, de fato, o nosso segundo escalão. E com o segundo escalão não fazemos frente nem a angolanos e portugueses.
O que isso significa? Ora, significa o que estamos cansados de saber: o Brasil vive uma tremenda crise na base da pirâmide.

O topo da pirâmide ainda é bom, com Splitter, Huertas, Nenê, Leandrinho, Varejão e mais três ou quatro que você pode incluir no bolo. Dali para baixo, penamos para encontrar atletas de nível internacional. Alguns porque ainda são jovens (Paulão, Tavernari, Benite); outros porque são fracos mesmo. E nem sempre a culpa é deles. A culpa é do sistema que os formou - ou deformou, né.

Sem querer bater sempre na mesma tecla, volto a dizer que a situação não vai melhorar agora, nem no ano que vem, nem no outro. Só vai melhorar de verdade quando nós tivermos um sistema decente de formação de jovens talentos, capaz de despejar nos torneios adultos gente que tenha fundamentos e saiba respeitar um esquema tático. Sim, o tal esquema tático também precisa existir, e aí entra outra necessidade, a formação de técnicos melhores para o futuro.

Voltando ao presente, resta saber se ao menos o time A vai cumprir um papel digno na Copa América. Nosso elenco A é bem melhor que o B, claro, mas o torneio em Porto Rico também promete apresentar alguns rivais melhores que Angola e Portugal. Pena que a gente não possa arriscar previsões mais claras desde já, porque a seleção principal sequer começou a treinar. Ainda falta uma semana para Moncho reunir todos na mesma quadra. Quem vê de fora deve achar que podemos nos dar a esse luxo.

domingo, 19 de julho de 2009

O SALDO DA CLÍNICA EM BARUERI




Como a maioria já deve saber, Barueri (SP) foi palco de uma clínica internacional de treinadores logo após a final do NBB, com direito a palestras de Moncho Monsalve, Hélio Rubens, Flávio Davis e os estrangeiros Julio Lamas (assistente da Argentina nas Olimpíadas) e Ricard Casas (do clube espanhol Menorca). Entre os espectadores, boa presença de técnicos do masculino e do feminino. O blog da LNB, que cobriu o evento, coloca no ar 19 depoimentos em áudio de gente que esteve lá. Clique e confira.

TRÊS PONTOS


))) O Brasil-B foi atropelado pelos portugueses (95-71) e ficou com o quarto lugar nos Jogos da Lusofonia. Voltarei ao assunto com mais calma (ou nem tanto) no primeiro post de segunda-feira.

))) No feminino, a seleção sub-19 ficou com a medalha de prata, também após uma derrota para Portugal (57-47). Na quinta-feira, a equipe estreia no Mundial da categoria. Boa sorte, meninas.

))) No Sul-Americano de clubes, Ourinhos manteve a rotina de levantar taças. O título veio com uma vitória fácil por 102-77 sobre o UTE, do Equador. Karen foi a MVP. Parabéns às moças.

sábado, 18 de julho de 2009

TOMBO NA LUSOFONIA




Como se não bastasse ser completamente inútil para a Copa América, a disputa dos Jogos da Lusofonia serve também para o Brasil se expor (ainda mais) no cenário internacional. Neste sábado, a equipe B abriu 11 pontos no primeiro tempo contra Angola, mas fez uma segunda metade ridícula (29-49, incluindo 11-25 no último quarto) e entregou o jogo da semi (80-71). Agora vai ter de se contentar com a briga pelo bronze, contra Portugal - que conseguiu a incrível proeza de tombar frente a Cabo Verde.

Pelo número de assistências (5 para o Brasil, 3 para Angola), dá para imaginar o nível coletivo da partida, né. O cestinha verde-amarelo foi Fúlvio, com 16 pontos, graças aos 4/6 da linha de três - em compensação, não deu nenhuma assistência, o que é péssimo para um armador. Duda terminou com 1/7 nos chutes (sendo 1/5 de três). Paulão anotou oito pontos e 11 rebotes, mas cometeu quatro desperdícios, número alto para um pivô.

Resumindo a ópera: enquanto pegou as babas lusófonas (Cabo Verde, Guiné Bissau), o Brasil passeou. Quando enfrentou uma equipe minimamente qualificada, foi um sofrimento (no amistoso, ganhou de Angola no último chute, e agora perdeu por nove). Continuo querendo saber: o que o Moncho está fazendo lá?

sexta-feira, 17 de julho de 2009

CUBA FORA; SUPER 4 AMEAÇADO




Alegando insuficiência técnica, Cuba desistiu da Copa América masculina. O presidente da confederação cubana, Ruperto Herrera, mandou nesta sexta-feira uma carta para a Fiba avisando que a seleção não está em nível aceitável para a competição. A vaga será preenchida pelo Panamá, que completa o grupo B ao lado de Brasil, Argentina, República Dominicana e Venezuela. O abandono será avaliado pelo Comitê Executivo da Fiba na próxima reunião, em outubro.

Outra possível baixa é o torneio preparatório Super 4, marcado para 1 a 4 de agosto, em Rosário, na Argentina. Por causa da epidemia de gripe suína, a competição pode ser cancelada - a decisão sai na próxima semana. Seria uma grande perda para o Brasil, que enfrentaria argentinos, uruguaios e australianos.

))) Mais no Twitter do Rebote: República Dominicana ainda tem esperança de contar com Ariza; pivô uruguaio rompe ligamentos do joelho; equipe juvenil do México sofre um grave acidente.

TRÊS PONTOS NA WNBA


))) Escolhida como uma das titulares para o All-Star Game, a australiana Lauren Jackson sofreu nesta quarta-feira uma lesão no tendão de Aquiles. Está fora e sem previsão de retorno.

))) O Phoenix Mercury suspendeu Diana Taurasi por dois jogos pelas acusações de dirigir bêbada. A jogadora errou feio, mas, esportivamente, ainda acho que uma bela multa seria a punição mais adequada. Fábio Balassiano escreveu sobre o assunto.

))) Sue Bird que me desculpe, mas a americana que mais me impressionou no Mundial de 2006, em SP, foi Tamika Catchings, principalmente pela defesa. Por isso fico satisfeito com o duplo sucesso da ala: além de ter sido a mais votada para o All-Star, seu Indiana Fever lidera a liga com 10 vitórias consecutivas.

LEANDRINHO E O PEQUENO JOÃO


Foto: Mariana Kneipp / Globoesporte.com

Quando soube que o garoto Emmanuel, filho do grande campeão João do Pulo, tinha
o sonho de ser um jogador de basquete, a repórter Mariana Kneipp, do Globoesporte.com, resolveu dar um empurrãozinho. Ela saiu do Rio na semana passada e levou o menino de 14 anos de Pindamonhangaba até São Bernardo do Campo para apresentá-lo a Leandrinho, que fazia sua clínica no interior de São Paulo. As imagens do belo encontro você vê no vídeo abaixo, mas também recomendo a reportagem que conta essa história simples e comovente.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

BOM COMEÇO




Se a seleção feminina estava precisando de um pouquinho de sorte, ela veio em boas doses na definição dos grupos da Copa América, que começa no dia 23 de setembro, em Cuiabá. A equipe de Paulo Bassul vai enfrentar na primeira fase - nesta ordem - Porto Rico, República Dominicana e Canadá. Se fosse no masculino, não seria moleza, mas no feminino é tranquilo. As canadenses são as mais "difíceis", mas, ainda que contem com a pivô Sutton-Brown, são perfeitamente batíveis - as outras duas rivais, nem se fala.

No outro grupo, estão Cuba e Argentina - a primeira é sempre aquela pedreira, e a segunda é cada vez mais perigosa. As inofensivas chilenas e venezuelanas completam a chave, o
que nos faz supor, com quase 100% de certeza, que teremos semifinais com presenças de Brasil, Canadá, Argentina e Cuba.

Como as cubanas são favoritas para liderar o grupo, convém ao Brasil bater as canadenses e escapar do confronto nas semis. Aí, uma vitória sobre as argentinas já garante o passaporte para o Mundial - são três vagas em jogo. A princípio, o caminho parece tranquilo, como geralmente é aqui nas Américas, especialmente quando as americanas estão fora da disputa. E você, que achou?

RIVAIS: O PROGRAMA CANADENSE




Desde que Steve Nash abandonou a seleção, os canadenses têm penado em competições internacionais. Por isso o maior reforço do país está fora da quadra - é o italiano Maurizio Gherardini (foto), também dirigente do Toronto Raptors, que montou todo
o programa de treinos e amistosos para a Copa América.

O projeto é dividido em três fases. A primeira foi um camp reunindo jovens talentos que atuam no país, na NCAA ou na Europa. Liderados pelo técnico da equipe principal, Leo Rautins (abaixo), os garotos ficaram de 15 a 22 de junho trabalhando fundamentos e depois viajaram para amistosos na Espanha.

A segunda fase, já com a seleção adulta, começa neste sábado, no Air Canada Centre. No dia 25, o grupo viaja para a Itália, onde disputará partidas contra os donos da casa, além de Nova Zelândia, Portugal e Turquia. A fase final vai de 12 a 16 de agosto, novamente em Toronto, ajustando o elenco final para a Copa Tuto Marchand (contra Brasil, Argentina e Porto Rico) e o mais importante, claro, a disputa da Copa América. A convocação foi divulgada hoje à tarde no site da Fiba.

- Os 16 convocados ))) Armadores: Jermaine Anderson, Andy Rautins, Ryan Bell, Myck Kabongo, Tyler Kepkay, Kevin Pangos; Alas: Olu Famutimi, Jermaine Bucknor, Aaron Doornekamp, Levon Kendall, Kyle Landry, Phil Martin, Jevohn Shepherd, Jesse Young; Pivôs: Russell Hicks, Robert Sacre.

Aliás, cabe um registro: para nós que estamos acostumados
a reclamar do site da CBB, é preciso dizer que as páginas de confederações dos outros países são sofríveis. Geralmente,
é um amontoado de informações confusas e desatualizadas.

LIÇÕES DO PASSADO




"Dentro do programa previamente organizado, a Confederação Brasileira de Basquete dá início amanhã às concentrações dos ases
e estreias convocados para os Jogos Pan-Americanos de Chicago,
em agosto próximo. As estreias ficarão concentradas em Águas de
São Pedro, próximo a Piracicaba, enquanto os ases ficarão alojados
no ginásio Caio Martins, em Niterói, sob os comandos de Antenor
Horta e Togo Renan Soares (Kanela), respectivamente."


O texto de 1959, publicado ontem na seção "Há 50 anos" do jornal O Globo, serve de lição para o nosso basquete de hoje,
que poderia ter Neto com os "estreias" na turnê em Portugal,
e Moncho com os "ases" treinando aqui para a Copa América.

Serve também - e principalmente - para homenagear um dos maiores ases daquela época e de todas as outras épocas, Wlamir Marques, que hoje faz 72 anos. Parabéns ao mestre.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

JÁ ESTÁ COM SAUDADES DA NBA?


A liga acaba de colocar no YouTube uma incrível seleção dos
10 melhores lances da temporada 2008-2009. Divirta-se.

FALA QUE EU TE ESCUTO:


>>> "Estes jogadores vêm de uma temporada muito desgastante, tanto na Europa, na NBA, como no NBB. Eles precisam descansar para estarem bem física, técnica e psicologicamente na Copa América. [...] Outro fator que pesou é a necessidade de dar mais rodagem de jogos e competições internacionais para esta nova geração"

MONCHO MONSALVE, em boa entrevista ao Território LNB, explicando por que a seleção principal só vai se apresentar no fim do mês. Explicou, mas não me convenceu. Para se ter uma ideia, hoje completam-se três meses do último jogo de Leandrinho pelo Phoenix. Aliás, se os próprios jogadores achassem que precisam de tanto descanso assim, não estariam treinando sozinhos há tanto tempo.

AQUECENDO PARA O MUNDIAL


O Brasil ainda terá de lutar por uma vaguinha na Turquia, mas
já dá para esquentar as turbinas para o Mundial. A Fiba lançou vídeos promocionais bacanas, estrelados por nomes como Chris Paul, Pau Gasol, Andres Nocioni, Andrei Kirilenko e Andrew Bogut.









QUE FASE, HEIN




Diana Taurasi, a americana gente-boa do Phoenix Mercury, que esbanjou simpatia no Brasil ao disputar o Mundial de 2006, atravessa momento pra lá de delicado nos Estados Unidos.
A ala-armadora enfrenta três acusações de dirigir bêbada - muito bêbada - no Arizona, com mais que o dobro do nível máximo de álcool permitido no sangue. Como se não bastasse, também estava bem acima do limite de velocidade na estrada Camelback quando foi detida pelos guardas locais.

Dentro da quadra, a jogadora, que já foi líder de votos do All-Star Game, não ficou sequer entre as titulares do Oeste anunciadas nesta terça, e agora depende da convocação para as reservas.

Falando nisso, que situação ridícula a de Candace Parker, hein.
A pivô foi inacreditavelmente listada como armadora nas cédulas de votação. Ficou em quinto lugar e também depende da chamada dos técnicos. Vale lembrar que Candace perdeu o início da temporada por causa da licença-maternidade. Ah, só para registrar: Sue Bird, musa do blog, está lá, claro, titularíssima.